Oct 17, 2014

O manifestante de Hong Kong

 

Ativista chinês com a camisa corinthiana no momento da prisão em Hong Kong.

A imprensa brasileira divulgou fartamente que um dos manifestantes dos protestos de Hong Kong estava com uma camisa do Corinthians.

Ken Tsang teria sido preso pelos policiais e levado socos e chutes pelas forças de segurança. Os policias foram afastados -após o incidente- pelos superiores.

Independente de qualquer análise sobre os protestos dos chineses de Hong Kong (dizem que defendem “mais democracia”), o curioso acontecimento “bombou” na  Web e na mídia brasileira.

Alguns -como de costume- começaram a chamar o corinthiano chines de “arruaceiro”, falam coisas como “só podia ser do Corinthians ” etc e tal.

Tudo dor de cotovelo.

É algo importante (há um mundo de distância) ver um adepto com uma camisa tão particular. Especialmente na China, onde o futebol goza de baixo prestígio entre as modalidades esportivas. Por outro lado, Hong Kong é antiga colônia inglesa e o natural seria termos torcedores de clubes como Manchester e Chelsea, mas eis que aparece no mundo todo o corinthiano com uma camisa e uma frase em português.

Para todos nós que vivemos o Corinthians é um fato importante esta, cada vez maior, presença de corinthianos no mundo. O chines de Hong Kong lembrou um clube que pode crescer muito por todo lado.

Na “revolta dos guarda-chuva”, como são chamadas as manifestações de Hong Kong, já temos um ganhador: o Corinthians e seu torcedor mundial.

Na antiga tradição chinesa era dito “dez mil anos a nosso imperador” e nos podemos dizer “dez mil anos ao nosso Corinthians “.

Corinthiano agredido é atendido em hospital de Hong Kong.

Ken Tsang, corinthiano de Hong Kong, na Copa do Mundo  de 2014, aberta em jogo na Arena Corinthians.

Leave a comment