Oct 24, 2014

A base é fundamental.

O jogador William (hoje na Europa e na Seleção brasileira) é, de fato, a última importante revelação das categorias de Base do Corinthians. Começou no clube ainda criança -no inicio do século- passou por várias etapas, disputou campeonatos, torneios e, por último, subiu para a equipe principal. Mesmo tendo jogado pouco tempo no primeiro time, foi para a Europa na maior, e mais lucrativa,  “venda ” que o Corinthians realizou até os dias atuais.

Este ocorrido mostra dois pontos que precisam ser destacados: o jogador fez todo seu “aprendizado” no clube e, sendo só do Corinthians, permitiu um grande retorno financeiro ao Timão. Após sua transferência, ainda em 2007, quando o clube vivia um momento de grande crise, praticamente nada de grande aconteceu na categoria de base.

A mudança -total e completa- na organização da Base no clube dá até hoje um resultado desastroso. Pouco revela e, quando aparece alguém, os “diretos” não são do clube, mas sim de algum empresário.

No novo padrão adotado o atleta, ainda menino, já chega com (ou por) um empresário. Se não tem quem o agencie terá dificuldade para entrar na base. E, depois, se tiver sucesso, faz um contrato onde quase sempre constam as participações de “investidores” que no futuro lucram se o craque aparecer.

Pior ainda vem ocorrendo nos últimos anos. Com problemas de falta de recursos para pagar os altos (altíssimos!) gastos do futebol principal, o Timão começa pegar emprestado o dinheiro destes “investidores” e -em troca- entregam os melhores jogadores para os empresários ávidos em ganhar.

Isto tudo leva o quadro para o retrato final que está ai. Revela pouco e quando aparece o Corinthians pouco ganha.

Este quadro precisa sofrer uma mudança radical. Qualquer grande clube no mundo (Barça, Inter, Juve etc) tem equipe de base, mas em todas os jogadores em formação são do clube. Qualquer participação de “investidores” nesta fase será sempre repudiada. Exemplo negativo são do Benfica e do Porto, que viraram clube de “aluguel” de alguns empresários.

Mudar isso é urgente e necessário. Na Base só jogadores 100% do Corinthians . É isso ou nada.

1 Comment

  • Concordo, precisa acabar a farra dos empresários , jogadores da base precisam ser 100 por cento do Clube e não só dos empresários, ficarem usando o clube como vitrine para vender os seus produtos e o Corinthians apenas um coadjuvante que não recebe nada por isso.

Leave a comment