Oct 28, 2014

O clube precisa chegar a um orçamento equilibrado.

 

O Corinthians vive uma grave crise financeira e ninguém mais nega este fato. Os contínuos balanços falando maravilhas dos números do Timão são hoje peças pouco críveis.

O clube perdeu uma grande oportunidade de ter suas finanças equilibradas no período pré-Copa, quando aumentaram todas as receitas do futebol. A TV deu um salto nunca imaginado, as empresas anunciantes na camisa passaram por outro crescimento sem precedente . O mesmo ocorreu com as empresas de materiais esportivos (camisas etc)  e, de forma fora do comum, as rendas tiveram um grande aumento. Com isso, o clube passou a ter receitas como nunca teve. O período pré-Copa foi de fartura para o Corinthians e também, para todas as outras equipes, em menor ou maior grau.

Neste salto de receitas, deveria o clube ter aproveitado para encontrar um perfeito equilíbrio orçamentário. Com suas finanças mais estáveis, o clube poderia navegar tranquilamente nas próximas décadas.

Nada disso ocorreu. Após aquela ação da justiça federal que acusava o clube por não pagar imposto (e reter outros de terceiros), ficou claro que as finanças iam por um caminho ruim. Com gastos cada vez mais lunáticos, o clube consumiu o aumento de receitas e entrou  em desequilíbrio completo.

Contratação de jogadores a torto e a direito, salários pra lá de elevados, comissões pagas para compra, venda, empréstimos e tudo mais foram sangrando as finanças. Daí , sem outra saída, essa situação foi um passo para antecipar receitas futuras, gastando o que viria nos próximos anos.

Hoje o quadro é claramente de dificuldades. Esses acordos com “investidores” para a compra de jogadores é mais um indicativo do desequilíbrio total das finanças.

Ao Corinthians não resta outra saída senão buscar chegar a um orçamento equilibrado. Gastar o que pode  e nada mais.

Se esta espiral de dívidas continuar, em breve o clube entrará em situação gravíssima com as piores consequências.

É preciso gastar menos no futebol (temos a Comissão Técnica mais cara do país), com menores salários para todos e diminuir essas antecipações de receitas que tanto desajustam as contas do clube.

Tudo isso é difícil e duro, mas necessário. Absolutamente necessário.

 

Leave a comment