Oct 30, 2014

O Pequeno Polegar

Para uma geração inteira de corinthianos, há um craque que ninguém esquece: Luiz Trochillo, Luizinho, ou o “Pequeno Polegar”.

Foi, no dizer do historiador Celso Unzelte, o jogador mais amado de todos os tempos pela torcida do Timão. E é verdade: a torcida tinha grande admiração por este ídolo singular.

Tinha apenas 1,64 mts de altura, mas jogava como um gigante num futebol sempre criativo e belo. Quando o vi jogar pela primeira vez, já estava na fase final de carreira, porém ele ainda executava jogadas inesquecíveis.

Ninguém esquece seu atrevimento com dribles e fintas desconsertantes. Ele é sempre lembrado pelo episódio em que sentou na bola na frente do argentino Luiz Villa, que jogava pelo Palmeiras na época.

Luizinho começou nas categorias de base do Timão vindo do tradicional Maria Zélia, da várzea paulistana.

A grande esquadra corinthiana dos anos 50 tinha em Luizinho uma referência sempre presente. Inesquecível o título de campeão do Quarto Centenário, onde o pequeno gênio marcou um gol de cabeça que deu o título para o Corinthians.

Vestiu a camisa alvinegra do Timão por quase toda sua carreira. Jogou na seleção mas, ali sofreu uma feroz retaliação dos dirigentes da CBD -então dominada por são-paulinos- por entrevero com jogador do tricolor.

Luizinho é um dos grandes ídolos do Corinthians  e pelo clube jogou 603 jogos sendo só superado por Wladimir. Ganhou os Paulistas de 1951,1952 e 1954 e os Rio-São Paulo (então verdadeiro campeonato brasileiro) de 1950,1953 e 1954.

Luizinho, o pequeno polegar, estará sempre presente nos corações dos corinthianos. Ele fez história.

Leave a comment