Nov 20, 2014
admin

Corinthians: futebol, esportes olímpicos e clube social


Amigos e amigas,

nosso Clube tem mais de 100 anos. Ocupa a primeira posição como clube brasileiro nestes anos de vida.
O Corinthians é um clube que nasceu como um time de futebol, mas se tornou um clube social e também um clube de esportes olímpicos.
Neste processo eleitoral que estamos vivendo, que chega na eleição de fevereiro, essas três fases do clube (o futebol, o clube social e os esportes olímpicos) aparecem em discussão.

Quando fui vice-presidente de futebol do Corinthians por quatro anos, à partir do começo dos anos 2000, esta discussão tomou um grande espaço porque o Corinthians fez uma parceria com a Hicks Muse, que era um fundo de pensão americano, mas ele fez a parceria apenas no futebol e os esportes olímpicos e o clube social ficaram separados.

Eu, à partir deste período, defendi claramente (todo mundo também defendeu) que deveria ser separada a contabilidade do Corinthians Clube Social, do Corinthians Futebol e do Corinthians Esportes Olímpicos. Isso acabou me transformando na pessoa que recebeu todas as críticas, porque as pessoas do clube social diziam que eu não gostava do social e as pessoas dos esportes olímpicos diziam que eu só gostava de futebol.

Mas a verdade é que era a medida certa, e que foi adotada, tanto que hoje o futebol do Corinthians é separado do clube social e dos esportes olímpicos.

O futebol é um esporte de alto rendimento, ele comporta um tratamento diferenciado, envolve muitos valores, e exige grandes equipes. Então, ele toma a maior parte do espaço no clube. O clube social é muito importante. Tem suas atividades recreativas: tem piscina, festas, bailes… e nisso é muito importante tratar bem os sócios. Agora, o clube na área de esportes olímpicos tem uma larga tradição. Eu lembro que time de basquete do Corinthians chegou a ter os titulares e os reservas da Seleção Brasileira.

Então, eu acho possível conviverem esses três tipos de clube que fundem em um só: o futebol bem administrável, rentável, com equipes competitivas; os esportes olímpicos que o Corinthians não pode renunciar de apoiar; e as atividades sociais devem ser prestigiadas.

Nós sabemos quais são as dificuldades de um clube social. Hoje, todos clubes sociais em São Paulo dão prejuízo. Por que eles dão prejuízo? Porque diminuiu a frequência de pessoas no clube, não tem mais bailes… mas no Corinthians, teve um período onde o clube social sustentou o futebol. Eram os sócios que frequentavam o clube que sustentavam as equipes do Corinthians.

Portanto, o Corinthians não deve abandonar nem os esportes olímpicos, onde temos grande tradição, não deve deixar de ter um clube social bonito, bom, agradável e acolhedor para seus sócios, e devemos saber que o futebol é que arrasta milhões de pessoas que torcem para nosso clube.

Esses três clubes podem perfeitamente conviver neste Clube magnífico que é o Corinthians.

3 Comments

  • Citadini, eu acho que você deveria oficializar a candidatura logo, seja para presidente ou para vice, quem sabe até com o apoio do Ilmar, que parece também ser contrário aos costumes da atual direção.

    • Citadini, qual é o prazo limite para as inscrições? Assim como o João, tenho certeza que a maioria esmagadora da torcida corinthiana gostaria de vê-lo presidente.

      Suas posições são claras, sensatas e percebemos que vem de uma pessoa que de fato ama o clube.

      Para nós seria uma decepção enorme que você não se candidatasse dessa vez.

  • Aleluia, parece que enfim, alguém se tocou que o Roberto está falando em nome do clube, sem ter cargo na direção.

    http://esportes.terra.com.br/corinthians/a-tres-meses-da-eleicao-roberto-age-como-dirigente-do-corinthians,7b1c51187a1d9410VgnCLD200000b2bf46d0RCRD.html

Leave a comment