Nov 25, 2014
admin

Vídeo: as finanças e as grandes equipes

Amigos e amigas do Corinthians,

Este período que antecede as eleições de fevereiro de 2015 é o período ideal para que o clube discuta seus problemas e suas soluções.

Normalmente, o pessoal não gosta de discutir problema: gosta de só falar de contratação de jogador. Tanto a situação quanto a oposição. Eles gostam é de ficar falando sobre jogadores que virão para o time.

Quando o time tem dinheiro e está bem organizado, ele traz bons jogadores e monta grandes equipes. Em todos os momentos do Corinthians, onde o time montou grandes equipes e ganhou títulos, ele estava bem financeiramente, com um orçamento equilibrado. Despesas e receitas batiam.

Se lembramos dos anos 90, no período da Excel; depois no período da Hicks, tivemos aqueles times fabulosos que ganharam, inclusive, o Campeonato do Mundo; depois em 2002, também com equilíbrio econômico. Mesmo na primeira fase da MSI, com equilíbrio econômico, foi possível montar grandes equipes, e agora recentemente a equipe que ganhou o Campeonato Brasileiro, a Libertadores e o Mundial também foi fruto do equilíbrio de dinheiro.

O que ocorre nesta última fase? Houve um aumento muito grande na receita, então foi possível montar grandes equipes.

Equilíbrio orçamentário é a base para montar grandes equipes. Se você não tem as suas despesas de acordo com o que você recebe, você acaba não tendo grandes equipes.

Eu sei que quando falo em equilíbrio orçamentário, falam: “Ih, vão vir com aquele negócio de ‘bom e barato’ como se isso fosse a solução”. Não é!

A solução é ter um equilíbrio orçamentário. Equilíbrio entre o que você recebe e o que você gasta. Aí aparecem grandes equipes. Porque você pode contratar grandes jogadores, que se sentem atraídos.

Equipe que não paga salário em dia, que tem um caos econômico, que não paga imposto… essas equipes não ganham título. Não se iluda. Eventualmente, umas dessas equipes tradicionalmente desequilibradas nas finanças ganham título. Normalmente não ganham.

Portanto, o equilíbrio orçamentário, com receitas e despesas batendo é o que permite montar grandes equipes.

Vamos trabalhar para que o Corinthians em 2015 comece a se preocupar com seu equilíbrio porque hoje nós vivemos uma grande crise financeira.

É preciso atingir o equilíbrio e aí virão grandes equipes e títulos.

5 Comments

  • Vixi…

    não falou do SPFC…

    já é um bom começo!

  • Citadini, você ou alguém do seu grupo precisa oficializar a candidatura logo, porque esse tal de Roberto só está falando em nome do clube o tempo todo, como se tivesse cargo, e não tem. Depois para recuperar o tempo perdido vai ser difícil…

  • Dr. Citadini

    O Senhor já oficializou sua candidatura? É fácil falar de fora,
    abraços

  • Citadini, sou leigo nesse assunto…mas como fazer com que o CORI seja efetivamente um orgão que controle ou fiscalize as finanças do clube para que elas não cheguem onde chegaram? Isso é possível? Vc mesmo cita várias vezes as análises financeiras que nos últimos anos mostrava o Corinthians como um modelo a ser seguido e que que estas análises estavam totalmente furadas! Imagine o futuro presidente, querendo ficar de bem com a torcida, afundar ainda mais o clube em dívidas sem que ninguém saiba…até a bomba estourar.

  • Ser Presidente de um clube como o Curica exige tempo, dedicação, etc.

    Como o Citadini continuará no TCE e ainda conseguirá administrar o Curica???

    Será que ele vai fazer igual o Gobbi?

Leave a comment