Nov 27, 2014
admin

Vídeo: Data das eleições, antecipação de receitas e prorrogação de contratos

Amigos e amigas do Corinthians,

No próximo ano, na primeira quinzena de fevereiro, teremos eleições para a diretoria e para o conselho deliberativo. Esta eleição trouxe um pequeno problema, porque ela localizada neste momento, segundo nosso estatuto, acaba sendo num período ruim. No mês de janeiro a equipe de futebol já realizou seu período de preparação para a temporada, estará disputando o Campeonato Paulista, e esperamos todos, a Libertadores e haverá uma troca de diretoria, com provável problemas na escolha de técnico, jogadores e pessoas que participam da gestão do futebol.

Não é uma boa data. E, infelizmente, isso devia ter constato no nosso estatuto. Ele poderia ter previsto as eleições no meio de dezembro, logo depois de terminado os campeonatos. Seria melhor, mais positivo e até mais fácil para todo mundo.

A atual diretoria disse que tentou mudar a data e não conseguiu porque houve pessoas que não queriam. Na verdade, essa história não está bem contada. Realmente houve uma tentativa de antecipar a eleição para dezembro, mas também foi colocada uma série de mudanças na proposta de alteração do estatuto que acabou levando a um impasse. E aí, duas alas da atual diretoria brigaram. Eles tem mais de 85% do conselho. Resultado: o clube não antecipou as eleições para dezembro porque as duas alas da diretoria (do atual presidente e do ex-presidente) se desentenderam e acabou deixando o clube prejudicado.

Mas, não creio que somente isso deverá ser mudado numa próxima alteração do nosso estatuto. Nós precisamos também modernizar algumas coisas. Por exemplo: antecipação de receitas do futuro. O clube pega dinheiro que ele iria receber em 2015, 2016, 2017, 2020, e gasta agora. Isso aí em alguns poucos clubes é limitado. E deveria ser limitado mesmo, porque senão a atual diretoria começa querer apenas, e tão somente, pegar dinheiro do futuro e trazer para os dias atuais.

Outro problema: a questão de contratos. O Corinthians prorrogou o contrato da Nike até 2026, para receber um pouco mais de dinheiro agora. Ora, será que foi um bom negócio fazer um contrato por mais de dez anos com a Nike, numa área onde se muda frequentemente os produtos? Talvez o melhor fosse ter uma limitação na prorrogação dos contratos e na antecipação de receitas, assim como devemos batalhar para que as eleições futuras sejam em dezembro.

É o que esperamos, e isso seria uma boa mudança no nosso estatuto.

6 Comments

  • Bom dia, Citadini.

    Se a situação mesmo que rachada tem 85% do conselho parece-me que as chances de eleição de alguem da oposição fica bastante reduzida. Correto?

    Sobre antecipação de futuros. Na opinião de quem vê de fora, existe um vício na base de tudo. Quando quem dirige está “lixando-se” para a instituição, é claro que quanto mais cedo vier todo o dinheiro à disposição, melhor.

    Quando a raiz é corrupta, o que se pode esperar do fruto?

  • Essa história da Nike até 2026 é muito estranha. Melhor eu nem falar o que penso. Quanto às eleições, estou muito pessimista para 2015.

  • Ah, mais uma coisa. Grande transmissão esportiva na TV, na noite de ontem, quarta-feira. ESPN transmitiu a boa vitória do Dallas Maverics sobre o New York Knicks. 109×102. É isso.

  • Citadini precisamos um choque de gestão, investindo mais nas categorias de base e aproveitando elas melhor, não basta ter o melhor centro de treinamento que só serve para uso de empresários lucrarem, precisamos gastar aquilo que tem e fazer economias e pagar as dividas, desde que eu me conheço por gente a divida do clube só aumenta, se arrecada cada vez mais e cada vez mais se gasta mais e pior sem domínio, precisamos mudar isso.

  • Um dos argumentos que Citadini usa, para o problema de caixa do Corinthians, que é de que o estádio não tem nada com isso, não se sustenta.
    Todos acompanhamos, as obras sendo executadas, e nenhum recurso liberado, seja do BNDES, ou os tais Cids, que embora lei de 2004, agora parece que não valem mais para os inimigos do corinthians.
    O atraso do BNDES, foi uma barbaridade, enquanto para outros estádios não aconteceu.
    Evidente que o Corinthians tomou emprestimos para não parar a obra, e isso custa juros, que todos nós sabemos.
    Então é evidente que o estádio afeta as finanças do clube.
    Todas as receitas dos jogos na arena, vão para o fundo.
    Para o estádio não influir no caixa, então que o corinthians mande seus jogos no Pacaembu, onde a renda não vai para o fundo.
    Ora bolas, contas que qualquer criança entende.

    • Qualquer renda proveniente de bilheterias de jogos onde o Corinthians for o mandante, vão direto para o fundo.
      Pode jogar em Itaquera, Pacaembu, Tóquio ou Marte, a renda vai sempre para o fundo.
      Aliás, qualquer recurso arrecadado ou gerado pelo Estádio vai para o fundo. Venda de camarotes, cativas, NR, locação para eventos, locação dos espaços de lojas e restaurantes, estacionamento, etc, etc, tudo vai para o fundo.
      No final de cada ano, fecham-se as contas: o que sobrar (se é que vai) 50% volta para o fundo para antecipação de pagamentos de parcelas a vencer, e 50% vai para o Corinthians.
      Vai ser assim até que se acabe de pagar o estádio.

Leave a comment