Dec 2, 2014
admin

Vídeo 06: O fim do “chapão”


Amigos e amigas do Corinthians,

No próximo mês de fevereiro, o Corinthians realizará sua eleição para troca da diretoria e do Conselho Deliberativo. Em geral, a eleição que mais atrai é aquela para presidente e vices, mas é muito importantes nós discutirmos um dos problemas que o Corinthians tem, que é seu Conselho Deliberativo.

Pela reforma estatutária, eu acho que se cometeu um erro, foi aprovado um sistema de eleição para o Conselho Deliberativo, onde a chapa que ganha elege todos os membros.

Então ocorre o seguinte: o presidente quando é eleito, é eleito com toda a maioria do Conselho Deliberativo, exceto um número limitado e menor de conselheiros vitalícios. 

O conselho deliberativo fica totalmente subordinado à diretoria executiva e isso é um “desserviço” ao clube. Quando nós temos problemas ou quando nós temos que fiscalizar bem a diretoria executiva, o Conselho Deliberativo está enfraquecido.

Nós devemos adotar um sistema da eleição proporcional. Cada chapa que disputa o Conselho Deliberativo (são duzentos nomes em cada) elege um número proporcional à sua votação. Quem fez 10%, tem 10% do conselho, quem fez 20, tem 20 e assim por diante…

Desta forma nós teremos um Conselho Deliberativo mais atuante e, principalmente, mais plural, representando todas as alas do corpo do clube.

Na verdade, esse sistema onde quem elege o presidente elege também inteiramente o Conselho Deliberativo está se mostrando ruim, como nós vimos recentemente quando o clube acabou sendo surpreendido com uma crise financeira que ninguém sabia e que nem os conselheiros também sabiam.

Isto é algo importante para ser discutido nessas próximas eleições. Ganhe quem ganhar: deve-se promover uma mudança para estabelecer o fim do “chapão”, e a eleição do Conselho Deliberativo deve ser pelo sistema proporcional.

 

 

3 Comments

  • Olá Citadini, estou fazendo uma pesquisa histórica sobre o Corinthians no período do governo Vargas e tentei contatá-lo por outros meios e não obtive sucesso. Sei que é um grande pesquisador da história corinthiana e política do país e gostaria de saber se pode me ajudar com algumas informações a respeito do clube nesse período. Sei que está muito envolvido com a eleição do clube neste momento, mas se puder encontrar um tempo em sua agenda ficarei grato.
    Marcio

  • Não faz sentido ter um órgão fiscalizador da diretoria do clube sem poder de fato para exercer a sua função.
    Para o bem do Corinthians é imprescindível restabelecer a função de fiscalização de forma plena. Como se pretende ter controle financeiro tendo um conselho amarrado à diretoria?
    Não se trata de preferências em favor deste ou de outro candidato.Trata-se do futuro do clube.
    O clube não pertence à facções. O Clube é de todos os sócios e portanto o conselho deve representar todos os sócios, independente de ser situação ou oposição.
    A mudança da eleição do conselho é o principal tema a ser mudado na próxima gestão.

  • Pelo que entendi o chapão é uma forma de aparelhamento do conselho deliberativo do CORINTHIANS… Sendo assim fica difícil acreditar em transparência por parte da situação.

Leave a comment