Dec 16, 2014
admin

Entrevista na Jovem Pan

Ontem estivemos no programa “Esporte em Discussão”, na rádio Jovem Pan.

Falamos sobre as eleições no Corinthians e respondemos perguntas dos participantes do programa.

Você pode ouvir a entrevista ou ler trechos dela abaixo.


Chances de vitória

Nós achamos que temos chances porque somos oposição. O Corinthians tem problemas e a situação terá dificuldades em enfrentar numa campanha eleitoral.

A não ser que comece a fazer como estão fazendo alguns, que ficam dizendo: “Ah! Eu queria contratar o Tevez… começar a falar lista de contratação de jogadores. Aí você não discute a coisa mais importante, que é a eleição, que são os problemas e as soluções, que é isso o relevante da chapa, e não ficar dizendo: “Oh! Eu gostaria muito de trazer o Paulinho de volta”. E aí? Você é candidato a Diretor de Futebol ou é candidato a Presidente?

Eu acho que nós temos chances porque somos oposição.

Motivações para ser Presidente do Corinthians

Muita gente diz: “Eu quero ser presidente… minha mãe quer que eu seja presidente, meu pai quer que eu seja presidente, a minha família…” não é bem isso…

Você precisa, primeiro, ter um conjunto de propostas. É fundamental que você pense o que vai alterar nesse clube que você conhece bem, que vive o dia a dia, que você sofre, fica alegre… precisa estar bem claro o que você vai fazer…

Segundo, você precisa ter um conjunto de pessoas que o apoie, para não ficar só uma coisa de desejo pessoal, essa coisa de dizer: “Ah! Eu desejo por causa do meu currículo”.

Eu fui quatro anos Diretor de Futebol, Vice-Presidente de Futebol, num período difícil, ganhamos títulos, perdemos… teve time bom, teve time ruim… o que é um pouco da regra do futebol. Então, essas questões não me intimidam.

As duas coisas que foram fundamentais, que decidiram que eu deveria disputar a eleição no Corinthians são: construir um conjunto de ideias para este clube, que é o maior clube brasileiro, é o mais forte clube brasileiro, é um clube que envolve tanta gente, tantos e tantos milhões de pessoas. Você tem um conjunto de ideias que eu procuro expor em todos os programas que eu vou.

E segundo, você ter um conjunto de pessoas do clube que estão envolvidos com vocês, porque senão fica uma aventura pessoal”

Categorias de Base e Futebol Profissional

“Esse não é um problema exclusivo do Corinthians. É um problema que está no mundo inteiro, que os clubes acabaram dominados por investidores. Não se trata de empresário de jogadores, aquele agente que discute o contrato, quanto vai ganhar, onde vai morar, não é esse. É alguém que pega os direitos econômicos do jogador. Todos os clubes que foram pelo caminho que o Corinthians foi –quase todos os clubes brasileiros foram– acabaram num beco sem saída: sem jogador e sem dinheiro. Essa é a realidade.

Quem conhece o futebol europeu vê que o Benfica e o Porto foram por esse caminho… aliás, todos os clubes portugueses foram, passaram a ser uma espécie de plataforma…todo mundo que sai daqui e é contratado para Portugal não vai ficar lá, é tudo combinado. Eles (os clubes) são usados para vender bem. Foi eleita uma diretoria no Sporting de Portugal –que me perdoe porque é verde – mas eles dizem o seguinte: “Vai acabar esse negócio”.

No Corinthians, todo mundo sabe, os jogadores da categoria de base são de vários empresários –um número indefinido. Jogadores que estão no time principal também são de vários empresários… à partir de um determinado momento, o clube perde o controle do jogador. Para o jogador, a referência passa a ser o “dono” dele e não o clube.
E como você vai fazer um esporte coletivo, como é o nosso, numa situação dessa?

Então, falando das ideias que eu falei no início, defendo que nós sejamos radicais: a categoria de base, daqui pra frente, só terá jogadores 100% do Corinthians.

Se o sujeito chegar lá e dizer: “Eu quero 20% pra minha mãe, 20% pro meu pai (é muito comum e não é pai, nem mãe), 40% pro meu empresário…”, eu digo: “pode ir embora! Pode ir embora!”.

O último grande jogador que o Corinthians revelou foi o Willian, que eu vivenciei lá, começou com oito anos. Ele foi o único negócio grande que o Corinthians fez realmente.

Por que nós temos que ter categoria de base?
Primeiro: para revelar jogador pro time principal. Se vocês pegarem as fotografias do time do Corinthians campeão – todas as vezes em que é campeão tem aquelas fotografias que o Corinthians sempre tem três, quatro, cinco, até oito jogadores que ele revelou. Alguns são craques, outros nem tanto. Ninguém revela só craque. Não é todo dia que você encontra um Rivellino. Você muitas vezes revela jogador médio, e até jogador ruim, mas o Corinthians sempre teve essa tradição [de revelar muitos jogadores]. E a primeira coisa que serve o jogador é para o time principal, para você não ter que contratar um jogador médio.

Eu preciso de um jogador médio, um jogador comum? Ao invés de ter que contratar, vai lá na base. Se não for pra isso, não precisa ter a base. Eventualmente aparece uma coisa como do Willian, que o Corinthians ganhou uma grana preta naquele negócio.”

Finanças

“(…) O futebol não tem milagre. Nós não temos a “casa da moeda” ou o Federal Reserve para imprimir dinheiro para nós. Vivemos do que temos de receita, então nós temos que equilibrar nossa receita aos gastos. Essa é uma outra coisa que o Corinthians se perdeu nos últimos tempos: nós gastamos mais do que tínhamos, então o clube teve que adiantar receita, o clube teve problemas com a própria justiça por casa de impostos, mas tudo por quê? Porque gastou muito e tem que gastar menos.

Outro detalhe que é preciso reconhecer: o país vive uma crise econômica… eu não quero entrar em discussão de política, mas a economia não está crescendo. Significa que as empresas tendem a investir menos, inclusive no futebol. Outra coisa: a Copa do Mundo acabou, passou. Boa parte das empresas interessadas no futebol estavam com os olhos voltados para a Copa do Mundo.

Então, nós teremos no ano que vem menos receita, menos dinheiro, e os jogadores não vão imaginar que nós vamos continuar aumentando salários como se aumentou… quando eu digo jogador, não quero centralizar em jogador, porque quando o jogador é bom, merece ganhar bem… eu digo também os técnicos… o técnico também deve pensar: “vamos baixar essa bola”.

Não há clubes desorganizados, com finanças caóticas, que ganhem títulos.

Eventualmente um Flamengo ganha título, mas como regra os clubes que ganham título, ganham quando estão com as finanças equilibradas. Isso aconteceu com o Corinthians, acontece com qualquer clube, não se iluda.

Quando o clube está sem dinheiro, emprestando disso, daquilo, não ganha título.

Outro dia eu estava conversando com uns amigos, e um deles falou: “Roque, esse papo seu vai acabar naquele “bom e barato” que é ruim.”. Eu falei: “Primeiro vamos esclarecer que esse bom e barato que andaram aplicando por aí é “ruim e barato”.

Na verdade, o que prepara o clube para ganhar títulos é ter equilíbrio nas suas finanças. Se o Corinthians tiver finanças razoavelmente equilibradas… não estou dizendo “precisa dar lucro”, não é lucro não, se ele tiver as finanças equilibradas, não tem para ninguém, o Corinthians ganha tudo. Todas as vezes que o Corinthians equilibrou as finanças, passou por cima dos outros.

E os outros, temos que reconhecer, estão todos numa situação muito parecida, é curioso, mas por que essa situação é parecida? Porque nos últimos anos, nos últimos quatro, cinco anos, todos os clubes tiveram um aumento muito grande da sua receita… a televisão passou a pagar mais, a publicidade passou a pagar mais, as rendas de bilheteria passaram a ser maiores, então houve um aumento generalizado.

O nosso foi maior. O Corinthians aumentou mais que os outros, também não tem muito o que explicar, porque é uma coisa lógica, mas a verdade é que mais ou menos todos os clubes entenderam que aquela escala de crescimento não pararia mais, iria para a eternidade. Isso vale pra Corinthians, vale pra Palmeiras, vale para o Santos, para o São Paulo, vale pros outros.

Ausência do clube e eleições no Corinthians

Essa história de que eu estava ausente do Corinthians é um grande “chute fora”.

Eu não ocupo cargo executivo no clube. A imprensa me ligava e dizia: “o senhor precisa vir aqui para falar sobre essa derrota”, eu dizia: “Espera aí. Chama os caras aí para falar”, quer dizer, eu tenho que explicar porque o time perdeu? Já basta quando eu era diretor, então, essa história de que eu me afastei, não é que eu me afastei… que é o diretor é que tem que falar: “pagou tanto”. Eu tenho que dar explicação pela contratação do Pato? Não sou eu. Os que compraram que tem que dizer. Agora eu vou ficar encontrando explicação para os problemas dos outros? Então, não tem nada disso.

A eleição no clube, você perguntou se dá para ganhar, lógico que todo candidato trabalha com a ideia de ganhar – qualquer um dos quatro trabalha com a ideia de ganhar. A eleição no Corinthians é difícil e complexa. Difícil porque a maior parte dos eleitores não frequentam o Corinthians. São eleitores sócios remidos, vão ao estádio, torcem, brigam, mas não frequentam o Corinthians como clube social, não vão a piscina, não vão a sauna.

Há um grupo menor que frequenta o Corinthians, e é um grupo que você encontra todo fim de semana. Agora, este número de associados que não vai ao Corinthians é difícil até para você localizar, encontrar essas pessoas. Quando você reúne vinte sócios é um comício.

Considerações finais

Quero dizer aos nossos associados que é importante todos discutirem os problemas e as soluções do clube. Não vamos cair em coisas mágicas: “Eu tenho um fundo que tem R$ 30 milhões que vai resolver tudo”, “Já estou apalavrado com jogador que virá.”. Isso não existe. Nós temos que discutir duas coisas: problemas e soluções.

Eu gostaria que todos tivessem uma boa participação porque o Corinthians é muito importante para tantas, tantas e tantas pessoas.

8 Comments

  • Caro Citadini

    Você não respondeu uma pergunta que te fiz há alguns dias…

    O cargo diretivo no SCCP toma tempo da pessoa, como você conciliará o seu cargo no Tribunal e no SCCP? Se afastará do Tribunal?

    ou…

    fará como o Gobbi, que vive de desculpas e não aparece no Detran?

  • Vi suas declarações…são deprimentes.

    Até em uma época de eleição não esquece o SPFC…

    isso porque corintianos dizem que o principal adversário é o Palmeiras.

    Citadini, vá se tratar!

  • Não há a menor dúvida de que você é o candidato mais capacitado. Você é a única pessoa que eu sei que não se locupletaria, usando de seu poder lá dentro. Se o Corinthians for bem gerido, com equilíbrio de finanças, concordo plenamente: não tem pra ninguém. E o equilíbrio das finanças passa por manter este time, deixando acabar os contratos de jogadores que pagamos para não jogar no Corinthians.Após isto, também devemos deixar vencer os contratos de jogadores inúteis, como o Jadson. Devemos também vender o Pato por qualquer trocado no final de 2015 e após esse enxugamento, ir enxertando o time com os jogadores da base. Contratações deveriam ser pontuais. O elenco atual é regular e não é nem pior ou melhor que os 5 primeiros do Campeonato Brasileiro.
    Boa sorte, Citadini! Conto com a sua vitória, para o bem do Corinthians!

  • Bambi Pan.

    É critério da Bambi-Pan, desde a sua fundação por PM Carvalho, que 80% dos seus comentaristas e repórteres esportivos sejam bambis.

    • Li a sua entrevista, Citadini. Parabéns! As idéias são claras e sensatas. Só não vê quem não quer ou tem interesses contrários.

      Ah… ainda bem que você não “puxou o saco” da Bambi-Pan como o Mario Gobbi e outros gostavam de fazer.

  • É incrível. O tal Roberto fala como sendo dirigente do clube, sem ter cargo nenhum. Seria tão legal se ele perdesse essa eleição…

  • Assisti a entrevista do Ilmar no Terra. Fiz a seguinte pergunta. “O que o Ilmar acha do vínculo do Malcon com conselheiro do clube, o que é proibido pelo Estatuto? Irá discutir o caso na justiça?” Muitos fizeram a mesma pergunta. A resposta dele, é que a base será autônoma. Concordo. Mas queria alguém fosse na justiça discutir o caso.

  • Caro Citadini: Tão bom saber que o Sr. é candidato a presidente.. Finalmente!! Agora torço para que ganhe. Não posso votar porque não sou sócio, só posso ficar na torcida mesmo. VAI CORINTHIANS!!

Leave a comment