Dec 22, 2014
admin

Participação na REDETV!

Você pode assistir aqui a participação que tivemos no programa de Silvio Luiz, o Bola Dividida.

O QUE ESPERA ENCONTRAR AO ASSUMIR A PRESIDÊNCIA

O Corinthians, como todos os clubes brasileiros, vive um momento de mudança. Até a Copa do Mundo as receitas dos clubes aumentaram muito e os clubes acharam que isso não iria parar nunca, que iriam continuar a vida inteira cada vez com receitas maiores.

Passada a Copa do Mundo, o que nós estamos tendo? Uma queda nos investimentos do futebol, nos investimentos nos clubes. Resultado: nós passamos a ter dificuldades, o Corinthians tem dificuldades.

Dificuldade primeiro porque errou, perdeu a mão no futebol. Fizemos contratações que não deveríamos ter feito… esse negócio do Pato é dolorido, viu Silvio, porque é muito dinheiro, é uma coisa que nós vamos ter que bancar, e é uma coisa difícil, mas também tivemos outros erros ou outras contratações, que não se falam muito.

Também pagamos muitos salários, muita comissão para empresário – para contratar, emprestar, vender, renovar contrato – o Corinthians inovou, nunca teve isso. Então, na verdade, nós gastamos demais.

Resultado: o clube precisa equilibrar seu orçamento.

Se o clube não equilibrar, essa história, essa coisa que no futebol as pessoas dizem assim: “Não! Tem que só contratar, contratar, fazer dívida, depois pensa como pagar… não é. Em geral, time que ganha título é time que está equilibrado, quando você está desequilibrado, como regra, você perde.

O Corinthians sempre ganhou quando estava equilibrado. Você ter as finanças equilibradas num clube como o Corinthians, significa que você vai estar disputando títulos permanentemente. E é isso que nós queremos fazer. Vai ser difícil, lógico, nós vamos receber uma situação que se complicou, especialmente pelos gastos excessivos.

Mas o Corinthians é grande, o Corinthians é o maior clube brasileiro – que me desculpem todos os outros – nós temos condições de virar o jogo e ficar cada vez mais forte.

OPOSIÇÃO E SITUAÇÃO NO CORINTHIANS

Eu sou claramente oposição, mas acho que a gente tem que estabelecer o que é situação e o que é oposição. Eu tenho um conjunto de ideias, que foi elaborado e nós estamos colocando, que se confrontam com o que está sendo feito. Por exemplo, vou citar um caso aqui:

Categorias de base: o Corinthians adotou nos últimos anos um sistema que é um desastre. É um negócio de dividir jogador com empresário. Nós nem revelamos jogadores e quando revelamos não ganhamos nada. Então eu acho que qualquer nova diretoria tem que mudar essa política, e nós colocamos claramente: o jogador será 100% do Corinthians ou então vai para outro time.

Daí dizem pra mim: “Não! Se fizer assim, Roque, eles vão levar para outro time.”. Leva! Se o sujeito achar que não é relevante jogar no Corinthians…

No Corinthians é relevante jogar. Quem faz a carreira no Corinthians, faz uma carreira com grande repercussão, então quem não quiser que procure outro.

MOTIVAÇÕES PARA CONCORRER A PRESIDÊNCIA E OS APOIOS RECEBIDOS

Para você ser candidato tem que ter duas coisas: primeiro um conjunto de propostas – acabei de falar algumas – e é um conjunto de propostas, para o futebol, para o clube social, para os esportes olímpicos – o Corinthians sempre foi importante em esportes olímpicos – você lembra, Silvio? Acho que só eu e você lembramos aqui… o nosso basquete, nós chegamos a ter a Seleção Brasileira e os reservas, tal era o tamanho da força do Corinthians, mas não só nisso, nós fomos (os melhores) em natação, em outros esportes, o Corinthians foi importante. Então precisa pensar o clube como um todo.

Ai eu acho que primeiro é preciso definir um conjunto de propostas e depois ter apoios. Se você não tem apoios as propostas ficam só como idéias.

E na verdade estou recebendo um grande número de apoios. Você mesmo colocou aqui, há pouco, que uma das pessoas que me apoiam é o vice-presidente Luis Paulo Rosenberg, que divergiu da Diretoria, chegou a um determinado momento e falou: “Não concordo.”, saiu e fez uma belíssima carta me apoiando.

Não é que ele (Rosenberg) me convenceu (a ser candidato), os apoios me convenceram. Então assim como o Luis Paulo nós tivemos outros, o Valdemar Pires, a Marlene Matheus, mas também outras pessoas importantes no conjunto do Corinthians.

SOBRE PARCERIAS NO FUTEBOL

Todo mundo reconhece hoje no Corinthians que foi um desastre o negócio da MSI. Aquilo nos levou, inclusive, para a segunda divisão. Aquele desastre nos levou para a segunda divisão. Foi um erro, mas isso passou.

O que nós precisamos pensar agora, e o Corinthians tem uma situação que precisa resolver… eu não gosto deste termo “parceria” porque ai aparecem empresários que são donos de jogadores… então se for para fazer esse tipo de “parceria”, não dá! Essas “parcerias” são ruisn para o Corinthians, o Corinthians não ganha nada e os empresários ganham muito.

DÍVIDA DO CORINTHIANS

Nós temos uma dívida que é a dívida do estádio. Essa é uma dívida. Essa dívida, todo mundo sabe, apareceu porque o Corinthians construiu o seu estádio, uma Arena belíssima, é a mais bonita das Arenas da Copa do Mundo. Essa Arena saiu no mundo inteiro, teve grandes jogos, é uma beleza assistir jogos na Arena do Corinthians, quem vai lá passa a gostar do futebol porque vê (o jogo) perto.

Aliás, a cidade de São Paulo está nos devendo, Silvio, uma homenagem. Porque se nós não tivéssemos feito a dívida, não tivéssemos feito o estádio, São Paulo ficava fora da Copa do Mundo. Então São Paulo só ode abrir a Copa do Mundo porque o Corinthians fez um esforço enorme, eu diria muito grande, pra lá de grande, monstruoso, para poder fazer um estádio.

Tem uma dívida. Vamos pagar. Uma das consequências do estádio é que a receita da bilheteria agora vai para pagar o estádio, então não adianta a gente chorar. Nós sabíamos disso, foi isso que foi combinado, é isso que está (definido), e nós temos que saber que essa dívida vamos pagar, como todo mundo.

Essa história de que nós ganhamos dinheiro, ganhamos disso, ganhamos daquilo, era tudo fantasia. Então, esta é uma dívida.

Agora, a dívida nossa do clube, fora do estádio, é uma dívida que vem basicamente do futebol. O futebol perdeu a mão nos últimos anos, e ao perder a mão acabou gerando um passivo muito grande.

Eu não vou criticar ninguém: “Ah! Perdeu a mão”. Acho que houve alguns erros. O Departamento de Futebol fazia dívida no Corinthians sem consultar o Departamento Financeiro. O Diretor de Finanças não sabia de nada. De repente chagava lá uma nota: “Fizemos um acerto aqui, R$ 2,5 milhões, você tem que pagar o mês que vem.”, “Como, mas eu não sabia…”, “Não sabia, mas nós fizemos… fica sabendo agora”. Um erro. Quer dizer, o Departamento de Futebol ganhou uma autonomia para negociar e esqueceu de consultar o financeiro para saber se vai entrar dinheiro para isso.

Isso precisa acabar! Qualquer dívida do futebol tem que estar conectada com o financeiro.

TREINADOR

Nós temos um técnico. Nosso técnico é o Tite. Eu tenho uma satisfação de dizer que fui o primeiro que contratou o Tite, em 2004.

Ele veio para o Corinthians e disse que aquela passagem para ele foi decisiva para conhecer o clube magnífico que é o Corinthians. Um clube forte, com grande presença. Ele (Tite) trabalha tudo com grande paixão, nós desejamos que ele seja feliz, que o clube tenha condições de ter um bom elenco e nós vamos ganhar títulos, porque o técnico é bom e o Corinthians é forte.

7 Comments

Leave a comment