Jan 9, 2015
admin

Eleição no Timão: entrevista com Citadini

Por Vitor Guedes – 08/01/2015 08:00

No dia 7 de fevereiro, os sócios do Corinthians elegerão o presidente que irá suceder Mário Gobbi. O BLOG DO VITÃO (que publicou, aqui, propostas apartidárias para o futuro do clube), inicia hoje uma série de entrevistas com os candidatos.

Antonio Roque Citadini, Paulo Garcia, Ilmar Schiavenato e Roberto de Andrade receberam, por e-mail, as mesmas perguntas. E, por uma questão de critério do BLOG DO VITÃO, a ordem de publicação será a mesma das entrega das respostas.

Por isso, Antonio Roque Citadini será o primeiro candidato a ter sua entrevista publicada. A todos os candidatos, sem exceção, foi pedido que as respostas fossem elaboradas com base nas próprias propostas, sem ataques aos adversários, e que fossem dadas de forma concisa. Confira, na íntegra e sem edição, as perguntas e respostas da entrevista com o candidato Citadini.

BLOG DO VITÃO: Libertadores, (Bi)Mundial, Recopa, Centro de Treinamento, estádio de abertura de Copa… É inegável que, dentro e fora de campo, o Sport Club Corinthians Paulista subiu de patamar no pós-Dualib. Dito isso, a Fiel fica com uma pulga atrás da orelha: o Timão deu um passo maior que a perna? Sem as rendas dos jogos, que irão para um fundo para pagar o estádio, o Corinthians tem como manter um time competitivo para brigar por títulos relevantes com os seus principais rivais?

CITADINI A construção do estádio foi ( e é) um grande desafio para o Corinthians. Sem a Copa seria impossível a nova e bela Arena que temos. Não tenho dúvida que pagaremos o estádio e manteremos um time competitivo. Os problemas financeiros de hoje não estão ligados ao estádio. Foi o Departamento de Futebol que perdeu a mão. Gastou muito e de forma errada.

BLOG DO VITÃO: Roberto de Andrade, que era o homem forte do futebol no início da gestão Mário Gobbi, deixou a administração. Apesar dos desmentidos públicos tanto de Gobbi quanto de Andrés Sanchez, é claro o racha entre o antigo (que é quem comanda as coisas no estádio) e o atual presidente. Ilmar foi vice social de Gobbi. Paulo Garcia, apesar de opositor e candidato da oposição derrotado por Gobbi na última gestão, foi um dos principais financiadores da vitoriosa campanha de Andrés Sanchez a deputado federal. Citadini, que apoiou pontualmente e publicamente a gestão em questões específicas, como na construção da arena em Itaquera, manteve-se sempre na oposição às últimas duas administrações. Em um cenário que é cinza, não preto e branco, como o senhor se declara: oposição, situação, ou, parafraseando o são-paulino Gilberto Kassab, aquele que não é direita, não é esquerda nem é centro, um pouco de cada?

CITADINI A questão não é tão cinza assim. Minha candidatura tem confrontado as politicas desenvolvidas pelo clube. A destruição da categoria de Base ( que deve voltar a ter jogador 100% do Corinthians) os gastos exagerados no Departamento de Futebol levaram o clube a uma grave crise financeira. Minha candidatura defende o equilíbrio entre receita e despesas. É preciso gastar melhor.

BLOG DO VITÃO: Para a esmagadora maioria dos mais de 30 milhões de corinthianos, o Corinthians é futebol, mas quem vota e, pois, elege o presidente é sócio do clube e também, óbvio ululante, está preocupado com o valor da mensalidade, a limpeza da piscina, a qualidade do rango no restaurante, a manutenção do playground, a realização de festas e eventos… Como conciliar as duas coisas? Em sua gestão, o futebol será prioridade?

CITADINI É possível pensar no clube como futebol, como esportes olímpicos e como clube social. Só não pode ninguém ‘estourar ‘ nos gastos. Gastar o que o clube pode vale para as 3 áreas.

BLOG DO VITÃO: Futebol não vive sem rivalidade. Conheço um repórter, chamemos ele de Alemão, que não usa verde e não permite que seu filho, o Basa, também use… Dito isso, como o senhor pretende se relacionar com os presidentes de outros clubes, especialmente com Carlos Miguel Aidar (São Paulo), Paulo Nobre (Palmeiras), Modesto Roma Júnior (Santos)? No futebol profissional, com tanta grana envolvida, não há espaço para projetos conjuntos que valorizem o produto futebol como um todo?

CITADINI O futebol vive porque tem times são são adversários. Sempre fui contra esta lorota de “co-irmãos”. O profissionalismo não deve eliminar esse espaço de rivalidade. Ou então iremos ao pior dos mundos.

BLOG DO VITÃO: Como pretende se relacionar com as torcidas organizadas? Depois de um pedido da Gaviões da Fiel, Camisa 12, Estopim da Fiel, Coringão Chopp e Pavilhão 9, o Corinthians tirou as cadeiras do setor norte (o gol da Radial Leste, onde ficam as organizadas). Concorda com essa atitude? Manterá em sua gestão?

Citadini Nossa arena é uma arena. Não é um novo Pacaembu. A torcida está recebendo todo tipo de melhorias: metrô, estacionamentos, lanchonetes, lugares numerados. Devemos manter o mais fraternal diálogo com todos os torcedores, sem perder nossa característica de arena.

BLOG DO VITÃO: O ingresso corinthiano é o mais caro do país e, apesar de o clube ter sido o campeão de público e renda no último Brasileiro, jamais flertou com a ocupação máxima ou próxima disso. Qual será a sua política de preço de ingressos?

CITADINI O clube não deve abrir mão de ter um ingresso mais acessível as camadas populares. Seria um erro esquecer nossa origem. Mas deve cobrar caro as áreas VIPs pois a renda é fundamental para pagar o estádio. Com a volta a Libertadores e com um competitivo time no Brasileirão a casa ficará cheia.

BLOG DO VITÃO: Recordista de títulos da Copinha, atual campeão paulista e brasileiro sub-20, o Corinthians revela muito pouco. E, quando revela, o jogador sobe fatiado e com a menor parte pertencendo ao clube, como é o caso do Malcom. Qual a sua política para a base? Pode adiantar quem será o profissional ou conselheiro ou diretor que pretende escalar para cuidar do setor? Ex-ídolos do clube terão papel nesse setor específico?

CITADINI A politica das categorias de base deve mudar tudo. Hoje nossa base está destruída. O caminho é ter uma base menor com jogadores 100% do Corinthians. Nada de fatiação.

BLOG DO VITÃO: Muitos turistas que vão a Buenos Aires fazem questão de conhecer o museu do Boca Juniors. Quem visita Madri e Barcelona, em grande parte, aproveita para conhecer _e consumir_ o Santiago Bernabéu e o Camp Nou. Tem algo em mente em relação à arena em Itaquera? Detalhe.

CITADINI O primeiro passo na arena é terminar o estádio. E começar a explorar todas as áreas que ele tem. E depois repensar a Fazendinha que agora não terá mais futebol.

BLOG DO VITÃO: Voltando ao futebol, o senhor é favorável a um teto salarial para jogadores e integrantes da comissão técnica? Aproveitando, caso vença as eleições, o senhor pretende manter o Tite e fazer um esforço para renovar com Paolo Guerrero?

CITADINI O Tite é um grande ( e vitorioso) técnico. Temos que prestigiá-lo em todas as questões. O Corinthians deve fazer grande esforço para renovar com qualquer craque, mas deve ter o olho no equilíbrio do orçamento.

BLOG DO VITÃO: Futebol à parte, o Corinthians tem se esforçado para manter um time de ponta no futsal e uma equipe forte de natação. Em sua história, o basquete é o segundo esporte que mais deu alegrias à Fiel, contribuindo, inclusive, para diminuir a dor e a angústia da massa no período de 23 anos de jejum. Em geral, qual será a sua política para os esportes ditos amadores? Alguma política específica para a retomada do basquete?

CITADINI O clube sempre teve grande participação nos esportes olímpicos ( como o citado basquete e a natação). Devemos fazer todo o esforço para voltarmos a ser grande nesta área. Isto é possível fazer. E faremos.

BLOG DO VITÃO: Hoje o sócio corinthiano, mesmo com a mensalidade em dia, paga estacionamento e paga por qualquer atividade que realiza no clube. Em sua administração, manterá essa política? Caso contrário, que mudanças realizará? Qual o valor da mensalidade que considera justo para que o sócio pague e automaticamente possa desfrutar de tudo o que o clube oferece?

CITADINI O sócio deve ter um clube bonito, agradável e que traga prazer para o sócio que frequenta. Mas, é certo, que tudo tem um custo. O Corinthians deve buscar as melhores formas de financiamento dos gastos do clube social. Neste quadro ‘parcerias‘ serão bem vindas.

BLOG DO VITÃO Para finalizar, o espaço é do candidato para considerações finais e para apresentar alguma proposta que, por ventura, não tenha sido questionado.

CITADINI Acho que – resumidamente- deu para falar dos pontos principais da proposta. Equilíbrio orçamentário, time competitivo, reforma geral na Base ( jogadores 100% do Corinthians), investir nos esportes olímpicos e repensar o Parque São Jorge que agora não terá mais o futebol.

Amanhã, sexta, dia 9, o BLOG DO VITÃO publica entrevista com o candidato Paulo Garcia. Leia também o post com as propostas apartidárias do BLOG para o Corinthians: aqui.

Estou em férias no jornal Agora São Paulo. A coluna Caneladas do Vitão voltará a ser publicada em 3 de fevereiro. Até lá, vocês curtem os meus pitacos aqui no BLOG DO VITÃO!

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL. É tudo nosso! É nóis na web!

5 Comments

  • Dr. Citadini, as suas posições são claras, simples, objetivas e factíveis. E percebe-se claramente que o Sr. quer de fato o bem do clube.

    Por outro lado, a entrevista do candidato (intimo daquele conselheiro empresario de futebol por “hobby”) é confusa e em algumas partes contraditórias.

    Algumas perguntas simples e ingênuas:

    (1) Pessoal ligado a tal conselheiro diz que ele empresta dinheiro ao Corinthians por “benemerência”. Mesmo sendo um “benemérito”, é claro que ele vai querer receber de volta o dinheiro emprestado. Já que ele faz as coisas por benemerência e hobby, proponho a questão óbvia: que ele devolva os lucros advindos desses empréstimos. Será que ele devolverá os lucros? kkk kkk kkk

    (2) Os lucros advindos de tais empréstimos com certeza serão enormes visto que tal conselheiro é um dos maiores donos da base. A pergunta que não quer calar: os profissionais e funcionarios que trabalham no CT da base e toda a gigantesca estrutura envolvida são financiadas com o dinheiro do conselheiro empresário por “hobby”?

    (3) Já que tal conselheiro explora a base, o CT da mesma deve ter sido construído com o dinheiro dele ou de intimos dele. Estou certo ou errado? kkk kkk kkk

    Agora… saindo do lado tragicômico e ficando só no trágico: se a impunidade não prevalecesse aqui no Brasil, tenho certeza que esses descalabros e essa constante subtração do dinheiro alheio (do clube, no caso) com certeza terminaria e com os responsáveis apenados pela lei.

    E nós, corinthianos de verdade, não passaríamos mais vergonha. Isso mesmo, Dr. Citadini. Conheço muitos amigos, corinthianos verdadeiros, que por causa desses pulhas que apropriaram-se do nosso time, estão ficando com vergonha de torcer para o Corinthians.

    A médio e a longo prazo preocupo-me bastante com o futuro do Corinthians se o perfil daqueles que dirigem o Corinthians não mudar radicalmente. A profissionalização de cargos diretivos com bônus (e *ônus*, como em qualquer empresa) talvez seja uma solução.

    Abraços e torço demais para que o Sr. eleja-se Presidente do Sport Club Corinthians Paulista. É a nossa única esperança. Muito obrigado.

    • Concordo com tudo que vc disse e principalmente com o fato de que estamos passando muita vergonha por conta desse tipo de dirigente. O horizonte é muito sombrio se essa turma de corruptos permanecer.

      Só um adendo. A situação comandada por Andrès Sanchez é igual ou pior. Voce viu a entrevista do candidato laranja na ESPN?

      http://espn.uol.com.br/video/473596_roberto-de-andrade-nega-salarios-atrasados-e-diz-que-contratacao-de-cristian-nao-atrapalha-renovacao-com-guerrero

      Nessa entrevista, o candidato Roberto evidencia um despreparo total. Mas o Andrès ensinou muito bem os bordões “eu não sei de nada”, “eu não vi nada”, característicos do chefão maior. Se no futuro houver algum tipo de ruptura entre os “parças” (como ocorreu c/ Gobbi), com certeza Andrès dirá o mesmo que o chefão disse um dia “eu não to nem aí” acrescentado com algo do tipo “o Corinthians que se exploda”.

      Essa turma não quer largar o osso de jeito nenhum. As vantagens financeiras são imensas pra todos os parças. Se os que tem direito a voto escolherem ficar com essa gang por 9 anos consecutivos ficará provado de que a ditadura do poder falou novamente mais alto. E que Gaviões, Estopim e outras tomaram conta do Corinthians.

  • Boa entrevista. Vamos torcer pelas eleições serem positivas ao clube. Força Citadini,

  • Todos que frequentamos este blog já conhecemos os tópicos principais da sua campOutra ótima entrevista. anha mas é sempre bom ler de novo. Outra ótima entrevista.

    A mídia esportiva brasileira é – com raríssimas excessões – extremamente conservadora. Por exemplo, a maioria deles ainda tem verdadeiro pavor de usar o termo “corrupção” quando referem-se a dirigentes esportivos. Não estou falando em acusar A ou B mas sim usar o termo corrupção para pelo menos colocar a possibilidade. Cá entre nós, a maioria desses jornalistas sabem como fazer isso. Na minha opinião, só não o fazem porque também tem o rabo presou ou até porque podem receber algumas migalhas dos lucros.

    Entretanto, noto com esperança que alguns estão perdendo o receio e começam pouco a pouco a falar as verdades.

    O José Eduardo Savoya na Transamérica.

    Alguns da Jovem Pan “muito sutilmente”… kkk kkk kkk… dão a entender que poderia haver corrupção entre os dirigentes. É lógico que estes jamais vão exemplificar com os Bambis. Os exemplos deles são Corinthians em primeiríssimo lugar e Santos.

  • Citadini, espero que você não desista de ser candidato, Não gostei de ouvir o P. Garcia dizendo que haveria um acerto entre vocês e deixando implícito que ele seria o candidato. È hora de salvar o clube e só você é confiável.

Leave a comment