Jan 14, 2015

Entrevista. Clube dos fanáticos.

Especial Corinthians: Entrevista exclusiva com Antonio Roque Citadini

image07 de fevereiro de 2015 será um dia importantíssimo para o futuro do Corinthians, o clube já tem definido para a data, as suas eleições presidenciais e o racha político pela qual o clube passa promete eleições quentes. Tanto o grupo da situação quanto o da oposição vem rachados para esse pleito. São 4 candidatos, Roberto de Andrade, candidato da situação e ex-diretor de futebol, e os de oposição, Antonio Roque Citadini, Ilmar Schiavenato, ex-diretor social da gestão atual, e Paulo Garcia. Lembrando que dia 16 é o fim do prazo para inscrição das chapas que concorrerão àseleições.

O site Clube Fanáticos fará uma sabatina com os candidatos à presidência do Timão e o primeiro entrevistado é Antonio Roque Citadini, candidato da oposição, que já foi vice-presidente do clube entre 2001 e 2004, e é apoiado pelo ex-diretor de futebol Luis Paulo Rosenberg, ex diretor de marketing e atualmente vice-presidente eleito do clube.

Roque Citadini conversou com exclusividade com o site e falou sobre os projetos para o clube e tocou em assuntos delicados como os naming rights do estádio e a polêmica contratação de Alexandre Pato, pela diretoria atual.

Confira a entrevista exclusiva abaixo.

Clube Fanáticos – Quais são seus principais objetivos caso vença as eleições no Corinthians?

Roque Citadini: Creio que o clube precisa de mudanças que o atualmente grupo dirigente não tem mais condições políticas para fazer. Nos últimos tempos houve uma piora em todas as áreas do clube. Devemos buscar um equilíbrio no orçamento. Receitas e despesas devem caminhar juntas. O Departamento de futebol perdeu a mão e gastamos o que não tínhamos. Resultado, a crise nas finaças começa a prejudicar o clube. Uma política realista de equilíbrio permitirá – rapidamente – que o futebol volte a ficar competitivo e ganhe títulos. As categorias de base do clube são um fracasso certo. Devemos encerrar esta política de parceria dos direitos de jogadores. O clube pouco revela e quando revela não ganha nada (ou quase nada). Todos os jogadores da base que entrarem deverão ser 100% do Corinthians. Uma administração profissional da Arena é necessário para aproveitarmos o salto que foi contruí-la.

imageClube Fanáticos – Você será oposição nas eleições de fevereiro? O que te a dizer sobre o mandato de Mário Gobi?

Roque Citadini: Minhas propostas são de mudanças. Claras. Sem deixar de considerar os avanços que o clube teve em muitas áreas.

Clube Fanáticos – Porque você se afastou da coordenação da campanha de oposição que estava com Fran Papaiordanou? A sua saida se deve a inclusão de Osmar Stabile?

Roque Citadini: Minhas propostas são o oposto do que defendem vários grupos de “oposição”. A questão das categorias de base e a construção do estádio são um divisor de águas.

Clube Fanáticos – O que você tem a dizer sobre o ex-presidentes Andrés Sanchez, ele foi o mais importante da história do Corinthians?

Roque Citadini: Ele fez uma administração com claros progressos. Quem julga presidente e ex-presidente é a história.

imageClube Fanáticos – Você acredita que a parceria com a MSI foi positiva para o Corinthians, pensaria em realizar uma nova parceria caso seja eleito?

Roque Citadini: Todos reconhecem no clube que a parceria com a MSI foi um desastre. Levou o clube a série B. É um passado que não merece aplauso.

Clube Fanáticos – O que você pensa sobre contratos que são assinados com duração superior ao mandato de um presidente, como o contrato que o Coritnhians possui com a Nike? E em relação ao adiantamento de cotas de tv?

Roque Citadini: Já disse que estes mecanismo precisam mudar. Um presidente que antecipa receita precisa ter parâmetros de limitação. Ou vira uma loucura.

Clube Fanáticos – O nome do Kia Joorabchian está na lista dos sócios aptos a votar na eleição de fevereiro. Se você encontrasse com ele no Parque São Jorge, pediria o seu voto?

Roque Citadini: Não sei se pediria o voto. Não tenho nada pessoal contra ele. Fui contra a parceria porque o contrato era ruim para o Corinthians.

Clube Fanáticos – Qual sua visão sobre as categorias de base do Corinthians?

Roque Citadini: Mudar tudo. Acabar com essa promiscuidade que levou a política de parceiria com “predadores” – empresários.

Clube Fanáticos – Qual será a relação do clube com as torcidas organizadas, caso seja eleito?

Roque Citadini: Sempre foi boa. Com respeito, cordialidade, mas cada um no seu quadrado.

Clube Fanáticos – Qual a sua visão sobre o Bom Senso F.C.?

Roque Citadini: Tem algumas coisas interessantes. Boas. Outras equivocadas. Aquela lorota de redução do calendário era um equívoco.

Clube Fanáticos – Qual o planejamento que tem para sanar as dívidas co Corinthians?

Roque Citadini: Fazer o Departamento gastar com mais qualidade. Essa enxurrada de contratações dos últimos anos debilitaram o clube.

imageClube Fanáticos – O que deu errado na contratação do Pato? É possível reverter essa situação em prol do clube?

Roque Citadini: Contratamos um jogador que diziam ser fora de série e não era. Agora é assumir o erro e bancar o prejuízo. Não vejo outro caminho.

Clube Fanáticos – O que você acha sobre a questão dos naming rights do estádio? O clube não demorou muito para decidir essa questão? O que fazer agora? Como o estádio se chamará na se você for eleito?

Roque Citadini: Perdemos o time. O período pré-Copa era o ideal para a contratação com uma grande empresa. O tempo mudou. Passou a Copa e as empresas estão com breque de mão puxado.

Clube Fanáticos – Você já escolheu os seus dois vice-presidente que irão compor a sua chapa? E caso seja eleito, já pensou em nome para diretor de futebol?

Roque Citadini: Não escolhi. Vários querem os dois cargos. Minha opção é por mudanças na gestão do futebol.

Leave a comment