Jan 17, 2015
admin

Entrevista – Rádio Transamérica

Ouça abaixo a entrevista concedida nesta sexta, na Rádio Transamérica.

OPOSIÇÃO UNIDA

Há uma mudança clara no quadro eleitoral do Corinthians neste ano. A eleição deste ano não repete as últimas duas eleições. Nas duas últimas eleições nós tínhamos um grupo de situação e outro de oposição. Este ano ocorreram algumas coisas, a primeira delas a cisão dentro da situação – ficaram dois grupos, um do Andres outro do atual presidente – e acabou ocorrendo um processo de pequenas rupturas em todos os lados do clube.

Este desacerto que ocorreu na situação, por várias razões… a crise financeira do clube, erros que cometeram, enfim, uma série de razões… essas fissuras, que foram abertas pela situação, acabaram mudando o quadro e hoje temos muita gente que foi da situação, por uma série de descontentamentos, abandonaram a situação, e mesmo na oposição nós tivemos vários grupos se recolocando.

No meu caso e no caso do Paulo, nós tínhamos uma situação em que nós convivemos na oposição, acho que uns oito anos, sete ou oito anos. Em todas as eleições eu apoiei o Paulo, estivemos juntos, e praticamente se confundiam um grupo ou outro.

Na verdade nós víamos que a chance eleitoral é grande – aliás o Juarez (Soares) já falou isso, e eu fui o primeiro a falar: “agora nós temos que ganhar a eleição, porque ele falou isso, agora nós temos que cumprir a questão eleitoral”. Então se viu que há uma possibilidade real de vencer a eleição, especialmente com essa unificação de dois grupos fortes da oposição.

Nós temos outros, temos o candidato da situação, que aliás não se declara o candidato da continuidade da gestão do presidente Mario Gobbi, diferentemente do que ocorria quando o Gobbi foi candidato, que ele se apresentava como um continuador do Andres. Neste momento, as desavenças que ocorrem ai, muitas abandonaram até a área da situação. Então temos também um terceiro candidato, que é o Ilmar Schiavenato, que foi até pouco tempo atrás diretor social da gestão do Mario Gobbi, e também será candidato na eleição. Então é um quadro bastante diferente, onde as possibilidades eleitorais são grandes.

RELAÇÃO COM EMPRESÁRIOS DE JOGADORES

Há uma situação clara. A FIFA aprovou uma legislação nova e o Corinthians cumprirá integralmente. Daqui para frente nenhum clube pode fazer esse sistema de “pizza”, parcelar jogador da base ou do principal.

A partir de agora, todos os clubes se obrigam a cumprir as normas da FIFA, mesmo que os empresários fiquem aí falando que vão encontrar maneira de burlar e tal, o Corinthians não deve participar de burla, junto com empresário, ao contrário, deve cumprir com rigor essa questão colocada pela FIFA a partir de agora.

E nós vamos cumprir! É isso mesmo, tem que cumprir, até porque esse sistema de parceria acabou não sendo bom para o Corinthians, nem para clube nenhum.

No caso do Corinthians, isso aí começou com o clube precisando de dinheiro e emprestando dinheiro de empresário. Foi lá procurar empresário para emprestar dinheiro, depois achou que estava difícil de pagar e cedeu espaços em contratos de jogadores.

Mas isso aí agora acabou. Esse assunto, é cumprir a Lei! Cumprir a Lei e não ajudar a essa coisa que os empresários andam cochichando por aí que vão encontrar umas maneiras de burlar.

DÍVIDAS DO CLUBE

Nós temos que assumir. O clube está com uma dificuldade financeira, e essa dificuldade veio por dois campos: o primeiro porque o Departamento de Futebol gastou demais. Gastou o que tinha, o que não tinha e acabou se endividando e depois nós perdemos a receita do estádio, da bilheteria. Então, o clube tem que enfrentar essa realidade nova e com coragem, dizendo a verdade.

Mas eu quero dizer que isso não ocorre só no Corinthians. No pós-Copa, essa Copa inesquecível, que nós tivemos por dois motivos: primeiro porque o estádio do Corinthians abriu a Copa e depois porque nós jogamos mal para valer, que nós não vamos esquecer tão fácil… a verdade é que no pós-Copa houve uma queda nos negócios, as empresas estão puxando o breque, e isso daí dificulta para o futebol também.

Não dá para saber (tamanho da dívida do clube). O que a gente sabe provavelmente não é exatamente o que tem. Até porque é uma regra de qualquer gestão, isso pública ou privada, ninguém gosta de apresentar números ruins, então provavelmente vamos encontrar uma situação mais gravosa do que a declarada normalmente.

TRANSFERÊNCIA DE VOTOS

A eleição tem números modestos, porque embora tenha esse número de sócios aptos a votar, normalmente votam 4 mil, 3,5 mil pessoas. Até porque nessa lista tem gente com 100 anos, 104 anos, gente que acabou não dando baixa ainda, quer dizer, que morreu, mas não foi dada baixa ainda.

Não dá exatamente para você fazer um cálculo assim, pura e simples matemático, agora há algumas coisas que são interessantes: o eleitorado do clube é dividido em três setores, o primeiro é daqueles sócios que frequentam habitualmente o clube, que vão lá, todo dia, toda semana, frequentam a piscina, jogam tênis, um número mais ou menos de um terço (de sócios). Há um número de um terço, também, que frequentam esporadicamente o clube. Vez por outra vão num restaurante, encontram com alguns amigos, mas não são frequentadores habituais. E um terço dos sócios do clube que são sócios, podem votar porque são remidos, esse último terço não vai ao clube, não tem hábito de ir ao clube. Este último terço é basicamente de gente que frequenta o estádio, vai ao futebol e quase não vai mais ao Parque São Jorge.

Então, acho que a fusão da chapa ajuda muito porque a minha chapa tinha uma boa presença entre os eleitores do futebol que não frequentavam o clube. E a chapa do Paulo, que não é só o Paulo, mas é o Osmar Stabile e o Piovesan, era uma chapa formada por pessoas que habitualmente frequentam o clube. Por isso nós achamos que é uma fusão interessante do ponto de vista também eleitoral.

ANDRES SANCHEZ

Eu tenho uma relação pessoal cordial com o Andres, embora nós estejamos sempre em campos opostos, mas eu tenho uma relação de cordialidade com ele quando estamos juntos.

A questão do Andres hoje no Corinthians precisa ser analisada sob um prisma um pouco diferente. O Andres foi eleito deputado federal, teve uma boa votação, foi o mais votado até da legenda, é deputado que toma posse agora na próxima semana, ou na outra semana, no começo de fevereiro, é deputado da base do Governo, que tem um trabalho enorme num Congresso bastante dividido, então os mais antigos que estão ai vão se lembrar o que que ocorria sempre que um ex-dirigente se elegia deputado. Ele, aos poucos, mais se tornando mais deputado do que dirigente.

Por mais que o Andres queira, e que as pessoas queiram, ele vai ter que se ocupar com as coisas de deputado. Nós lá no Corinthians tivemos vários exemplos, o Silvio e o Juarez vão recordar… mas também não foi só no Corinthians, foi em outros clubes. Então quando se fala do Andres, dizem: “Não! Ele precisa ser diretor de futebol”. Ele tem, a partir do mês que vem, uma vida bastante dura, como deputado. E ser deputado, lá em Brasília, porque não é nem aqui, então a presença dele no Corinthians… ele pode ajudar inclusive no Congresso, porque ele conhece bem os problemas do futebol, então poderá ajudar muito lá, mas seguramente não será um dirigente que se ocupará diariamente das questões do clube, até porque ele não terá condições.

CITADINI PEDE SEU VOTO

Eu quero aproveitar, já que candidato que não pede voto não ganha voto, quero pedir aos sócios do Corinthians, porque você sabe, Calil, é uma dificuldade imensa, embora seja um número pequeno, ele é espalhado pela cidade da grande São Paulo, por cidades do interior e por outros estados, então quem estiver ouvindo, eu gostaria de me apresentar e pedir a eles que me apoiem nessa eleição. Muito obrigado!

6 Comments

  • Me sinto muito confortável em votar em um Corinthiano de coração, que apenas quer o Corinthians cada vez mais forte, sem nenhum interesse pessoal. Não tenho a menor dúvida que com a sua vitória o clube vai dar um enorme salto em credibilidade e principalmente uma administração ajuizada, hoje o clube possui uma administração como se fosse um saco de gatos, sinceramente espero que os associados reflitam sobre o momento difícil que o Corinthians vive ocasionado pela atual gestão. Roque boa sorte e conte com meu voto e da Família Vono associados do clube.
    Corinthians grande para sempre !!!!!

  • Pois é, a eleição está chegando. Há quem aposte que eles vao anunciar os naming rights nas vésperas para angariar votos. Eu não duvido que façam isso. Como não duvido que seja um blefe, e depois, caso eleitos, invetem uma desculpa… Enfim, vamos esperar. Torço pela mudança, principalmente porque o candidato escolhido da turma deles, o tal roberto, é o pior de todos.

  • “… eu gostaria de me apresentar e pedir a eles que me apoiem nessa eleição. Muito obrigado! ”

    Gostei muito do término da sua entrevista Citadini. Isso é humildade, confi.ança e coragem!

    Tenho muita pena porque não estou habilitado a votar. A sua chapa é disparada aquela que quer de fato o bem do Corinthians. Na “situação” rachada nunca vimos posicionamentos claros como na plataforma da sua chapa. Nos ultimos 4 anos da situação sempre vimos interesses pessoais e motivos escusos para locupletar-se financeiramente com o uso do time.

    Força Citadini !! Aos verdadeiros corinthianos que amam o Corinthians de coração: votem no Citadini ! Vocês sabem que ele é o melhor para o clube social e para o time de futebol.

  • Soube quase agora que as urnas eletrônicas fornecidas pela Justiça Eleitoral não poderão ser utilizadas. O que é um absurdo pois está previsto em lei que as mesmas poderiam ser utilizadas em eleições de clubes. Um juiz descumpre a legislação. Mas, você Citadini como poucos sabe dessas armadilhas.

    Urnas eletrônicas particulares são uma temeridade. Principalmente, porque na situação existem profissionais da área: donos de regiões de “jogo do bicho” e do “bingo”.

    A situação não vão querer “largar o osso” de jeito nenhum: é muito grana envolvida. Tenho certeza absoluta que eles são capazes de tudo para manter-se no poder. Aí que reside o perigo.

  • O Milton Neves te entrevistou hoje com uma má vontade hein?

  • Gostaria de saber como irá tratar a natação do Corinthians

Leave a comment