Jan 27, 2015
admin

Entrevista na ESPN

Assista aqui a entrevista concedida ao programa Bate-Bola, na ESPN


CHANCES DE VENCER AS ELEIÇÕES

Estou certo que nós podemos ganhar (as eleições do Corinthians). Nós temos condições de ganhar.

Nós fizemos uma aliança, o Paulo Garcia que era o outro candidato está me apoiando e isso fortaleceu muito. O Paulo tem uma grande presença no clube, é um nome historicamente muito forte.

A nossa chapa tem o apoio de vários grupos, até de grupos que saíram da situação, caso do Luis Paulo Rosenberg, que já esteve até aqui… então nós temos uma campanha em condições de ganhar.

Pode botar que eu vou ser presidente. Estou muito acreditando que nós vamos ganhar as eleições.

Uma das razões que a minha candidatura cresceu, além do apoio do Paulo Garcia e de todos mais, eu sempre fui oposição, é que um grande número de pessoas vinculadas a essa gestão ficara meio incomodadas com a briga que começou lá. Ontem mesmo eu participei de uma reunião em que haviam 20 pessoas, conselheiros e tal, todos oriundos da situação, porque eles não concordavam com o quadro que se criou nos dois últimos anos de atrito por qualquer coisa.

O Luis Paulo (Rosenberg) não quer cargo nenhum na chapa agora. Ele terá um papel importante por duas situações que é preciso reconhecer: na questão do estádio, em que ele foi dos que mais encaminhou, ajudou, desde o início e tal. Talvez depois do Andres, o Rosenberg tenha sido o que teve mais destaque, e ele tem uma contribuição grande a dar em qualquer posição.

Agora deixa eu pedir voto!

Dia sete, eu peço aqueles que são sócios, vamos lá para votar! E aqueles que não forem sócios e conhecerem sócios avisa para ir votar dia 07.

Chapa 11 ! A minha chapa é 11.

RENOVAÇÃO DE GUERRERO

O Guerrero é um grande jogador, deu certo no Corinthians, se acontecesse com o Pato o que aconteceu com o Guerrero nós estaríamos felizes, ele (Guerrero) é um jogador que fará, provavelmente, o último grande contrato dele, então é natural que queira uma condição boa, continuando num clube que deu tudo para ele, também. Qual é o clube do Guerrero? O clube do Guerrero é o Corinthians.

Eu acho que o clube deve fazer todo o esforço para renovar o contrato do Guerrero. Outro dia me disseram: “vão renovar na véspera da eleição”. Ótimo! Pra nós é ótimo. Nós não temos problema nenhum. Se quiser renovar na véspera da eleição, dois dias antes da eleição… pode renovar com qualquer um, eu não tenho problema nenhum. Isso não altera o meu humor e nem me dá um voto a mais ou um voto a menos.

Eu digo para todo mundo: é melhor que já esteja renovado, aliás, deveriam ter renovado há um ano, dois anos atrás. Eu não tenho nenhum problema. Não desequilibra a eleição. O eleitor não pensa assim. Se quiserem renovar na véspera, podem renovar na véspera.

Eu acho que (a renovação) é uma negociação. Não é que você chega e fala: “Eu pago qualquer coisa! O que você quer?”. Não é “eu pago qualquer coisa”. Vamos sentar aqui e ver como nós podemos pagar. Eu acho que dá para acertar, e gostaria mesmo que acertasse, já. Até para que não ficasse para depois da eleição.

TETO SALARIAL PARA JOGADORES

Não tem nada que ter teto. O jogador bom ganha muito, clube que tem dinheiro paga muito. Esse negócio de teto é tudo bobagem. Se o jogador for grande jogador ele pode ganhar, se o jogador só tiver bom empresário, aí é outra coisa, não tem porque chegar no teto.

Porque teto vira piso. Daí todo mundo quer chegar lá em cima. Salário alto é para quem joga muito. É assim, em qualquer lugar. O Neymar, o Messi… a verdade é que não ganham a mesma coisa.

Esse negócio de teto salarial não dá certo em lugar nenhum do mundo.

Essa é uma conversa que existe em todo lugar, na Espanha… isso aqui não dá.

Não tem teto salarial em clube nenhum aqui. Todos os que falam só estão falando para efeito da mídia.

Se o craque é bom, se aparecesse o Rivelino de novo, nós faríamos ao Diabo, porque era um grande jogador.

O duro é pagar salário alto para jogador ruim. Jogador ruim é duro você ver ele em campo e pensar naquele salário.

SITUAÇÃO FINANCEIRA DO CORINTHIANS

O clube vive uma situação singular de dificuldades, porque nós temos uma situação difícil na parte financeira. Isso foi escondido de uma certa forma, procuravam dizer: “Não é isso…”, até que estouraram aquelas ações de dívidas fiscais, onde ficou claro que o Corinthians não estava pagando, estava recolhendo imposto e não estava pagando. Isso gerou uma ação que foi muito onerosa, o clube teve que fazer um esforço grande para não se comprometer mais ainda.

Nós vimos hoje, saiu a relação dos clubes que mais devem, e o Corinthians, tradicionalmente, não ficava naquela posição, ficava bem embaixo e está bem em cima, 3º ou 4º lugar.

Na verdade, nós temos uma crise financeira porque o clube perdeu a mão na área do futebol. Não tem nada a ver com estádio. Ficam dizendo: “Ah! O estádio…”. Não! O Corinthians perde daqui para frente a bilheteria, para pagar um estádio caro como aquele, um estádio bonito, importante, mas isso foi combinado, acertado, então não tem o que reclamar que perdeu a bilheteria agora. Já sabíamos há tempo que nós iriamos perder a bilheteria.

O problema do clube foi que gastou demais, contratou demais, pagou salário demais, pagou comissão demais, para compra, venda, renovação de contrato… contratou muitos jogadores da categoria de base, então, na verdade o nosso aperto financeiro vem daí.

Há uma coisa importante a dizer: clube que está mal de dinheiro, clube que está desequilibrado financeiramente, em geral não ganha nada.

Essa história de: “em vez de pagar imposto, salário eu compro jogador”, de cada dez, um se sai bem nisso. Como regra, o clube ganha quando está com equilíbrio financeiro. No caso do Corinthians a nossa tradição é a de sempre ganhar quando estamos bem de dinheiro.

Eu quero dizer que “estar bem” não é que o clube tem que dar lucro, o clube tem que estar equilibrado. O que não pode fazer é começar a contratar, não pagar salário, isso aí acaba prejudicando.

O Corinthians tem uma vantagem muito grande, eu não sou desses que ficam dizendo, “o clube está quebrado”, isso aí não é comigo, primeiro porque não é verdade. O clube passa por uma certa dificuldade de caixa, e resolverá rapidamente, pelo menos eu espero que se resolva rapidamente.

Eu sei que muitos dos que estão na atual gestão, no passado, qualquer dividazinha diziam: “está quebrado o clube, está falido”. Não tem nada. O Corinthians não está quabrado, não está falido, é um clube grande, é um clube extraordinário, é um clube que hoje tem uma situação até um pouco diferenciada, porque tem uma Arena, belíssima, todo mundo sabe que a nossa Arena é a mais bonita da Copa, é a Arena que dá para ver todos os cantos do campo, que dá para ver o jogo – precisa ser explorada bem, precisa ser “americanamente” explorada.

Quando eu quero dizer “americanamente”, é que os americanos sabem fazer isso, não é como nós que temos uma dificuldade… não tem lanchonete, não tem restaurante… então no Corinthians, lá tem tudo, tem condições de ter tudo. Nós temos estacionamento, duas estações de metrô. O Corinthians agora tem uma condição melhor com a Arena, além da questão futebolística. O Corinthians pode transformar a Arena num grande divisor nas competições que ele tem. E nós já vimos que qualquer um lá ‘treme a perna”, “bambeia a perna” quando chega lá, qualquer outro time tem dificuldade. Isso daí é algo muito positivo para o Corinthians, que nós devemos pensar em explorar bem.

Então as nossas dificuldades na área financeira, que apareceram, estão aí, eu tenho certeza que com um pouco de juízo, rapidamente se resolverá. E o clube, considerando que nós recebemos muito mais dinheiro que os outros – o que é justo – recebemos mais dinheiro da televisão, da publicidade, de tudo, o que também é uma coisa justa, nós vamos ter condições, nós e o Flamengo, embora eu entenda que deveríamos receber mais que o Flamengo, mas a verdade é que o clube tem condições de ser um clube diferenciado numa situação de equilíbrio financeiro.

O VETO DE DILMA

O veto, embora tenha surpreendido, na verdade, os que estavam bem informados sabiam que viria o veto.

É sempre ruim discutir dívida. Os clubes estão devendo e é engraçado o futebol, quando alguém diz: “fulano vai entrar em juízo”… daí dizem: “Ah, não! O futebol não pode! Não pode porque a FIFA não deixa, os clubes são entidades privadas…” (o que é verdade), não é bem como eles definem, porque os clubes são entidades privadas, mas que tem uma natureza pública clara.

Quando se apertam, correm para o Governo! Essa também é uma regra.

Eu acho que tem que acabar esse círculo de: deve, o Governo ajuda, volta a ter dívida, o Governo ajuda… esse círculo tem que acabar.

Então, eu vejo que encontrar um ponto de compromisso dos clubes – eu estou falando isso em meu prejuízo, porque dia 08 a gente assumindo a presidência, se tivesse sido parcelado da forma como estava ali, seria uma maravilha receber essa herança.

Mas o Corinthians, pelo tamanho e responsabilidade dele, que ele tem na sociedade e no futebol, é justo que ele tenha uma posição até diferente dos outros.

Os clubes precisam encontrar um equilíbrio.

Sempre me incomodou os clubes que não pagam o INSS, não depositam o FGTS, não pagam salários e compravam jogadores que o Corinthians estava disputando para comprar. Sempre me incomodou isso. Isso daí era um golpe desses clubes muito grande. Quer dizer, o cara não paga o Governo, não paga salário, não paga FGTS, não paga INSS, vai lá e disputa jogador com o Corinthians.

O torcedor até nem entende. Muitos torcedores, no futebol é esquisito isso, mas é verdade, falam “Ah! Não pague, vá lá e compre o jogador”, mas não é isso não.

Aliás, vamos falar a verdade, isso não é clube brasileiro. Todos os clubes são assim, no mundo inteiro. Se você pegar a Espanha, a cada cinco anos o Governo tem que fazer um plano de salvação dos times de lá. E faz uma coisa generosa… o próprio Real Madrid, houve aí uma operação que se fizessem aqui… o Governo comprou um terreno, pagou um preço como se tivesse ouro a cada cinco centímetros do terreno… o Barcelona também. Eu estou falando dos times espanhóis, mas posso colocar os italianos também. Teve uma lei “Salva Calccio”, que foi um negócio que se tivesse aqui todo mundo bateria em nós na rua, mas lá teve, aliás tivemos várias. Até na própria Inglaterra, que agora estão todos com dificuldades, tanto que lá são clubes- empresa que há dez anos dão prejuízo. Me pergunto com um clube que é empresa há dez anos dá prejuízo? Não divide dividendos para os seus donos. Então a verdade é que boa parte deles não é para dar lucro mesmo, então aí é outro problema que não é problema nosso.

Os clubes precisam aqui, pela importância que tem o futebol, dar o exemplo também. Nós vivemos também de exemplos: vamos passar um certo aperto, mas não vamos atrasar o FGTS, não vamos atrasar a Previdência Social, que precisa tanto. Então eu acho que o Governo tem direito de chegar e falar: “espera aí. Eu vou fazer um programa aqui que vou perdoar uma série de coisas”, que também faz para empresa privada, também não vamos achar que são só os clubes, esse que foi negado para os clubes teve coisa para empresa privada pior do que isso, mas precisamos dar o exemplo, então é justo que o Governo diga: “vamos acabar esse círcuo viciado de dívida, perdão, dívida…”.

Eu acho também que é uma coisa boa, tem um lado bom que ninguém destacou: o futebol brasileiro só vai sair dessa ressaca que está depois da Copa, embora ninguém assuma, nós vivemos um momento difícil para o futebol. Nosso futebol teve uma derrota esportiva, técnica, teve uma derrota em todos os campos, não foram os sete a um. Nós estamos derrotados desde a Copa da África do Sul. Nós não temos time, a nossa Seleção só tem o Neymar, que fora o Neymar ficam jogando confete: “joga no Manchester, joga não sei no que lá…”. Isso não quer dizer nada, é tudo jogador médio. Nos perdemos como futebol a linha de frente, por mais que enfeitem o jogador: Ah! Esse daí fez três gols o ano passado…”, pode brigar por ele.

Eu falo assim sobre o Corinthians, nós caímos numa arapuca, inventaram tanto que esse Pato era jogador que o Corinthians gastou o que gastou. E nós deveríamos ter visto que aqueles negócios que falavam não eram (verdade).

O Pato é o Pato que está no Corinthians, o Pato que está no são Paulo, é o Pato que não deu certo no Milan. Infelizmente é duro falar isso porque nós temos um contrato para pagar com ele e ninguém quer, também.

Ontem um torcedor me parou e disse: “vende o Pato por R$ 40 milhões!”. Eu falei: “procura alguém por R$ 4 milhões que já está bom.”. Não tem.

Eu estava falando sobre a importância que foi o Governo ter vetado. O futebol só muda, nesse quadro que nós temos, por dois locais: pelos clubes ou pelo Governo.

Não tenha esperança de CBF, Federação… não tenha esperança nenhuma disso daí. Isso daí não muda nada. Tudo o que falarem para vocês, podem ter certeza de que não é para mudar, porque a estrutura do nosso futebol no campo das federações e confederações é medieval, nós temos uma estrutura pré-revolução de 30 no Brasil, é quase isso.

Ontem eu vi uma matéria do quanto os clubes gastam para sustentar a Federação. Tem cabimento nós sustentarmos Federações? Quem deve sustentar a Federação é a CBF. Ela que sustente a Federação Carioca, Paulista, Mineira, não nós, os clubes. O Corinthians pega 5% de todos os jogos dele e vai para a Federação. Por que? Qual é a explicação que me dão? Nós já pagamos tudo lá. Pagamos quando registra, quando transfere, quando não sei o que lá, porque temos que dar uma “bolsa” para a Federação?

O Governo que deve olhar isso. Na verdade nós mudamos pelos clubes ou pelo Governo. E os clubes devem trabalhar para que o Governo mude o futebol. Por exemplo: eleição na CBF. Nós não podemos ter essa eleição biônica, que elege o presidente da CBF, onde o voto da Federação do Acre vale tanto quanto o voto da Federação Paulista e o do Corinthians. Tem que ser como em qualquer país do mundo. Quem vota? Votam os clubes. Até aceito voto “um a um”. Em alguns países, como na Itália, há uns votos qualificados, então Inter, Milan, etc., valem mais, eu não estou querendo isso, mas tem que ser “um a um”.

Outra coisa, não tem que ter reeleição. O Corinthians tem que brigar para mostrar à população e para os clubes que foi uma coisa importante que o Corinthians tomou coragem de fazer: acabou com a reeleição. Os outros deveriam nos seguir. É uma coisa que o Corinthians deveria fazer e brigar. Vejam o exemplo do Corinthians, tem eleição agora, seu for eu, espero que seja eu o eleito, três anos de mandato e tchau! Vem outros aí e é isso mesmo. Mas quem tem que fazer isso é o Governo.

Não pense que a CBF vai querer acabar com aquela coisa monstrenga… mais ai dizem: “ela (CBF) é privada”. Não é privada. É privada com uma natureza pública. Vão ensinar Direito para outro! Ela não é uma entidade que pode fazer qualquer coisa e fica por isso mesmo.

Então, o Governo ao vetar disse o seguinte: “eu também entrei no jogo!”. Isso nós não tínhamos desde os primeiros seis meses do Governo Lula. Depois dos primeiros seis meses o Governo achou: “Ah, não… vamos nos acertar com esses cartolas aqui.. tá bom, está tudo bom assim.. é melhor ter ingresso para jogo, vamos levar a Seleção pra lá, pra cá…”.

Foi a primeira vez que o Governo, depois de doze anos, disse: “olha!Não é isso não. Eu quero ter uma intervenção diferente”.

Espero que os clubes, e aí estou falando como quem está candidato a Presidente do Corinthians, que os clubes também deem as contribuições deles. Estão dando, olha, tivemos as eleições do Palmeiras, o Palmeiras teve eleição direta, o Corinthians tem eleição direta de sócios, o São Paulo não dá para ter, o Santos, a mesma coisa. Então os clubes estão mudando, que mudem as Federações.

3 Comments

  • A diferença entre as entrevistas do Citadini e do tal Roberto, é que o Citadini apresenta propostas, e o Roberto só dá desculpas. Vai Corinthians, Vai Citadini. Eleições próximas.

  • Força Roque! Espero que você limpe essas comissões, esses empresários e afins! E convence o Rosemberg a aceitar o cargo no Marketing, ele vai ser a parte mais importante pra acumular receita e revolucionar o Corinthians de novo!

    Grande abraço e boa sorte dia 7!

  • A diferença entre os dois candidatos é enorme. De um lado propostas claras, do outro um obscurantismo total.

    Mas abre o olho Citadini. Eles não vão largar esse osso de mão beijada. Vc sabe que são muitos interesses financeiros envolvidos e eles não tem nenhum compromisso com a verdade. Exemplo: um advogado mentiu ao pedir a palavra numa Mesa Redonda no domingo passado em que vc participava como candidato. Falou que o Corinthians tem pelo 70% dos direitos de todos os jogadores da base. Todo mundo sabe que isso é uma mentira deslavada. Tanto que na quarta-feira seguinte, Mario Gobbi disse na ESPN que o Corinthians tem 30% do Malcom. Se for mentira, é preciso dizer que é mentira. A posição da sua chapa com relação ao sr. Fernando Garcia tem que ficar bem clara, Essa questão será levantada no domingo próximo na entrevista naquele lixo de programa. Eu confio nas suas posições e entendo que é necessário compor. Achei muito boa a composição com Rozemberg, com Paulo Garcia, e a última com Ilmar. Eles vão atacar todas as brechas. É preciso estar preparados e, se for preciso, bater forte de volta e falar a verdade em tom alto e bom som.

    Na situação atual, você é a nossa única esperança de nos livrarmos dessas pessoas que estão saqueando nosso Corinthians.

    Força Citadini !! Vai Corinthians !!!! Vai Citadini!!!!

Leave a comment