Feb 3, 2015
admin

Citadini e Rosenberg no programa Baita Amigos

Veja a entrevistas dadas por Roque Citadini e Luis Paulo Rosenberg ao programa Baita Amigos, do Neto.


RAZÕES PARA APOIAR ROQUE CITADINI (Chapa 11)

A verdade é que hoje nós estamos começando um ano em que as dificuldades financeiras vão ser muito grandes, vai precisar muito emprenho, muita obediência lógica, muito talento…

(Explicando “obediência lógica”) é exatamente isso (saber onde se gasta dinheiro). O primeiro ligar em que se coloca dinheiro é em pagamento de impostos. Por mais delicado que seja o assunto, por menos que a gente goste de fazer, o jogo começa por ai.

Então vai se exigir da direção do Corinthians, nos próximos anos, muito talento, muita ética.

O Citadini é uma pessoa que tem uma história no Corinthians. É uma pessoa que profissionalmente trabalhou com Tribunal de Contas, então é muita exposição, é saber o que é controlar dinheiro, é saber como se faz a Lei ser cumprida, e precisava ter a legitimidade de ter sido bem sucedido no futebol, uma pessoa de trato fácil…

APOIO DE PAULO GARCIA A CITADINI

Na semana em que eles resolveram se aliar, as últimas estatísticas, pesquisas de opinião, mostravam o seguinte: o Paulo ainda estava acima do Roque, só que o Paulo estava cedendo espaço e o Roque crescendo muito, com o candidato da situação estabilizado –os “amigos” de sempre, e fim – então partiu do Paulo, exatamente com essa visão empresarial, essa grandeza, a percepção de que era mais fácil carregar uma campanha em cima do Roque do que nele.

Eu acho que agora com o Roque aliado com o Paulo, que é uma pessoa, assim, desprendida, uma pessoa que não tem a vaidade de dizer: “Não! Eu vou ser o presidente.”. Se o Roque cativa mais o eleitor, se o Roque tem uma história no futebol – que é importante sendo Corinthians – e nós vamos estar todo mundo unidos no mesmo projeto, deixa de lado vaidades pessoais, deixa de lado o desejo: “eu quero ser Presidente do Corinthians porque eu quero ser presidente do Corinthians, porque eu estou cansado de vender carro…”, foi muito importante e eu tenho certeza que nós vamos construir um negócio bacana.

POR QUE O CITADINI MERECE SER PRESIDENTE DO CORINTHIANS

É uma pessoa que se preparou para isso a vida inteira. É uma pessoa que está cercada de gente muito competente. Por exemplo: um dos candidatos a vice dele, o Emerson Piovesan, foi a pessoa que a gente encontrou, quase que como um… ele cuidava, naquela desmanchada que foi o final de gestão do Dualib, ele estava lá cuidando para que as coisas fossem feitas (de maneira correta). E foi impressionante, ele abriu todo o jogo antes da eleição para todo mundo e entende do assunto.

É um cara que se alguém mandasse ele não pagar imposto, ele não obedeceria.

Então, eu acho que esse é um aspecto importante, é uma renovação de alguém que volta com um cabedal, muita de gente, de advogados, desembargadores, mercado financeiro, apoiando.

Eu acho que vai ser muito mais fácil o Roque, com essa transparência que ele tem, o respeito que ele tem profissional, atrair dinheiro para o Corinthians. E ele diz muito bem: “eu vou equilibrar o orçamento, mas primeiro eu vou buscar toda a receita possível, para ter certeza de que não estou fazendo um ajuste meia-boca”. E tem como compromisso no programa dele nunca atrasar pagamento.

O EXEMPLAR COMPORTAMENTO DE CITADINI COMO OPOSICIONISTA

O Roque mesmo sendo oposição, tinha uma posição de estadista. Ele olhava o interesse do Corinthians. Então ele investigava, cobrava, etc. Chegava no final ele dizia: “grande projeto! Está aqui minha aprovação”, e votava a nosso favor.

CONDUTA DO CITADINI NO CASO MSI

Quando o Kia veio com a proposta, e ele levou ao Conselho, só 12 pessoas votaram contra, foi a única vez em que eu estive junto com o Citadini até hoje.

Nós dissemos: “isso aqui é lesivo para o Corinthians, esse contrato é um desastre”, etc, e ali ele se separou do Dualib.

Na verdade, caracterizou uma posição de independência, que muitos dos nossos “Renovação e Transparência” não tiveram.

HONESTIDADE DE CITADINI

Então ele tem uma posição muito respeitável e o cargo dele exige isso.

Você está no Tribunal de Contas de São Paulo, você está controlando SABESP, DERSA, tudo quanto… e nunca teve uma acusação de nada contra essa pessoa (Citadini).

CITADINI GANHA A ELEIÇÃO NO CORINTHIANS?

Quando a gente começou ele estava em terceiro lugar, nem parecia que iria ganhar, mas mesmo que perdesse, estava ali na rua uma campanha que tinha um programa, que tinha gente séria, que não protege os amigos.

Ninguém vai ser candidato porque é meu amigo ou amigo do Roque. Se fazia uma luta em volta de um programa. Graças a Deus deu certo, principalmente por causa da adesão do Paulo – se o Roque ganhar essa eleição, o grande eleitor, sem dúvida, é o Paulo – foi um homem duma grandeza, dum corinthianismo totalmente louvável, ganhar tem que ser uma consequência de você saber transmitir a sua mensagem, e o Roque está fazendo isso muito bem.

Você sabe que campanha, o importante é você sentir em que trajetória você está, e o Roque está ganhando adesões, ganhando espaço o tempo todo, até pelo carinho e respeito com que vocês da imprensa o tem tratado. O jornalista esportivo sente quando a causa é boa, quando tem alguma novidade importante chegando.

Mas é uma eleição dura.

Então, eu acho muito importante ter uma liderança como a do Roque, e acho que o eleitor está percebendo isso e ele tem chance de ganhar, mas não é fácil não, tem que trabalhar muito.

POR QUE NÃO VOTAR EM ROBERTO ANDRADE

O outro (Roberto Andrade) eu estou vendo que nesses dois últimos anos detonou uma grana no futebol inacreditável!

Aliás eu não sei nem como é que ele está participando de contratação. Ele não é nada hoje no Corinthians. E ele vai lá e contrata jogador e não sei o que. Daí precisa vir o presidente e dizer: “Espera ai, aqui ainda tem quem manda”.

Eu acho que está numa hora de renovação mesmo… e de transparência, que é votar no Roque, que é tirar o time, é botar gente nova, é botar uma mentalidade nova e voltar a crescer.

Potencial para isso nós temos, mas o que precisa? Precisa preservar o futebol das influências políticas, preservar o futebol das sacanagens, das vendas antecipadas dos empresários que ganham por tudo quanto é lado e cuidar da administração para que o jogador quando lhe para a diretoria diga: “Está ai gente que eu sei que vai pagar o meu salário. Está ai gente que eu sei que posso respeitar”.

1 Comment

  • A.R. Citadini,

    Minha dúvida está relacionada ao seu comportamento em relação à atual situação.

    Quero saber, no caso de vitória sua, se desvinculará totalmente de todos os que atualmente comandam o clube ou tentará uma aproximação com os que possam ter trabalhado em favor do clube. Pode me responder?

    Penso que você é a melhor opção, mas entendo que muita coisa foi feita nos últimos anos que fizeram o Corinthians crescer.

    Boa sorte!

    Marcos.

Leave a comment