Feb 6, 2015

Uma agenda corinthiana para o futebol mudar.

Corinthians deve renovar futebol no Brasil, diz Citadini

ELEIÇÃO
Candidato à presidência do clube critica estrutura do esporte no país

ALEX SABINODE SÃO PAULOAntonio Roque Citadini, 64, não tem fotos de títulos do Corinthians na parede de seu apartamento no bairro da Bela Vista, em São Paulo.

A imagem é do atacante Edílson com a bola parada sobre a nuca na final do Campeonato Paulista de 1999 entre Corinthians e Palmeiras.

Foram as embaixadinhas que detonaram uma batalha campal no Morumbi.

“Há alguns momentos que ficam mais na memória do que o título em si”, relembra.

Neste sábado (7), Citadini vai tentar ser presidente do Corinthians, cargo hoje ocupado por Mário Gobbi. Candidato da oposição, ele enfrenta o situacionista Roberto de Andrade.

O discurso dele é colocar contas em ordem, montar time competitivo, conquistar títulos. Mas não apenas isso.

Citadini quer usar a presidência do Corinthians como plataforma para mudar o futebol brasileiro. “O futebol só muda pelos clubes ou pelo governo. O Corinthians sempre teve força inovadora. Falamos de democracia quando não havia democracia. Não temos problema em olhar para o futuro com perfil de mudança”, diz.

A crença de Citadini é poder liderar um processo de modernização a partir do Parque São Jorge. “Se o Corinthians defender um conjunto de mudanças, duvido que não atraia gente e não atraia apoio. O clube tem o poder de romper com essa mesmice que vivemos no futebol.”

Vice-presidente de futebol na época em que o presidente era Alberto Dualib (1998-2007), Citadini ficou conhecido por não ter papas na língua. Característica que pretende manter no cargo mais importante do clube.

Para ele, o presidente eleito da CBF, Marco Polo Del Nero, é “biônico, como nos tempos da ditadura”. As federações estaduais são meros “escritórios da CBF” e não possuem qualquer importância.

Ele quer que a eleição para o comando do futebol seja feita pelos clubes que disputam os torneios nacionais. E sem direito a reeleições.

“Sem desrespeito, mas o [voto do] Corinthians não pode valer menos que o da Federação do Acre. A Federação do Acre não deveria participar de nada. Os clubes, sim”, opina.

Não que pretenda negligenciar o que acontece dentro de campo no Corinthians. “Os títulos virão”, garante.

O OUTRO CANDIDATO

Folha pediu também uma entrevista ao candidato da situação, Roberto de Andrade. Alegando estar com a agenda lotada antes da eleição, ele disse que não poderia atender à reportagem.

3 Comments

  • Boa sorte na eleição de amanhã, Citadini. O Corinthians precisa de você na presidência. Grande abraço.

  • Amanhã vou estar no clube para votar, farei minha obrigação de Corinthiano, espero que ocorra tudo bem, rumo a vitória Roque até amanhã.

  • kkkkkkkkkkkkk

    Quer mudar o futebol???

    Essa pantomina vai até a Globo oferecer uns $$$ a mais…esquecem tudo o que disse….

Leave a comment