Mar 6, 2015

Mata-Mata e mudanças de Cotas são medidas contra o Corinthians.

Duas questões de grande importância para o futebol estão em foco nos dias atuais: a volta do sistema “Mata-Mata” para o Brasileirão e uma rediscussão sobre as cotas de TV dos clubes que disputam a competição.

A decisão de manutenção (ou mudança) destas duas questões terá grande importância para o futuro do futebol Brasileiro.

As duas propostas em discussão -e suas mudanças- são terrivelmente prejudiciais ao Corinthians. E as duas estão interligadas.

O sistema de pontos corridos é o ideal para os clubes estáveis, com grande estruturas e que precisam ter calendário o ano todo. Mesmo quando não tem bom resultado nas competições, a estabilidade dos jogos programados dá um caminho seguro para os clubes.

É assustador que entre os clubes que desejam mudanças no sistema atual de pontos corridos esteja o Corinthians, conforme informa o Estadão de hoje. Só mesmo uma completa falta de noção do esporte moderno pode levar uma Diretoria, incrivelmente frágil, a trabalhar contra os interesses do Clube. No Mata-Mata, quem não está nas finais vive um terror, incluindo os clubes grandes, como o Corinthians. Sem competições, os clubes ficam longos períodos sem receita, e isso acaba por debilitar toda a estrutura. O sistema favorece os clubes médios que, vez por outra, montam equipes competitivas -quase sempre com presença estranha de empresários- e vivem momentos de glória.

Quem não lembra do São Caetano? E o Ituano?

Ao Corinthians interessa disputas o ano todo e que façam jus à estrutura que o clube possui.

Na mesma onda de mudanças está o projeto dos clubes de rediscutirem as cotas que recebem da TV.

Pela primeira vez, após um longo período de injustiça, a TV passou a pagar os clubes de acordo com seu retorno de mercado. Aquela antiga tabela do Clube dos Treze que igualava clubes de tamanhos diferentes foi substituída por uma regra muito clara. Corinthians e Flamengo -por medida de total justiça- passaram a ganhar da TV o que dão de volta para a TV. Os clubes médios tiveram suas cotas médias e os pequenos também recebem de acordo com seu tamanho.

O que querem os clubes?

Voltar ao velho sistema e tomar parte das Cotas dos grandes (Corinthians e Flamengo) e redistribuir aos médios. Os pequenos pouco ganharão.

Seria péssimo para o Corinthians voltar a ser tungado na distribuição do dinheiro da TV.

Espero que o Corinthians, mesmo com uma Diretoria assustadoramente fraca, não ceda ante a essas questões de tanta importância.

As duas medidas estão interligadas, é bom repetir.

Ao Corinthians serve os pontos corridos e a distribuição de cotas ligadas ao Mercado.

19 Comments

  • Perfeito!

    Diretoria risível.

  • Mudança de quota de distribuição ? O SPFC outro dia, na libertadores, ficou em segundo lugar, perdeu pro Gugu de goleada, e quer distribuição igual? Que história é essa? Se o Corinthians dá mais lucro para TV é justo que a contrapartida do Corinthians seja maior. Ou você quer que o time que mais têm assinantes do PFC receba igual ao que têm menos assinantes… Que isso…

  • Quanto aos pontos corridos, existe uma saída híbrida que agrada a todos. Mantém o sistema pontos corridos, e faz uma final entre o vencedor do primeiro e segundo turno. Simples assim. Roque, divulgue essa ideia, é a solução intermediária.

  • Olá Citadini.

    Discordo de vc na questão dos pontos corridos, acredito, e digo isso a amigos a anos, que os pontos corridos vão a medio e longo prazo acabar com o futebol brasileiro.

    E eu estava com a razao, veja a qualidade dos nossos times, a situação dos jogadores, a estrutura como ficou. E esportivamente, não sabemos mais quem é jogador bom, de decisão ou aqueles que só pensam nos 3pontos e segue a vida…

    Pontos corridos podem ser justos, mas eles tiram da competição a disputa justa, a final, o jogo grande, o enfrentamento de times que lutam pela mesma coisa. Quantas vezes ja vimos um time disputando o titulo contra um que não quer nada com nada ou quer prejudicar o adversário, etc?

    Mais que ficar 2 ou 3 semanas sem jogar, esse tipo de situação eu acho muito pior.

  • E essa diretoria fraca fez em 6 anos o que vc e Dualib não fizeram em 20, correto Citadini?

    • Vinicius, ao se referir sobre coitas de HOJE que não eram feitas na gestão do Citadini, você deve estar se referindo ao “fatiamento” de jogadores da base com empresários e ao brutal endividamento do clube, que fez caixa por conta dos tributos não recolhidos, que geraram uma Ação Criminal (arquivada) contra o ex presidente do clube, e uma multa fiscal absurda ao Corinthians. Só pode ser isso, né? Tudo têm um porquê. Nada ocorre por acaso. Na administração do Citadini isso não aconteceu.

      • Não tinha dívidas? Tem certeza?

        • Sim, tinha dívidas, é verdade. Mas as dívidas do passado não chegaram a essa proporção que está hoje, tampouco geraram uma ação criminal por sonegação tributária, como aconteceu ano passado.

          • João Ricardo, procure na história do futebol brasileiro quantos clubes e seus diretores sofreram uma ação criminal por sonegação tributária (com dívidas substancialmente maiores do que o devido pelo Corinthians, e inclusive réus confessos) e depois poste o resultado de sua pesquisa aqui. Você vai se surpreender com o que encontrar.
            Vale lembrar que os valores que foram cobrados do Corinthians e que motivaram a ação penal, também datavam da época do Dualib, sendo que pelo menos dois parceiros anteriores haviam zerado as dívidas, conforme notícias da época.
            E com relação a base, o único jogador que efetivamente deu lucro para o Corinthians, foi o Willian. Os demais que foram bem vendidos, já eram de épocas de parcerias.

        • E só para complementar, naquela época o corinthians lucrava com jogadores formados nas suas categorias de base, coisa que hoje em dia dificilmente acontece.

        • Mas se haviam dívidas da época do Dualib, porque o Ministério Público não incluiu na Ação Penal os administradores da época? Parece incoerente… Quanto aos jogadores, sim, o último foi o Willian, na administração do presidente Clodomil Orsi, e até onde sei, no período anterior ao Willian não havia fatiamento, e houveram sim, jogadores vendidos sem ser de parcerias, mas revelados no corinthians: Edu, Silvinho, Kleber. Esses 3 quando o Citadini era diretor do corinthians.

          • Essa pergunta você tem que fazer ao Min. Público e não a mim.
            Dos jogadores que você citou, Edu e Sylvinho saíram quando a HMTF cuidava do futebol e o Kleber saiu depois do fim da parceria mas seus direitos federativos (pelo menos uma boa parcela) ainda pertencia ao grupo.
            Você tem razão, não existia fatiamento, mas a ação dos empresários era bem diferente do que é hoje. A Lei Pelé ainda não havia “pegado” e esse nicho de mercado não estava sendo explorado.
            Não adianta nesse momento ter uma visão Pollyana da situação, e achar que de um lado todo mundo é bonzinho e anjinho, e do outro todo mundo é bandidão e pilantra.
            A grave crise administrativa e financeira que o Corinthians atravessa, só será superada quando todos os lados dentro do clube se sentarem e se unirem em busca de uma solução de consenso entre todos, apena buscando o bem do Corinthians e deixando de lado qualquer vaidade e projeto pessoal.
            Quer um exemplo? Durante a campanha, o candidato a vice na chapa do Citadini, Osmar Stabile, disse que se fossem eleitos resolveriam a questão dos NR da Arena em menos de um mês e por valores maiores do que a atual administração estaria pleiteando, pois já tinham a empresa interessada. Por quê ele não apresenta essa empresa agora? Ou era só bravata de campanha, mais preocupado com seu projeto pessoal do que com o clube?
            Sei que é difícil, mas quem ama o Corinthians de verdade não deveria deixar a vaidade de lado em prol do bem maior do clube?

  • Ah, mais uma coisa. Ontem teve jogo pela Copa do Brasil transmitido pela Fox Sports 2 para todo país. Maringá 2 x 0 Madureira….rs. Abraço a todos.

  • “… O sistema favorece os clubes médios que, vez por outra, montam equipes competitivas -quase sempre com presença estranha de empresários- e vivem momentos de glória…”

    Caro Citadini, na prática o Corinthians atualmente é um clube de empresários. Fato.

    E também num certo sentido o Corinthians atual encaixa-se naqueles clubes que “… vivem momentos de glória …”. Na gestão do presidente Andrès Sanchez, o então diretor de futebol Mario Gobbi não cansava de dizer a toda hora que “futebol é cíclico”. À parte baixa do “ciclo de títulos” corresponde à parte alta da “colheita” de $$grana$$ dos empresários.

    Então é claro que a diretoria atual vai apoiar Mata-Mata.

    Quanto às cotas da TV alguém tente explicar qual é o esquema. Com certeza tem.

    • Concordo integralmente.

      O Corinthians continua com um Conselheiro que é empresário de vários jogadores. E que, com uma tremenda cara de pau, prejudica o ambiente do time exigindo que um de seus jogadores (Petros) seja escalado como titular.

      E o que é muito pior, ninguém que participa da política do clube grita perante essa situação absurda. É o silêncio dos bons. Não existe ninguém no clube que faça alguma coisa para evitar essa situação que fere os estatutos do clube. Acho isso deplorável.

      Isso só prova que os diretores que lá estão são – de fato – os donos do Corinthians. Se o nível deles é desastroso, é outro problema.

      Também concordo com a falácia do tal de futebol é cíclico. Para o Barcelona também é cíclico mas a média do ciclo é num nível bem alto. Bem diferente do que ocorreu conosco: num ano ganhamos tudo e no ano seguinte ficamos brigando nas ultimas colocações do Brasileirão, quase correndo o risco de cair para a série B.

      É que a colheita foi exagerada, né?

  • A atual diretoria parece bem fraca mesmo, mas nos últimos anos várias conquistas podem ser em boa parte creditadas ao grupo que ela representa. Mesmo a política atual de distribuição da grana da TV não foi conquista de uma diretoria com a presença do Citadini, O tal conselheiro-empresário, ou muito me engano ou apoiou o Citadini na última eleição! Então as coisas no PSJ têm bem mais tons de cinza (+ de 50 – rs) do que às vezes se diz. Também sou contra a fórmula do mata-mata. Ela já está presente na Copa do Brasil. Uma eventual final, ano passado, do campeão do 1.º turno x campeão do 2.º turno seria Cruzeiro x Corinthians!!! Mas poderia ter acontecido coisas totalmente diferente com essa fórmula.

    • O “apoio” do Paulo Garcia ao Citadini no finzinho da campanha para as ultima eleição precisa ser explicado. Eu não entendi. Erro estratégico? Não sei.

      A contradição é óbvia para todos: fala que é contra empresário mandando no clube mas logo depois recebe apoio do irmão do conselheiro-empresário.

      A meu ver, a diretoria atual e o grupo que lá está são a médio/longo prazo um mal imenso ao Corinthians. Porque? Porque eles locupletam-se com o dinheiro que o Corinthians aufere. Zerando o caixa. Com Dualibi/Nesi Cury foi assim, com Wadih Helu a mesma coisa, para falar só dos maiores.

      Citadini fez parte da gestão Dualibi sem dúvida. Mas sempre vi o Citadini como um corinthiano de verdade. Com o mérito de ter que aliar-se a gente da pior espécie para poder ajudar o Corinthians. Não conheço pessoalmente o Citadini, mas ele passa credibilidade e a conduta dele no caso MSI foi crucial para isso. Uma pessoa honesta e que de fato quer o bem do Corinthians. Dualib, Nesi Cury, Wadih Helu sempre aproveitaram-se do Corinthians e tenho sérias dúvidas se eram corinthianos ou se por acaso gostavam de futebol.

      Quanto à diretoria e o grupo atual, acho que até Wadih Helu e Nesi Cury estremecem no túmulo com a agressividade e a cara de pau de seus rebentos. No passado, o Corinthians tinha um sócio bem participativo – Ivo Noal – que controlava o crime de contravenção na Zona Oeste da cidade de São Paulo e cujo filho também jogava na base do Corinthians, mas não tinha bola suficiente e deu em nada. Mas *jamais* Ivo Noal fez parte da diretoria. Afinal, Corinthians não é um clube pequeno como o Bangu Atlético Clube, cujo presidente – Castor de Andrade – era o famoso lider dos principais bicheiros do Rio de Janeiro.

      Mas o grupo atual tem a desfaçatez de colocar um vice-presidente com características idênticas às do Ivo Noal. Com a diferença de que o controle é na Zona Norte e que o filho do atual vice-presidente recebe salário do Corinthians para ser reserva num clube da segunda divisão de Portugal. É claro que com essas características, esse indivíduo não vai entrar em “jogo” para receber ordens. Ou seja, o atual vice-presidente é quem vai de fato mandar. Na surdina, mas vai mandar. O presidente do Corinthians eleito há muito diz-se empresário do ramo automotivo mas na verdade é (ou foi) vendedor. Absolutamente nada contra os vendedores. A pergunta óbvia é: porque ele mente sobre a sua profissão? Será que para passar a idéia de que empresário não precisa de dinheiro? Eu conheço diversos que estão falidos.

      Imaginem. Se o presidente e o vice tem esses curriculums, é melhor nem pensar nos demais.

      Estou muito desanimado com o Corinthians e às vezes dá muita vontade de parar de torcer. Espero que isto ocorra só comigo e que o clube continue aumentando seus torcedores. Espero que o Citadini não desanime.

      No final das contas – como esperado – o “apoio” do Paulo Garcia só atrapalhou. Ainda não entendi a razão de tal “apoio”. Mas vendo de fora, era melhor ter perdido sem o Paulo Garcia e ter marcado uma posição de transparência bem clara para as próximas eleições.

  • Tb concordo com a manutenção dos pontos corridos.embora em alguns campeonatos o campeão eh definido cedo…o spfc tb eh a favor dos pontos corridos…qto as cotas qm da mais audiência tem q receber..se os clubes querem ganhar mAis q seus torcedores liguem mais a tv pra assistir jogos

  • Perfeito Citadini!!!!! Sem mais…

Leave a comment