May 31, 2012

Todos ganharam! O futebol perdeu!

Chegou ao fim (?), com um acordo entre todos, a briga judicial entre o jogador Oscar, o SPFC, o Inter/RS e o empresário Giuliano Bertolucci. A Justiça nada decidirá,  pois as partes  se acertaram.

Todos proclamaram vitória, numa demanda onde o único derrotado foi o futebol brasileiro. O Blog do Birner, que cobriu todos os lances da briga judicial, diz ” acordo de 15 milhões foi uma vitória do São Paulo contra Oscar”. O Juca, em seu Blog,  não diz isso, e provoca: “afinal, se era tão líquida e certa a vitória são-paulina, por que o acordo antes do julgamento ? ”

Mas o certo é que o acordo, sem decisão judicial, abre espaço para qualquer um (e todos) proclamarem vitória. E, de uma certa forma, todos ganharam. Mas, e o futebol?

Este blog já havia antecipado (23/05) o perigo deste acordo e adiantado:” É o que há de pior em matéria de solução deste caso. O melhor seria a Justiça chegar até o final e proclamar quem está com a razão.O acordo atende as partes mas não ao futebol”.

Está ai o grande derrotado: o futebol brasileiro. Explico numa forma popular.

Há, no Brasil,  um “mercado paralelo” de jogadores de futebol, do qual participam “empresários”, “agentes” e “bancos”. Estes “investidores” são donos de parte do passe (agora chamado direitos contratuais) dos jogadores. Ocorre que estes contratos – onde aparecem os ditos empresários – segundo a Fifa não têm qualquer valor. E não precisam ser respeitados pelos clubes. Diz a Fifa que o único contrato aceito é entre o jogador e o Clube. E todos os direitos contidos só podem ser deles.

Mas, no Brasil, criou-se este “mercado paralelo” condenado pela Fifa e não contemplado na legislação brasileira. Sua única garantia é a palavra de dirigentes dos clubes. Sem o acordo com a diretoria, a tal “parceria” (que, lembremos, é ilegal, e duramente reprovada pela Fifa) vai para o espaço.

Por esta razão os clubes, os empresários e os jogadores evitam que a natureza irregular destes ajuste chegue a uma decisão final na Justiça. O dia em que qualquer clube disser que o acordo é ilegal, contra as normas do futebol, e não vale nada, o mundo virá abaixo. Mas, até hoje, ninguém deixou uma demanda chegar até o fim, e houvesse o risco de a Justiça botar o dedo neste “mercado paralelo” de jogadores. Por esta razão, sempre há um acordo, mesmo onde – como no caso citado- o risco de “chumbar” o contrato fosse até pequeno.

Ganharam todos. Inclusive o “mercado paralelo” de jogadores, tão condenado pela Fifa e sem base legal na legislação brasileira. Esperemos que um dia – e falta muito! – a CBF tome a mesma posição da Fifa para barrar estes contratos. E isto vai demorar muito…

A UOL sofre

Até em dia de festa, em que noticia que as obras  do estádio do Corinthians estão de vento em popa, a UOL capricha para questionar a construção. Quer, por que quer, discutir os empréstimos, os financiamentos da obra e tudo mais. Calma pessoal! Respirem fundo que o mundo não acabou. A luta continua.

16 Comments

  • O Birner acha que o SPFPC ganhou? O Inter vai vender o Oscar por 30/40 milhões. Se a vitória tricolor fosse certa, era só esperar mais um pouco e aguardar o julgamento, porque o Oscar está se destacando na seleção e será super valorizado no futuro.

    • É o que diz o Juca.

  • Esse Oscar foi vendido pelo 5ão paul0 ao internacional por um “preço de pinga” e boa parte da imprensa ainda diz que o clube da Vila Sônia saiu lucrando. Na minha opinião esse atleta vale mais do que o valor que foi pago pelo clube gaúcho. E depois dizem que os dirigentes “tricoflores” são sinônimo de competência…

    Quanto ao UOL, eu fico com as sábias palavras do técnico Tite: FALA MUITO!!!… FALA MUITO!!!… FALA MUITO!!!… MUITO… A turma que trabalha neste portal deveria chorar na cama, porque lá é lugar quente, e pararem de ficar inventando problemas aonde não têm.

    • Estão um pouco desanimados.

  • Este acordo estimula a anarquia no futebol. Tivesse sido criada uma jurisprudência, empresários, cartolas, bicheiros, políticos e bancos poderiam saber até onde poderiam chegar. Quanto ao site UOL, espere chegar o dia 11 de junho. Eles se esquecerão do Itaquerão pelo menos até o dia 13 e passarão a publicar novas estatísticas a favor do Santos. Pedirão a opinião do Pelé e demais jogadores santistas da década de 60. Do lado corinthiano, farão questão de entrevistar o Basilio, que faz todo mundo lembrar da fila. Engraçado é que quando se trata de Corinthians, o personagem procurado é sempre o Basílio, um jogador brigador. O fato de Rivelino, Zenon, Rincón, Neco, Gamarra, Luisinho, Edilson e outros terem sido jogadores magistrais sempre é esquecido. Quando falam do Socrates, com exceção à época recente, de sua morte, sempre é pra dizer que ele não treinava e que liderou a Democracia – esquecem que foi um craque. Bom mesmo foi o Raí, que………………………………perdeu a vaga para o Mazinho, que era volante, na Copa de 94.

    • A mídia está confusa.

  • Concordo com você Citadini quando criticado o mercado paralelo.

    Pelo menos a parte boa é que o clube formador levou o que realmente a Lei Pelé rege no contrato de formação.

    • Este mercado paralelo é um perigo para os clubes.

  • Seria bom se algum clube, de preferência o Corinthians (mas só com outra turma na gestão, logicamente) batesse o pé por causa de algum jogador cabeça-de-bagre qualquer só pra ver na justiça onde isto vai dar. É isso que a gente fica esperando. Se bem que do jeito que o Brasil é, eu não duvido que na hora que isso acontecer saia uma lei que permita os sanguessugas participarem dos negócios do futebol.

    • Os “empresários” entrariam em pane.

  • Citadini, o Corinthians tem dinheiro em caixa?

    É inexplicavel a quantidade de reforços mediocres que trouxeram. Talvez se não tivesse contratado 5 jogadores sem necessidade alguma no elenco (Felipe, Vitor JR, Zizhao, Gilsinho e Elton), daria para ja ter contratado o volante reserva que precisa desde o ano passado. Fora que para o ataque se assustam com 19 milhões preço do Nilmar, jogador de seleção, provado, etc… E oferecem 20 pelo Montillo, jogador que apareceu para o futebol com 25, 26 anos. Vai entender!

    • Precisamos de reforços para o ataque. E de peso.

    • Vinicius: contratações no Corinthians NÃO são primordialmente para reforçar o time. O objetivo principal é outro.

      Se acontecer de também reforçar o time, ótimo. Em caso contrário, ninguém vai investigar mesmo.

      Qual é o objetivo Vinicius??

      • Alguém poderia me explicar como um clube com 30 milhões de torcedores fiéis e com um potencial econômico enorme forme times de jogadores esforçados. Com excessão de Ronaldo, atuando como Ronaldo por 6 meses. Foi só nos ultimos 11 anos.

        Neste ultimos 11 anos ganhamos somente 2 campeonatos nacionais. Isso para a grandeza do Corinthians é muito pouco.

        Aposto que para a diretoria do Corinthians não existe interesse no bicampeonato brasileiro. O Corinthians pela sua grandeza e potencial econômico e de mercado, deveria entrar para disputar todos os títulos. Paulista, Libertadores, Brasileiro, etc. Tudo!

  • Cita…com muito cuidado vou dar uma passadinha lá no jardim Leonor pra comprar alguma coisa;

    eles estão vendendo o que vale 50 por 15 e saindo desmunhecadamente saltitantes de alegria

    achando um negócio da China……………….Tô nessa….claro, mantendo a devida distância.

    Manchete hilária do LixUol: Ronaldo torce para Neymar fazer 4 gols contra Corinthians….

    só que o R9 falou que torceria muito pelo Corinthians e faríamos 6 gols com mais ênfase

    , e essa fala ficou beeem pequenininha, escondidinha na matéria….eheh.

    • O Ronaldo é Timão.

Leave a comment