May 2, 2015

As Federações e a Grana. Artigo de 10 de Março de 2015.

Até quando as Federações vão explorar os clubes?

A situação dos clubes e das federações no futebol é muito estranha. Essas tais federações vivem dos clubes em todos os sentidos. Elas nada produzem (além de uma burocracia parasitária que agarra as receitas dos clubes).

É uma situação aberrante. Os clubes pagam todos os serviços das federações: registros, transferências, atestados, certidões, inscrições e tudo mais. São, no fundo, um cartório bem remunerado. E quando “emprestam” dinheiro de alguma competição cobram juros maiores que os dos bancos.

Mas isso não é tudo.

Veja o caso do Corinthians: a cada partida realizada na Arena construída para abrir a Copa, 5% da renda é separada para a Federação Paulista. Qual a explicação dessa “mordida” na receita do Corinthians? Nenhuma.

Trata-se uma estrutura aberrante que permite que os clubes sejam extorquidos.

A Federação Paulista não ajudou com um centavo na construção da Arena, mas ainda assim morde 5% das rendas Do Corinthians. Caso igual ao do Palmeiras, que construiu sua nova Arena sem qualquer ajuda da Federação e agora recebe uma “dentada” a cada partida.

Veja o caso do jogo contra o Once Caldas: a Federação “mordeu” 5%%da renda (121,8) e a Comebol 10%  (241).

Esta mais do que na hora dos clubes questionarem este pedágio das Federações. Não estão em lei nenhuma e tudo que os clubes fazem nas entidades é religiosamente pago.

No caso das Federações estaduais, a situação é mais aberrante, pois a Fifa não recolhem essas entidades regionais. Para a Fifa só existe a CBF.

Os clubes que fizeram seus estádios deveriam questionar tudo isso. Afinal, eles têm agora grandes dívidas e precisam pagar. Não há qualquer razão para manter essa burocracia esportiva que não diz respeito aos clubes.

Numa próxima mudança da Lei dos Esportes, essas federações deveriam ser extintas ou transformar-se em escritórios da CBF. E sem qualquer mordida nas receitas dos clubes.

4 Comments

  • Mas a culpa é dos clubes. Porque elegem por aclamação os presidentes? Porque não se organizam e colocam um representante para concorrer nas eleições da federação?

  • Muito simples, até quando os clubes permitirem.

  • Concordo com João e Mario plenamente.

    Acrescento: dirigentes “amadores” de clubes brasileiros e das federações (CBF & FPF, etc.) pertencem a uma máfia que explora a indústria do futebol exclusivamente em benefício **financeiro pessoal**. Máfia composta – na sua maioria esmagadora – por gente primitiva e corrupta.

  • Esta noite têm dois grandes jogos. Corinthians x Guarani do Paraguai. E Maringá e Santos, aqui na minha cidade.

Leave a comment