Jun 1, 2012

Sim e Não…

Quando o Corinthians anuncia a chegada de jogadores como Romarinho, Victor Jr e Elton (para citar alguns nomes) está adotando uma política de contratação com duas consequências: por um lado, aposta em jogadores jovens e promissores (se darão certo ou não é outra coisa) mas, por outro lado, desestimula totalmente os jogadores da categoria de base do clube.

No primeiro caso – contratações de promessas de outros clubes – muitas vezes a aposta dá certo. Na história do Timão, encontramos muitos exemplos de jogadores que chegaram, sem carreira consolidada, e tornaram-se grandes jogadores do clube.  São muitos os exemplos recentes ou antigos. Cito o goleiro Gilmar. O maior arqueiro da história do Corinthians e da Seleção Brasileira. Veio do Jabaquara, de contrapeso na contratação do volante Cassiá. Cresceu e virou o maior goleiro da história do clube. Nas últimas décadas tivemos várias situações de sucesso em contratação de jogadores  para “compor o elenco”.

Mas tivemos muitas (e põe muitas nisso!!!) situações de fracasso com jogadores em formação. O peso da camisa, o susto com a torcida, a diferença dos adversários e tudo mais, na maioria das vezes, impedem a evolução positiva dos novatos contratados.

Ocorre que, quando chega  um jogador contratado com este projeto, há uma consequência ruim na base do clube. Lá estão inúmeros atletas que buscam um “lugar ao sol”. E a luz é a promoção para o elenco principal. Cada um que chega do Bragantino, do Avaí ou do Vasco, fecha uma porta para os jovens da base.

Nas últimas décadas, não foram poucos os momentos em que o clube (por falta de dinheiro ou de atletas no mercado) voltou-se para sua base. Jogadores para compor o elenco sempre foram trazidos das categorias inferiores do Timão. Muitas vezes, revelamos craques (para citar um, lembro Rivellino) e,  em outras, jogadores bons (médios)  que muito fizeram pelo Corinthians.

Creio que esta política de partilhar o “passe” (contrato) dos jogadores da base desestimulou o clube de revelar jogadores. Que interesse terá o Corinthians de promover, para o elenco principal, um jogador cujos “direitos contratuais” (passe) são de fulano ou beltrano? Nenhum!

Uma estratégia de promoção de jogadores da base “para compor o elenco”, só voltará quando tivermos atletas com 100% dos direitos (passe) pertencentes ao clube. De outra forma, continuaremos contratando jogadores que estão em fase igual aos nossos da base. E pouco ganharemos.

O futebol na TV e rádio

Não é segredo para ninguém que o futebol vem perdendo espaço na TV e nas emissoras de rádio. Programas de esportes vêm caindo no “Ibope”, de forma contínua em todas as emissoras. Mesmo as transmissões das partidas de futebol vêm diminuindo sua audiência.

Os conhecedores desta área têm um número grande de explicações. Alguns justificam que a Internet está “tomando” ouvintes e espectadores, e outros dizem que o formato desses tipos de programa está esgotado.

Muitos acham que o exagero no humor destes programas (que a rigor não é humor) com discussões “arranjadas”, críticas e gozações de baixo nível de criatividade levam as pessoas a deixar de ver e ouvir.

Não sei o que está ocorrendo, nem sei qual é a solução para este problema. Mas acho que o futebol é paixão e entretenimento e deve ter um certo grau de descontração. Mas nada com estas baixarias que aparecem de vez em quando. Outro problema é que estes programas trazem, todo dia, melhor dizer, toda hora, novas e novas contratações de jogadores que …em seguidas não se confirmam. E o ouvinte ou telespectador começa a ficar cansado.

Não sei como devem as TV´s e rádios agirem para mudar isso, pois essa programação é de grande importância para o futebol. E precisa ter boa audiência.

40 Comments

  • “… só voltará quando tivermos atletas com 100% dos direitos (passe) pertencentes ao clube… “(sic)

    Verdade profunda, caro Citadini.

    Mas isso significa acabar com o “business” que o atual presidente referiu-se em 2009 quando tb disse que o “futebol é cíclico” (¨arrggghhhh) em apoio ao antigo presidente Andrés Sanchez que sem o menor pudor e também SEM amor algum ao Corinthians disse em julho de 2009 que o ano para o Corinthians tinha acabado. De fato, desmontou o time, vendendo a estrutura dorsal da equipe campeã paulista INVICTA de campeã da Copa do Brasil. E pior: acabou com a ótima coisa que ele mesmo fez que foi contratar Ronaldo. Reduzindo um gênio como o Ronaldo ao primeiro semestre de 2009. Quando o mesmo com suporte de um time poderia jogar por pelo menos mais um ano.

    Isso só prova que o Corinthians não contrata para reforçar. Contrata para fazer “business” pessoais de gente com interesse em lucros pessoais. Lógico que alguns dão certo. Mas isso é detalhe.

    Como é que o SFC consegue manter seus jogadores e o grande Corinthians com mais torcida, muito mais mercado (por enquanto…) e muito mais dinheiro não consegue? Alguém poderia explicar-me?

    • Posso estar errado e sujeito a críticas, mas eu tenho uma resposta:

      Não falta inteligência, nem organização; muito pelo contrário. O problema é que sobra a insuportável corrupção.

      • Gostaria de saber quem paga os salários do Vitor Junior que a diretoria estranhamente emprestou ao adversário BFR? Parece que Ramon também irá reforçar o Flamengo. Será que o salário será pago pelo Corinthians? No mesmo caso estão Souza 9, Lulinha, etc. Será que o salário que eles ganham também não é fatiado.

        Eiiittttaaaa…. Isso tudo cheira mal… Muito mal….

        • Nunca vi salário sendo pago (no total ou em partes) por empresário.É sempre o clube que banca.

          • Caro Citadini, desculpe-me mas acho que não me fiz entender.

            O clube bancaria, digamos R$160mil reais/mes ao Vitor Junior, mais do que este realmente tinha proposto para ganhar. E este depois fatiaria o salário com outras pessoas não necessariamente desvinculadas da direção do Corinthians.

            É verossímel? Ou não?

            E só escrevo isto porque te vejo com um homem probo e honrado. E que de fato ama o Corinthians. O sr. é uma das ultimas esperanças que tenho de mudança no Corinthians.

          • Não conheço os detalhes desta operação.

          • corrigindo: … como um homem probo e honrado…

      • Precisamos revelar jogadores. Como sempre fizemos.

    • A verdade é que precisamos voltar a revelar.

  • Faz tempo que a base do Corinthians não revela um jogador de destaque para a equipe. Nossos pratas-da-casa sempre foram nosso diferencial. Está na hora de retomar essa característica.

  • Acho que o tipo de transmissão em rádio de hoje já está superado. O locutor fica colocando emoção em falas rápidas e que o ouvinte de hoje não consegue acompanhar. Acho que não é mais necessidade de ficar falando com uma metralhadora e sim tentar passar a imagem mais clara possível do que está acontecendo no campo. O comentarista, por seu lado, na maior parte das vezes, vê o que a pessoa comum vê e, desta forma, não há necessidade em ter um comentarista. Coloca-se um cone no lugar. Deveria haver um comentarista que enxergue taticamente o jogo, enxergue o que não vemos e apresente soluções para determinado time. E como já existe uma não declarada queda por determinado time de todos os jornalistas/locutores/comentaristas, eu colocaria minha rádio (se fosse dono dela) como uma leve tendência pró-corinthiana. Assim, todo corinthiano vai ouvir o jogo nesta rádio e assim ficar livre das brincadeiras, gracinhas e zombarias sobre nossos jogadores.Eu tenho uma verdadeira bronca destes jornalistas que tiram sarro do jogador durante o jogo e depois na entrevista, os tratam com luvas de pelica.
    Se as rádios não mudarem, vão continuar neste marasmo.

    • Este é o problema: mudar. Como?

  • Estou de acordo com você ARCIT quando diz que os programas de Rádio e TV são pobres em conteúdo, mas infelizmente essa é a realidade! A má qualidade dos nossos jornalistas esportivos, alguns um pouco conservadores em relação ao esporte, outros sem qualquer conhecimento das questões técnicas e esportivas acabam se alimentando de fofocas de corredores, “tititis”, ofensas indiretas E DIRETAS para alimentarem suas grades de programação, mas………nesse ponto discordo do seu posicionamento em relação a baixa audiência, pelo contrário a audiência aumenta, pois em uma país de mensalão, cahoeira, cascata…

  • Estou de acordo com você ARCIT quando diz que os programas de Rádio e TV são pobres em conteúdo, mas infelizmente essa é a realidade! A má qualidade dos nossos jornalistas esportivos, alguns um pouco conservadores em relação ao esporte, outros sem qualquer conhecimento das questões técnicas e esportivas acabam se alimentando de fofocas de corredores, “tititis”, ofensas indiretas E DIRETAS para alimentarem suas grades de programação, mas………nesse ponto discordo do seu posicionamento em relação a baixa audiência, pelo contrário a audiência aumenta, pois em uma país de mensalão, cahoeira, cascata…

    “É DISSO QUE O POVO GOSTA, É ISSO QUE O POVO QUER!!!”

    • Não, não! Está caindo.

  • Na minha humilde opinião (de torcedor apaixonado que sou), os empresários só fazem mal aos clubes de futebol. Esses agentes pouco trabalham e mesmo assim enchem os bolsos de dinheiro as custas do jogador e das agremiações. Os times de futebol deveriam unir forças para acabar com esse tipo de “profissional”. Se escrevi besteira perdoe-me, é apenas a opinião de um leigo no assunto.

    O outro tema em questão é referente a queda na audiência dos programas esportivos e das partidas de futebol. Eu sou um exemplo claro de telespectador que deixou de perder tempo assistindo a esses programas inúteis. Como você bem sabe Citadini, a maioria absoluta desses programas são sensacionalistas, os quais adoram atacar e denegrir a imagem do CORINTHIANS ( EM ESPECIAL OS PROGRAMAS DA BAND E DA RECORD ). Já faz um bom tempo que eu não dou audiência aos programas apresentados pelo Milton Neves. Os únicos programas de esporte que ainda assisto são os da TV Gazeta. Lá o pessoal analisa o futebol de fato, e sem a necessidade de criar polêmicas bestas. Lógico, a exceção é o imbecil do Flávio Prado, mas este não vale a pena terce comentário. No mais, para me manter informado das notícias do TIMÃO e do futebol como um todo, eu frequento sites especializados no tema, além é claro do seu blogue.

    • A queda de audiência do futebol preocupa todos.

  • Boa tarde Citadini,

    Parabéns pelo blog os textos são realmente de ótima qualidade, com grande conteúdo bem escrito e além de tudo sério como o futebol deve ser levado.

    Um abraço e Vai Corinthians!!!

  • A solução para a formação de atletas com 100% do clube é bem simples, mas precisa de muita HONESTIDADE para funcionar.
    Precisa de olheiro e selecionador HONESTOS, que de fato busquem um provável bom jogador e não um jogador de um “bom” empresário.
    Partindo deste princípio, HONESTIDADE as coisas com certeza caminharão.
    Se não for assim, NUNCA dará mais os resultados que o “terrão” proporcionou.
    Para que isso ocorra, o presidente do clube tem que colocar as pessoas certas para todo este trabalho, isto não é difícil, basta querer.
    Em menos de seis meses teremos uns 4 ou 5 bons jogadores prontos para o time principal, tenho certeza.
    Hoje, temos já com o Tite uns 6, mas falta “peito” para lançar. Já colocou um com firmeza, colocou outros 2 com menos firmeza, falta colocar os outros 4.
    Coragem Tite!!!

    • Precisamos revelar jogadores.

      • Os dirigentes hoje em dia são tão incompetentes, que mal sabem da existência de profissionais do Esporte em todas as áreas, que tem capacitação e formação suficientes para ocupar os diversos cargos nas grandes áreas do futebol.
        Sou tão focado na incompetência deles que as vezes reverto o pensamento e acho que são competentes SIM a ponto de restringirem a entrada de quem realmente entende de Esporte – Futebol e que possam implantar algo novo que não seja obra do mesmo, ferindo assim seus egos, vaidades, interesses…

        • A categoria de base só tem importância se houver vagas para jogadores subirem ao elenco principal.

        • Engano pensar que são incompetentes. Eles adoram que você pense assim. Chame o gênio de tolo e ele sorrirá para você. Não digo que eles sejam geniais, mas estão muito – mas muito longe de serem incompetentes. Simplesmente não lhes interessa. Os objetivos são outros.

          Aquilo que interessa a eles é feita com extrema competência.

          • Pode ser.

  • Base: concordo plenamente! Já evoquei o Douglas tanque (da Copinha) pro nosso ataque trocentas vezes ultimamente, ou aquele nosso lateral bom de bola no lugar de Malessandro.

    Tenho certeza que a FIEL teria muito mais paciência com a molecada mosqueteira da base do que com promessas de outros times.

    LixoMídia: sou da área e o que existe é uma “Murdochização” da mídia nacional no geral, tanto no esporte quanto entretenimento e outras.

    Só pra ilustrar, o Caio Túlio, editor do LixUol, UM DIA já foi jornalista respeitado, hoje é um contador de ibope, e a tendência é piorar, é norte-americanizar ainda mais nossa mídia,
    os poucos horizontes de qualidade ficarão em veículos pagos.

    • É verdade. A torcida apoia muito mais os jogadores que vem da Base do clube.

  • Citadini, concordo 100 %. Quanto aos programas de tv principalmente, enquanto houverem Milton Neves, Neto, Renata Fan, Chico Lang, etc, só tende a cair a audiência mesmo. Há bons programas como o Redação Sportv, com o Risek, os Bate-Bolas da ESPN, que têm um ótimo nível. Os outro nos fazem lembrar do Milton Peruzzi, GB, José Italiano (baixaram o guatambú nêle, GB!!), Peirão de Castro, etc. Pelo menos os antigos eram mais engraçados e menos merchandeiros. Um abraço.

    • É uma fase difícil.

  • Sobre o futebol no rádio e na tevê, vou dar minha opinião de corinthiano.

    O anticorinthianismo velado ou aberto das transmissões e programas me fazem mudar de estação, ou abandoná-la de vez.

    Não escuto a Jovem Pan, a mais anticorinthiana das rádios, faz tempo. Nem a Bandeirantes, que além de tudo é chata. CBN, evito. A Eldorado-ESPN, acabo escutando quando não tem outra rádio falando de esportes, mas não gosto. Prefiro a Globo (apesar do anticorinthianismo de matriz carioca, com destaque para o Gérson) e a Transamérica (apesar do anticorinthianismo raivoso do Osvaldo Maciel).

    Quanto às tevês: não assisto à Gazeta há muito tempo (até pelo fato de ter me tornado assinante da SKY, que não disponibiliza o canal), e não sinto a menor falta do anticorinthianismo tacanhamente manipulador de seus programas. Band é insuportável pela presença do Neto (o “xodó da Vila” e fã do Rogério Ceni). ESPN também não dá, com seus nerds anticorinthianos. Sportv é opção para informação ((apesar do, como no caso da Rádio Globo, mas em menor escala, anticorinthianismo de matriz carioca, com destaque aqui para o Renato Maurício Prado). Fox, pelos críticas gerais de corinthianos, prefiro nem assinar (jogos do Corinthians na Libertadores passam sempre em tevê aberta, mesmo…). Para assistir aos jogos, não tem jeito: ou é pelo PFC (de jornalistas invariavelmente desinteressantes e, muitas vezes, anticorinthianos – pergunto: por que nunca escalam o ótimo, além de corinthiano, Milton Leite?), ou é pelo Globo, dos intragáveis Cléber Machado e Casagrande.

    Em suma: o torcedor corinthiano é o principal consumidor do futebol no rádio e natevê, mas é continuamente desrespeitado em sua paixão. Até quando isso vai continuar?

    • Os programas de esportes estão com problemas de toda espécie.

  • O problema não é trazer jogador, mas sim, a forma como as coisas acontecem. Exemplo. Juceli. Excelente jogador. Na hora que foi vender, a surpresa: o corinthians tinha se “desfeito” de parte de seus direitos. A que preço, à quem? Até hoje ninguém sabe de nada. Por isso o clube está nessa situação financeira complicada.

    • Esta parcerias nem sempre são positivas.

  • Citadini, o pior de tudo é o tempo de contrato, se o atleta não corresponder temos que bancar seu salário por um longo período. É grande o nº de atletas que emprestamos p/ outras equipes e pagamos parte de seu salário. Isso tem que acabar. O Corinthians é uma mãe.

    • Precisamos de uma base que trabalhe bem os jogadores.

  • Acho um absurdo isso, principalmente pq via de regra o Coringão (e a maioria dos grandes clubes) acabam por contratar tranquiras que nada tem demais, a não ser o absurdo valor que são pagos por eles.

    Dizem as mas linguas que esse tal de romarinho vai “ganhar” mais de 100 mil mensais, mais um milhão de luvas. Claro que a maior parte desse bolo vai ficar com os nossos dirigentes dirigentes do bragentino e com o dignissimo empresário do atleta. Vergonha total!!!

  • A base do time é pessimamente trabalhada pois enchem o time principal de lixo, tomando o espaço dos jogadores da base.

    Citadini, queria saber na sua opinião, qual o melhor time do Corinthians da historia? cada em sua posição.

  • Citadini,

    E como sumir com os abutres da base do Corinthians que por tantos anos estão por lá? Tem muito jogador apadrinhado na base… Aí o clube fica a mercê destes e não revela ninguém. O último jogador médio pra bom que o Corinthians revelou foi o William, que hoje joga na Ucrânia e fez poucos jogos pelo Timão profissionalmente.

    Um abraço!

  • Tenho trauma das revelações da base, wendel, betão, fininho, roger, bruno octávio , julio cesar, lulinha, coelho, etc…, quando entra um jogador da base no time e não rende, é duro de tirar o cara, só sai quando a vaca já foi para o brejo, quando é contratado e não rende o afastamento é mais rápido. Sobre os programas esportivos, falta seriedade e profissionalismo para muita gente, estão morrendo pela própria boca.

Leave a comment