May 26, 2015

Nem aí.

Junto com as dores da desclassificação da Libertadores aparecem todo tipo de crítica e proposta para o Corinthians superar suas dificuldades.

Não há caminho fácil e sem dor. O clube sabia por onde iam as coisas mas acreditava que -numa medida mágica- tudo seria solucionado. Os gastos exagerados efetuados pelo Departamento de Futebol, nos últimos anos, com enxurrada de contratações, pagamentos de comissões e salários por todo lado debilitaram muito as finanças.

Esperando saídas milagrosas, o clube não se preparou para “perder” as rendas da bilheterias que viriam com o novo estádio. Além disso, foi disparado um número de obras sem fim no clube social, que ajudaram a aumentar as despesas.

A contratação de Wagner Love, às vésperas da eleição, e os gastos exagerados no Clube Social deram votos. Mas deram, também, os problemas atuais que terão que ser enfrentados de frente.

Mas, sejamos francos, mesmo com todas as encrencas do Futebol, um número de sócios (diria, pelo menos a metade) não está nem aí para os problemas que tanto angustiam os torcedores. A preocupação desses associados é com as verbas em seus Departamentos. Se preocupam em manter seus espaços. A maioria do pessoal da Bocha, Canindé, Tamboréu, Sauna, Tênis e outros tantos só vive o futebol quando seus diretores e assessores veem chegar a hora de ingressos para os jogos. No mais, para a maioria, lamentavelmente, o problema do Futebol é com a torcida e com um número menor de associados.

Nesta última eleição vi bem este quadro. A campanha dos meus adversários -ao final majoritária e vencedora- dizia que eu só pensava no futebol e queria “acabar” com o clube social. Esta lorota (reiteradamente repetida) é que dá tranquilidade para a Diretoria. O futebol é prioridade dos portões do Parque São Jorge para fora.

A preocupação só chega quando os problemas extrapolam os muros do Parque São Jorge e começa a faltar dinheiro para todo mundo. No mais, a coisa vai andando com a única política de não “mexer” nos Departamentos. Por isso, a maioria dos associados não dá bola quando o clube faz as piores coisas nas categorias de Base, como as “parcerias” com empresários.

Como já disse aqui há meses, há duas maneiras para um clube acertar suas finanças e ter um time competitivo no futebol.

A primeira é por decisão planejada, política e racional de que precisa gastar menos (no futebol e no clube social) e, como consequência, equilibrar o orçamento.

O segundo caminho é aquele que aparece quando acaba o dinheiro. Secam as torneiras e não se tem para onde ir. Esse não é o caminho ideal, mas é o que sobra para resolver os problemas. E é o que estamos vivendo.

7 Comments

  • é.. as pessoas só se preocupam com o seu lado e seu mundinho.. e isto se tratando de Corinthians é um erro maior ainda. Fiquei abismado com o fato da situação ganhar esta última eleição.. só consigo chegar a conclusão de que ou votos foram comprados ou os sócios do Corinthians não têm cérebro.

  • Infelizmente somos um clube provinciano. Solução? Sócio torcedor com direito a voto.

  • Como têm corintiano que pensa mais em si do que no clube, né. O grupo que venceu as eleições era o mesmo da eleição anterior, sabiam da situação financeira caótica, mas mesmo assim contrataram o Cristian e o Vagner Love sem condições de pagar o que eles recebem. Será que jogador divide salário com dirigente? Será que se fosse na empresa deles, esses senhores pagariam por um funcionário que quase não trabalha?

  • Não é possível que uma potência do tamanho do Corinthians esteja na mão de tão poucos…E que esses poucos se preocupem com seus umbigos. Como disse o Marcos ZZ…tem de mudar a fórmula, o colégio eleitoral…Sócio torcedor?? Acho que é o caminho mais lógico, não sei se há outro. Outro ponto é o chapão…Isso é um tiro no pé! Uma ditadura! O Executivo e o Legislativo não podem ser todos do mesmo lado…Tem de haver conversa…debate…negociações (negociação não é barganha!!). Eu confesso que estou preocupado…já vi esse filme de desmanche…dívida..em 2007. O final a gente sabe no que deu.

  • Se sócio-torcedor tiver direito a voto, viro um… Essa diretoria do Corinthians é uma vergonha!!!

  • O atual sistema eleitoral do Corinthians é viciado, temos que passar o clube a limpo. Tem 1/2 dúzia lá dentro que não pensam no bem do clube.
    Com o sócio torcedor tendo direito a voto, os aproveitadores da marca Corinthians deixarão de existir.

  • eu me pergunto até quando nossos dirigentes vão mentir e a grande imprensa vai “acreditar”? (coloquei entre aspas por que sei os repórteres sabem tudo mas por algum motivo não publicam, fazendo os desinformados acreditarem nas versões oficiais)

Leave a comment