Jun 2, 2015

Cobrar a mordida

A ação do Governo dos Estados Unidos, com destaque ao FBI, deixou à vista do mundo muita coisa podre do futebol. Para nós brasileiros, a operação mostrou especialmente o quanto os clubes são “tungados” por dirigentes de Federações.

A exemplar ação do FBI mostrou, de forma clara, que algumas competições importantes para os nossos clubes têm a “mão pesada” dos cartolas brasileiros e sul-americanos.

De forma direta, e sem o tal “segundo consta” ou ” foi dito”, o FBI nos revela que a Copa do Brasil era uma grande fonte de grana para os dirigentes. Diz valores, depósitos e os donos das contas sem qualquer margem para as dúvidas. Assim, os americanos apontam -em detalhes- em quais momentos os clubes foram tungados por dirigentes, tanto na Copa do Brasil como na Libertadores. São revelados até pagamento de iates, que estão singrando por nossos mares, com mulheres belas (e também alguns homens).  E quem foram… os clubes!

Frente a tudo isso, as agremiações brasileiras não podem ficar em silêncio. Não podem mais sofrer com essa “mordida” em parte de suas receitas.

Na Copa do Brasil, por exemplo, a situação está clara e os nossos clubes devem entrar com ação contra a CBF exigindo o dinheiro que foi desviado.

Esta Copa sempre retornou pouco aos times, e com a ação do FBI, sabe-se porquê. No começo do século, quando o Corinthians firmou parceria com a HMTF, os americanos não gostaram dos valores que eram pagos nesta Copa. Defendiam-se os dirigentes dizendo que o maior prêmio era a vaga na Libertadores e que a Copa ainda estava no início e sem grande interesse dos anunciantes.

Depois do FBI sabemos que a história é outra. Os dirigentes “tomavam” parte da grana para suas contas.

Na Copa Libertadores -conforme diz os federais americanos- a história se repete. Os clubes são lesados lá também.

O Corinthians deve propor uma ação, o quanto antes, tanto para ser indenizado pela Copa do Brasil e pela Copa Libertadores. As provas são fartas e cobertadas por confissões. Seria importante que o Timão tomasse a frente pois, certamente, foi o mais prejudicado, já que arrastou para as competições grandes audiências.

Lembremos, apenas pelo fato histórico, que a maior audiência da história do SBT foi na partida final da Copa do Brasil entre Corinthians e Grêmio.

Esses dirigentes da CBF, Conmebol e de outras entidades precisam devolver tudo que foi “tomado” dos clubes.

Segunda linha

Os dirigentes brasileiros na Conmebol são todos de segunda linha. Ficam com cargos menores e sem grande poder. O FBI provou  que com a distribuição de grana isso também se confirma. Eles receberam as parcelas menores.

Nesta entidade sul-americana quem manda (e recebe mais) são os argentinos e paraguaios.

“Mordidas ” e “Mordidas”

A Federação Paulista de Futebol “morde” 5% da renda bruta de todos os jogos dos clubes. O Corinthians é um pai e mãe desta “organização” burocrática.

A que título?  Só por colaboração à entidade. A Federação Paulista de Futebol não deu um tijolo para construir nossa Arena e recebe 5% da renda bruta de todos os jogos.

E ainda existe gente que acha que o futebol não deve mudar.

As Federações Estaduais não são reconhecidas pela Fifa e deveriam ser extintas. Ou melhor, virar um Escritório da CBF, e com despesas pagas pela entidade do Rio.

Sem Grana, sem discurso

Já há algum tempo, mesmo antes da campanha eleitoral que viveu o Corinthians, a perspectiva de dificuldade financeira aparecia por todo lado.

O atual grupo dirigente achou melhor negar e continuar gastando o que tinha e não tinha. Essa postura dos diretores só agravou o problema.

Continuaram gastando em contratações por todo lado, salários gigantes e comissões para agradar empresários numa escalada que só poderia chegar onde chegou. As finanças do clube estão em péssima condições.

É só olharmos as últimas contratações: Wagner Love (em cima da eleição) e também Elias e Cristian por valores altíssimos. Foi possível ver a falta completa do sentido de responsabilidade.

Esperemos que os dirigentes não fujam de suas atribuições e assumam os erros que cometeram e que tanto prejudicarão o Corinthians nas próximas competições.

 

3 Comments

  • Sabe o que me deixa indignado. É o fato desta diretoria saber que iria ter que conter gastos, e dias antes das eleições contratarem Cristian e Vagner Love com salários astronômicos (para serem reservas). Eles deveriam pagar os salários com recursos próprios, e não do clube.

  • Com a reeleição do Blatter e o princípio de insurgência da UEFA, seria a oportunidade ideal para os clubes brasileiros e sulamericanos em geral, aproveitarem para dar um chute no traseiro das federações locais, nacionais e na Conmebol e criarem as ligas de clubes nacionais e uma liga de clube das Américas.
    O medo da Fifa ao boicote das suas competições, poderia facilitar a legitimação dessas ligas desvinculadas das Confederações, fato impossível até agora.
    Unindo-se a UEFA (que convenhamos não é exemplo para nada, mas é menos ruim do que o que existe em geral por aí) no combate a Fifa, deixando-os acuados e abrindo espaço da gestão do futebol por aqueles que proporcionam o espetáculo, ou seja, os clubes e seus atletas. Criar um calendário mundial unificado, com espaço para as ligas e copas nacionais, copas continentais e na última semana da temporada, o Mundial de Clubes.
    O grande problema é: quem pode liderar esse processo nas Américas, já que os atuais cartolas dos clubes, TODOS sem exceção, são tão ruins e tão corruptos quanto os das federações? Será que o futebol mundial pode cair da frigideira direto no fogo?
    Eu só sei que do jeito que está não pode continuar. Os clubes – motivo da existência do futebol e sua paixão – estão a cada dia mais quebrados, enquanto que cartolas e empresários não sabem mais onde enfiar tanto dinheiro (limpo e na maioria das vezes, nem tanto).

  • Caro Citadini, abrir a área do estacionamento do Clube vai gerar antes de tudo um problema seríssimo de segurança pública, pois a fachada do Clube ficará exposta a toda e qualquer ação de vândalos, além de se tornar uma ameaça aos frequentadores do Clube, em especial à noite, pois há muitos “nóias” nas proximidades; temo pela segurança dos associados (no qual me incluo), inclusive com relação à Academia que funciona até as 23h. Outro ponto é a agência bancária localizada às margens de uma via expressa, facilitando o acesso e a fuga de assaltantes, em especial na madrugada e com grandes possibilidades de explosões para ataque aos caixas eletrônicos, o que sabemos destruirá parte importante do Clube. Alguns pontos de pouco movimento e escuros como as margens do estádio Alfredo Schuring e quadras de tênis no antigo terrão são locais propícios até a invasões e criação de cracolândias! A abertura do estacionamento é GRAVÍSSIMA, não é possível que nosso Jurídico não tenha competência para defender isso!

Leave a comment