Jun 9, 2015

A Reforma no Estatuto corinthiano.

A presidência do Conselho Deliberativo do Corinthians divulgou, nesta última semana, a Comissão que foi formada para preparar a reforma do Estatuto do Corinthians.

Uma reforma é uma medida mais do que necessária, pois muitas falhas apareceram nos últimos tempos, mostrando grandes imperfeições na “Constituição” corinthiana. O chapão que elege o Conselho é um desses pontos principais. Quem obtém a maioria fica com todas as cadeiras.

Nas últimas eleições, o grupo que conseguiu 57 % dos votos teve todas as vagas. O que obteve 43% ficou sem qualquer representação no Conselho.

O Estatuto do Clube é como a Constituição da República e suas mudanças devem obedecer os mais amplo consenso possível entre os associados.

Infelizmente não foi este o caminho seguido. A presidência do Conselho preferiu indicar uma Comissão por critérios que não levam em consideração esta pluralidade do clube. E este critério (seja lá qual for) sequer foi divulgado.

Mesmo não tendo sido ouvidos para a formação da Comissão de Reforma estatutária, os grupos de oposição à atual direção não ficarão só assistindo a reforma a ser feita.

Organizarão uma Comissão de Estudos que apresentará aos sócios (e também ao Conselho) suas propostas de alteração estatutária. E devem fazer contemplando a necessidade tornar-se mais democrático e transparente. Isso significa que não será apenas uma reforma que altere as eleições do Conselho, mas uma mudança que traga a modernidade necessária para um grande clube popular como o Corinthians.

Esperamos, também, colocar nosso projeto de reforma em discussão entre os sócios de forma a buscar o mais amplo apoio na revisão.

E isso deverá, inclusive, dispor a nossa nova situação: agora o Corinthians possui um grande e moderno estádio e precisa explorá-lo e pagá-lo.

Mesmo sendo um trabalho paralelo, a Comissão tem legitimidade para propor mudança, já que na última eleição teve 43% dos votos. E isso é algo muito significativo.

Perdendo o Terreno.

Nesta última semana, o Corinthians teve que devolver à Prefeitura de São Paulo um terreno em que recebeu em compensação por ter perdido parte de suas áreas quando da construção da Marginal. A Diretoria adiou o quanto pôde a notícia da perda e quando a realidade se impôs, ficou muda. Nada esclareceu sobre o que ocorreu e procurou mostrar que era perseguição da Prefeitura ou do Ministério Público. Coube aos que propuseram a ação explicar que o clube estava dando uso inadequado para área cedida e sabia dos seus equívocos. E todos ficaram quietos. Quietíssimos.

Novos Oposicionistas

Com as dificuldades do clube sendo escancaradas com a crise financeira e de resultados no futebol, o Corinthians vive um clima de revolta e indignações.

Curioso, no entanto, são alguns dos revoltados. Na mídia, a maior parte dos jornalistas que criticam o tempo todo o Timão, foram um poço de elogios às diretorias dos últimos anos. Sem qualquer constrangimento passaram a atacar como nunca.

Curioso, também, o fato de cobrarem da oposição que “impeçam que a diretoria” faça isso ou aquilo. É como se a oposição passasse a ser responsável por o clube ter feito contratações estratosféricas, renovado contratos com salários altíssimos e pagando comissões maiores ainda.

É claro que isto é -da mídia e parte dos associados- jogada para desviar da Diretoria sua única e clara responsabilidade. Querer fazer um ataque genérico e cobrar da oposição, sabendo que o Conselho do Clube é todo oficialista. Isso é puro jogo para proteger a diretoria.

As organizadas também são exemplos negativos. Perderam toda sua independência. Apoiaram tudo da direção e agora atacam os…jogadores. Isso não pega.

Como não pega a tática de querer incluir a oposição- que tudo denunciou e de nada participou- na gestão financeira irresponsável dos últimos anos.

Quem quer ser oposição que seja. Mas saiba bem que a responsabilidade do caos é da Diretoria. E a oposição não tem que pedir desculpas por ter sido contra.

5 Comments

  • Citadini, bom dia. Tudo bem? Infelizmente é a nossa realidade. Milhões torcem pelo Clube, porém algumas milhares são os que podem votar e determinar o futuro, deste mesmo amado Clube. Se com todo esse imbróglio político a dívida e a modernização do clube for ficando para trás, já sabemos onde tudo isso irá terminar. Crise, quebra-quebra, as organizadas dominando o clube, o CT…

  • É uma pena, mas a realidade atual do corinthians nos faz lembrar do período do rebaixamento. A administração está nas mãos de gente que pensa mais em si do que no clube.

  • E com relação ao trabalho da oposição, entendo que há casos em que a mesma deveria cobrar, na justiça, alguns esclarecimentos sobre gestão temerária, já que o grupo que está aí endividou o clube demasiadamente.

  • Vejam essa matéria. Espero que o promotor esteja trabalhando apenas com intuito de exercer sua função e não com oportunismo, porque ele não fala que o repasse de certificados foram autorizados por Lei, tampouco menciona que a contrapartida disso tudo foi um maior fluxo de turistas na cidade de são paulo, que portanto, acarreta em maior receita tributária ao Município.

    http://sportv.globo.com/site/programas/ta-na-area/noticia/2015/06/promotor-lamenta-divida-por-estadio-do-timao-temo-que-o-time-acabe.html

  • Querido Citadini, parece que aquele promotor santista fanático, um tal de Marcelo Milani, voltou a atacar, hem? Em uma entrevista ao Sportv, voltou a falar que o estádio não é do clube, que o CORINTHIANS terá uma dívida bilionária para pagar, e até disse que o clube pode acabar!! KKKKK. Esse cara também processa o clube pela mudança de horário no funcionamento do metrô, pela existência barracas ao redor do estádio… Enfim, o cara é um fanático anti-corinthiano!! O CORINTHIANS não irá tomar nenhuma providência contra esse senhor na corregedoria do MP estadual? O clube não vai exigir um direito de resposta ao canal carioca? É um absurdo a perseguição desse camarada ao CORINTHIANS!!! O clube precisa reagir!!!

Leave a comment