Jun 2, 2012

Gol de Letra

A Folha deste sábado, no Caderno Ilustrada, informa que a obra “Brás, Bexiga e Barra Funda”, de Antonio Alcântara Machado terá uma nova edição. Viva!  É um clássico do nascente modernismo brasileiro. Retrata, de forma pioneira, a cidade dos anos 20 do século passado. Os imigrantes, a cidade crescendo, suas atividades e tudo mais. E também o futebol aparece com destaque.

Para todos os corinthianos esta obra diz muito. Alcântara Machado era um intectual, advogado formado no Largo de São Francisco e de família quatrocentona. E com uma grande paixão: era corinthiano fanático.

Quando o clube pensou em construir seu primeiro estádio ( na Ponte Grande) em 1918, foi Alcântara Machado que alavancou. Arrumou tudo: terreno, dinheiro e material. Pelo seu trabalho foi declarado Presidente Honorário do Corinthians clube que apoiou por toda vida. Seguia os passos de seu pai outro corinthiano fanático. Nasceu em São paulo em maio de 1901 e faleceu aos 34 anos.

Neste livro, que completa 85 anos de idade, Alcântara Machado fala de um jogo  de futebol e do Timão em Corinthians 2 x Palestra 1 . É dos mais belos contos da língua portuguesa. Os gritos dos torcedores, as jogadas, a confusão com a polícia, os gols etc aparecem pela primeira vez na literatura brasileira.

 Paulo Francis em 1994, no jornal o Globo, dizia que ” falta ao país um estudo decente sobre Alcântara Machado ” Esperemos que com este novo lançamento inicie-se uma pequisa mais profunda do nosso querido  presidente de honra. Como disse Menotti Del Picchia, autor de” Juca Mulato” e um dos  organizadores da Semana de Arte Moderna de 1922: O Corinthians é um fenômeno sociólogico a ser estudado em profundidade”. E Alcântara Machado fez isso.

Ficha Limpa

O atacante Adiano fez acordo com o Corinthians e encerrou sua disputa trabalhista. Segundo o Blog do Birner ( Corinthians vai pagar  2 milhões para Adriano. Veja os detalhes do acordo e a íntegra da sentença http://www.blogdobirner.net ) o assunto foi morto e  encerrado sem confusão.

Aquela briga toda que havia sido prometida pelos jornais, não se confirmou. O Corinthians dizia que tinha ” um caminhão” de provas que justificavam a justa causa na demissão. Ou não confiou “no caminhão” ou descobriu que lá, também, estavam as autorizações do Departamento Médico para suas ausências no tratamento e no clube. Sem justa causa, sem briga e com um dinheirinho no bolso.

Ronaldinho é melhor que Garrincha !

Não sei se todos lembram mas, houve um tempo ( creio que no período da Copa na Coréia e no Japão)  onde vários jornalista iniciaram um interessante discussão. Será, diziam eles, que ” não é hora de reconhecer que o Ronaldinho Gaúcho é jogador superior a Mané Garrincha e só abaixo do Pelé“.  Lembram ? Os jornalistas esqueceram disso.

26 Comments

  • É isso ai, sempre li em livros sobre o Coringão que Alcantra Machado foi uma bela referência para todos os Corinthianos… boa pedida, inclusive eu vou me aprofindar mais na obra dele!!!

    Sobre adriano, é uma pena que os clubes ainda não tratem jogadores como qualquer outro profissional. Faltou sem justificatifa, advertencias, suspensões, e justa causa, ainda mais quando estamos lidando com pseudo profissionais problemáticos como no caso do adriano. Lamentáve, morreremos com mais dois milhões de reais, que foram literalmente jogados no lixo!!!

    Sobre o gaúcho, este junto com o adriano deveriam ser fruto de um estudo sobre descaso e falta de comprometimento com a carreira e com os clubes. É olhar para o gaúcho e ver a cara do jogador sem vergonha!!! Porem no caso do flamengo, ele tem toda razão em entrar na justiça pedindo os 40 milhões, afinal de contas eram 6 meses sem receber nada do clube. Na hora de contratar o clube promete mundos e fundos, mas na hora de pagar é que são elas… e assim como no Timão, eles sabiam muito bem com quem estavam lidando.

    • O Corinthians deve muito ao Alcântara Machado.

  • Quanto ao Adriano. Eu disse que o clube deveria comprar a briga. Ainda acho, porém, na forma em que as coisas se desenrolaram, o erro pode ter sido não ter dado a justa causa no momento certo, logo na terceira falta. Abraços

    • No final ficou como ele queria.

  • Olha, quer saber ?
    Adriano fez um único gol que nos deu um título do Brasileirão do ano passado.
    A bicharada gastou também uma fortuna com o “FABULOSO” (não sei em quê ?)
    e ganharam o quê ?
    Pra mim valeu !
    Abraços

    • Valeu pelo gol. E que gol!

    • Como assim nos deu o título… foi maisum gol entre todos os que marcamos no brasileiro do ano passado. Se não fosse ele, seria outro a marcar e talvez esse outro custasse mais barato e rendesse mais que o adrino. Sem essa… o gol foi importante, mas dai a creditar o trabalho de uma temporada toda em um vagabundo já é de mais!!!

      • Foi um belo gol.E importante.

  • TANTOS FIZERAM TANTO POR ESSE CLUBE, E INFELIZMENTE DE UNS TEMPOS PRA CA, O CLUBE VEM SENDO USADO POR MUITOS.

  • Acho que a discussão citada não foi na Copa de 2002, mas na época em que ele foi eleito melhor do mundo (2004 e 2005).

    • Pode ser.

      • E o Juca foi um dos que fizeram a pergunta.

        • E alguns outros.

  • esse adriano nasceu com a bunda virada pra lua…o cara nao fez nada,enganou os galhas( nessa ele mandou mto bem) e ainda ganhou 2 milhoes na rescisão..logico q a grana toda nao vai pra ele,mas ja ta valendo..
    qto ao galinha de cima ,comparar a contratação do FABULOSO com o barril de chopp é palahaçada ein..nao tem oq dizer,dai cheira uma meia e fala asneira

    • E o time? Vai bem?

  • E inclusive o sr Juca Kfouri disse naquela época, em 2004, 2005 que o Ronaldinho Gaúcho seria melhor que o Zico (mas não disse melhor que o Garrincha).

    • Também não foi.

  • Nossa o Alcântara Machado era advogado formado pelo Largo de São Francisco???? Parabéns!!!! Mais um grande homem formado pelas Arcadas!!!!

    • Era um grande homem.

  • O nosso Corinthians Roque, tem uma divida com aqueles que construíram sua historia, Torcida, Presidente, Conselheiros, Diretores, Jogadores e Treinadores, temos que nos unir para levantar e engrandecer aqueles Corinthianos que por amor e dedicação árdua construíram essa coisa maravilhosa que é o S.C. Corinthians Paulista. o que vc acha Roque?

    • Não podemos esquecer parte importante de nossa história.

  • o sp taa mto bem.tem o melhor elenco do futebol brasileiro,o mito q vcs queriam no sccp vai voltar..temos o fabuloso, o craque lucas pra vencer todos..sorte de vcs q nao tem o papa titulos SPFC..mas tem o boca…

    • Delira. Não tem problema.

    • Mito???????? Melhor elenco do país?????? Papa Títulos??????? hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahah És um piadista mesmo!!!!!

  • Olá, quem alavancou o terreno da Ponte Grande, foi o pai do Antônio, José (também escritor e advogado). Em 1918, Antônio Alcântara Machado tinha 17 anos. Todos grandes corinthianos como nós. Abs

Leave a comment