Jun 23, 2015

Uma Nação de 40 milhões de torcedores e 4 mil eleitores.

Na reforma dos Estatutos do Corinthians, prometida para os próximos meses, um problema agudo do clube deve ser enfrentado. Embora possua milhões de fanáticos torcedores, espalhados por todo Brasil e que garantem uma grande audiência na TV, os destinos do clube no período das eleições fica nas mãos de poucos milhares de sócios eleitores. Nas últimas eleições -mesmo com todo esforço de mobilização- menos de 4 mil pessoas escolheram os dirigentes desta nação.

Trata-se de situação deplorável que precisa ser mudada. Exemplos não faltam em vários países, e até no Brasil.

O colégio eleitoral do Corinthians deve ser radicalmente alterado de forma a termos uma eleição que -verdadeiramente- represente os corinthianos.

No último pleito propusemos, em várias oportunidades, que fosse criado um sistema de integração entre os associados do clube e os membros do programa de Fiel Torcedor.

Inegavelmente o sistema do FT é um passo positivo para o Timão. E seus resultados mostram que foi um bom caminho.

Neste momento, parece adequado que os membros deste programa tenham direito de votar nas eleições para Diretoria e Conselho do Corinthians. Com isso, um importante contingente de corinthianos passariam a viver os problemas e soluções para as questões alvinegras.

Sei que há resistência por parte de sócios do clube. Dizem que com uma mudança desta o futebol tomaria toda a importância no Corinthians.

Mas afinal, o que é o Corinthians? É primeiro futebol, segundo futebol, terceiro futebol, quarto…

Ainda que seja relevante o clube social com seus departamentos (peteca, bocha, tamboréu, tênis, canindé etc) não podemos priorizá-lo em detrimento do futebol. No presente quadro, os interesses desses Departamentos é -na maioria das vezes- superior ao do torcedor do clube. Tanto é verdade que as diretorias investem até em exageros para manter os redutos eleitorais. É exemplo disso a distribuição de carterinhas de “assessores” dos muitos departamentos (segundo a própria diretoria por volta de 400) que cria uma casta com privilégios que vão de estacionamentos até cota de ingressos dos jogos.

Por outro lado, muitos dos sócios reclamam que os membros do Fiel Torcedor entrariam sem “comprar” o título. Não é bem assim. Primeiro porque os membros do FT pagam anuidades e segundo porque parte dos sócios do clube receberam o título por herança ou compraram em campanhas por preços reduzidíssimos.

Os membros do Fiel Torcedor seriam admitidos para votar e não para fazer parte do clube social. Seriam verdadeiros sócios do Futebol. E para votar teriam que ter o mesmo tempo de contribuição que têm os sócios patrimoniais. E estes poderiam migrar, também, para o sistema FT.

A hora dessa mudança é agora. O clube precisa de um colégio eleitoral que mobilize os corinthianos e não fique restrito aos Departamentos do clube social.

Uma mudança como essa seria uma revolução no futebol e -também- nos esportes olímpicos (natação, basquete, vôlei etc) que vivem esquecidos.

Uma alteração estatutária assim daria uma nova posição de destaque ao nosso Corinthians no mundo do futebol e dos esportes olímpicos.

7 Comments

  • Concordo que o Fiel Torcedor é bom para o clube, mas os corintianos de fora da cidade de SP, como é o meu caso, nunca iremos conseguir ingressos para jogos. Há algo que deve ser feito para os corinthianos de outros Estados, que não podem aderir a um programa pelo qual não irão sempre à capital, e quando podem ir, não têm ingressos.

  • E com relação ao voto dos torcedores, está correto. É uma sacanagem o grupo que está no poder fomentar os frequentadores do clube com promessas, ingressos, cargos, mimos no estádio, etc, etc, em troca de votos.

  • Seria muito bom, mas não vejo grandes possibilidades de isso acontecer. Não com essa “jestão” de “jenios”

  • Boa noite Citadini, realmente precisamos avançar e muito quanto a participação da torcida corintiana nas decisões importantes referentes ao clube, como você mesmo apontou em uma colégio eleitoral de 4 mil votos, você ter a distribuição de 400 carteirinhas (10%) praticamente decide as eleições em favor de quem comanda a máquina. Outro ponto a ser levantado e o porque do clube social hoje viver praticamente as moscas. Na última assembleia geral que votou a reforma do estatuto tive a oportunidade de conversar com um dos atuais vice presidente (Jorge Kalil) sobre essa questão, o mesmo alega que o clube social hoje apresente um deficit de quase 1 milhão de reais por mês, ao ser questionado o pq de termos uma base de sócios muito reduzida, apesar de termos um dos melhores clubes sociais do país além da marca Corinthians que por si só já é um chamativo, o mesmo alegou que um aumento no quadro associativo provocaria um aumento nas despesas de manutenção e por isso que a atual ADM não faz nada visando aumentar o quadro associativo. Temos exemplos de clubes sociais que não possuem o apelo que temos e que sobrevivem apenas com a parte social ( CE Penha, ADPM entre outros). O Corinthians precisa se abrir para sua torcida, facilitar o acesso do FT para o quadro associativo e fundamental, lugar de corintiano é dentro do Corinthians.

  • concordo com a votação pelos fieis torcedores no presidente do futebol, da mesma forma que acho que deveriam ser distintas: presidência do futebol e presidência do clube social. Só com essa separação as duas posições seriam levadas mais a sério. E assim, o presidente do clube social poderia tratar dos problemas lá encontrados, que infelizmente são muitos.

  • Movimento Fiel Torcedor com Direito a Voto para Presidente do Corinthians.

    Citadini, ajude-nos a divulgar e vamos marcar uma reunião para juntarmos idéias e chegar a um denominador comum.

    Escorado na célebre frase do nosso primeiro presidente e um dos fundadores do Sport Club Corinthians Paulista, Miguel Battaglia, que dizia que “O Corinthians vai ser o time do povo e o povo é quem vai fazer o time”, foi criado o movimento “Fiel Torcedor com direito a voto”.

    Também foi levado em consideração o sucesso e a eficácia do programa de sócio-torcedor do clube que, independentemente dos ajustes que aos poucos estão sendo feitos, demonstrou ser capaz de organizar com efetividade a comercialização de ingressos para os jogos do SCCP. Porém, acreditamos que o Fiel Torcedor possa trazer muito mais benefícios para o clube.

    Queremos discutir ideias – sempre em prol do Todo Poderoso Timão – que culminem em uma mudança no estatuto do clube, para que haja uma abertura política. Desta forma, acreditamos que haveriam discussões realmente plausíveis com a rotina do nosso Alvinegro, bem como o surgimento de novas lideranças políticas.

    É claro que esta não é uma particularidade do Corinthians, mas os nomes que influenciam politicamente o dia a dia do clube hoje em dia – e há muito tempo – são sempre os mesmos, que trazem consigo os mesmos vícios do passado.

    Muitas coisas seriam benéficas com essa aprovação: Acabariam os favores em trocas de votos dentro do clube, aqueles puxa-sacos não teriam o poder de ser uma minoria votante e acham que são donos do Corinthians e o FT traria muitos novos sócios para o Corinthians o que turbinaria as receitas do Clube, temos capacidade de arrecadar muito com esse Programa.

    A questão é que não é qualquer FT que votaria, mas sim aquele adimplente, com 5 anos ininterruptos, com comprovada pontuação de ingressos dentro do Programa, pois isso faria com que além de aumentar o número de FTs conseguiríamos fidelizar esse sócio.

    Existem várias idéias para que isso aconteça, traga sua neste espaço para que, em breve, conseguirmos criar esta abertura por um meio de um processo democrático, visando o profissionalismo e melhores dias para o clube de 30 milhões de loucos!

    Uma semente alvinegra já foi colocada embaixo da terra! Vamos regá-las com ideias e união, com a força que só um corintiano sabe que tem!

    Curta nossa página no Facebook e participe da maior manifestação democrática da torcida do Corinthians!

    https://www.facebook.com/fieltorcedortemdireitoavoto?ref=tn_tnmn

  • Concordo com você,eu sou do Nordeste queria votar para tira o Andrés do poder está lá desde 2007 é vergonhoso ver 40 milhões e só votar 4 mil.

Leave a comment