Jun 4, 2012

Sem laço!

O jornalista Nelson Rodrigues, torcedor do Fluminense,  dizia que a “seleção é a pátria de chuteira”*. Com isso, marcava a importância futebolística e emocional que os jogos da “canarinho” deveriam trazer. Era sua luta contra o descrédito no Brasil em todas as áreas, inclusive no futebol.

Confesso que fui criado neste clima de paixão pelo esquadrão nacional. Após 1958, e com as vitórias sucessivas de nosso time, acreditamos todos na superioridade de nossa “pátria”.

Nos últimos tempos, diria melhor nas últimas décadas, vejo um nítido aumento do desapego do nosso torcedor pela seleção brasileira. Uma posição de indiferença, um ar de “não estou nem ai”, mostram uma perda daquela paixão quase irracional que tínhamos  pela seleção brasileira.

Muitas são as explicações mas, não tenho dúvida, que este desligamento vem porque muitos dos nossos atletas não têm história no Brasil. Com a diáspora, que levou tantos e tantos atletas para fora do pais  a seleção nacional torna-se um time de desconhecidos.

Ontem, enquanto via o jogo, escrevendo um texto sobre licitações no computador, fui tomado por uma indagação interessante. Vi que não conhecia boa parte dos nossos jogadores. Não sabia onde tinham iniciado sua carreira, onde atuavam e qual o histórico de cada atleta . Alguns, para ser sincero, nem sabia que eram jogadores de futebol.

Neste ponto fiquei pensado: se eu – que vivo futebol o dia todo – não sei quem são estes jogadores, imagino o torcedor eventual, que veste só a camisa da seleção. Deve estar achando que o time é grego.

E pensei, também, em Nelson Rodrigues: o que ele acharia ter que torcer para uma ” pátria”, em que não conhecemos os nossos soldados.

* Fui alertado que a frase inicial do Nelson Rodrigues teria sido pronunciada por alguém antes dele. Não lembro. Pelo que sei é do Nelson. 

Publicidade

Neste final de semana, a mídia traz mais notícias exaltando o “mundo maravilhoso” das finanças de nossos clubes e de nosso futebol. Alguém poderia explicar por que então a maioria dos grande clubes não tem empresas patrocinadoras na camisa? Deve ser excesso de dinheiro no mercado e falta de tempo para fazer contratos com clubes.

Segunda diferente

Esta segunda-feira está estranha. Não ouvi, não vi e não li nenhuma notícia bombástica sobre o estádio do Corinthians. Mesmo aqueles tradicionais veículos, que anuncia um apocalipse por semana, estão calmos. Devo ficar tranquilo? Ou não ?

7 Comments

  • E o Caio Ribeiro querendo que entrasse o Casemiro, reserva dos bambis, no jogo… Com certeza se o Casemiro estivesse em campo o Brasil viraria o jogo.. kkkkkkkkkkkkkk!!!

  • Bom dia Citadini. O seu texto sobre a seleção brasileira está perfeito, você conseguiu sintetizar com perfeição o sentimento atual do torcedor com a seleção “canarinho” nesses últimos anos. As vezes eu tenho a sensação de que a convocação para atuar com a camisa amarelinha é feita por empresários e não pelo treinador. São vários jogadores diferentes, os quais o publico não conhece e que nunca atuaram em clubes de ponta aqui no Brasil.

    Realmente essa segunda está sendo diferente, já que não temos nenhuma “noticia” sensacionalista e tendenciosa sobre o estádio do TIMÃO. Deve ser pelo fato da nossa seleção ter perdido para o México. Agora os midiáticos estão mais preocupados em derrubar o Mano Menezes do que inventar calunias sobre a Arena CORINTHIANS.

  • A maioria dos jogadores brasileiros são descompromissados, ignorantes, arrogantes, vagabundos e mimados.
    Como o Futebol é feito por clubes, no do coração, a gente suporta esses tipos. Mesmo assim, há limites.
    Na seleção, que é algo menor no mundo do futebol, prefiro ignorar.

  • Seleção sem jogador nenhum do Timão? Nem pensar! Não vou perder minha tarde de domingo vendo a eterna bajulação em cima de um ou dois jogadores um pouquinho acima da média mas com uma máscara do tamanho do mundo!

  • realmente é patético ficar em casa para ver uma seleção sem alma, recheada de palhaços que se preocupam mais em postar bobagens no twiter da concentração do que em jogar com garra e vontade… pior de tudo é o neymala que alem de ficar fazendo palhaçada e mostrando para o Brasil todo que não está nem ai para a seleção, quando não consegue jogar bem chora e arruma encrenca no campo… típica atitude de criança mimada!!!

  • Se você não ouviu nenhuma notícia bombástica sobre o estádio corinthians, é observar o seguinte: o dia que têm notícia, é notícia plantada querendo ibope. Se não têm notícia negativa, é porque estão procurando. Moral da História: precisam do corinthians para chamar a atenção.

  • Citadini, também já fui apaixonado pela seleção. Lembro-me que ficava orgulhoso de ver jogadores do TIMÃO (Rivelino, Zé Maria, Ado), serem convocados e nos representar brilhantemente defendendo nossa Pátria. Certa vez, no Maracanã, Zé Maria foi ovacionado pelo público carioca, que reconhecia nele um jogador maravilhoso. Arrepiava-me a reverência feita ao maior jogador do Corinthians de todos os tempos (Rivelino – que a meu ver só não foi maior que Pelé) com a Camisa amarela.
    Torcíamos pela seleção , mas principalmente pelos nossos craques. Hoje aquilo lá que chamam de seleção é uma verdadeira pocilga; um antro de mafiosos empresários que só querem que seus jogadores apareçam para serem vendidos. E quer saber: há muito tempo que torço contra !!!

Leave a comment