Jul 7, 2015

Controle e descontrole

Dois problemas são claros nos últimos anos dentro das finanças do Corinthians: o clube gastou muito no Departamento de Futebol e também antecipou receitas futuras de contratos.

Os gastos do Departamento de Futebol são conhecidos. Contratações explosivas, contratos astronômicos, comissões por todo lado e uma enxurrada de gastos no futebol de base. É certo que contratações de grande jogadores são sempre bem-vindas, mas é preciso que as finanças do clube suportem os negócios. Sempre haverá risco de um jogador contratado não dar certo. É no futebol todos estão sujeitos a este risco.

Por este motivo, contratações que envolvam grandes somas de recursos devem ser melhor avaliadas. É o que o clube não fez em várias ocasiões e o “Negócio Pato” é exemplo claro deste quadro. Jogador com grande marketing (mas pouco futebol) e que nunca se consolidou como um “fora de série” veio com um padrão que não tinha. E comprometeu -em muito- as finanças do clube.

Como evitar isso? Creio que devemos ter alguns procedimentos de controle que obrigue a direção (qualquer direção) a avaliar com mais vagar as vantagens e desvantagens de uma contratação. No caso do Pato, neste momento, ninguém quer assumir a ideia da realização do negócio. Tivesse uma Comissão do clube que examinasse grandes contratações, teríamos -provavelmente- evitado este prejuízo monstruoso.

O segundo problema que atormenta o Corinthians são as seguidas antecipações de receitas de contratos de TV, material ou publicidade.

Há vários anos o clube socorria-se de antecipar receitas futuras. Mas não com o tamanho e dimensão do que foi feito nos últimos anos. Cria-se uma roda sem solução: o clube antecipa receita porque já recebeu o que receberia nos dias atuais.

Como qualquer organização, o Corinthians deveria estabelecer em seu Estatuto uma limitação nestas operações (fixando um percentual e um tempo) de forma que  fosse possível sair deste caminho complicado.

Assim como a limitação de contratação de jogadores a partir de um valor, as antecipações de receitas devem ser limitadas por disposição estatutária.

Agora que se fala na reforma de estatuto este dois pontos deveriam entrar  em discussão.

4 Comments

  • Citadini, perdão por ser repetitivo, mas creio que a única forma de frear essas insanidades cometidas pela administração é começar questionar seus atos na Justiça, por gestão temerária. Ferramentas não faltam, pois a diretoria deixou de recolher impostos com isso triplicou a dívida fiscal.

  • Citadini, tanto o Roberto quanto o Dir. Financeiro disseram, em entrevistas, que ESSE ano se antecipou muito pouco das receitas de 2016, e que ano que vem as coisas começarão a entrar nos trilhos. Procede isso?? Em 2016 NÃO teremos o desmanche que tivemos agora e ainda assim com jogadores sem receber os salários?

  • O conteúdo do texto demonstra a incapacidade da atual gestão. Vejam como o Corinthians é administrado. Os empresários usam a marca Corinthians,”centenária”, faturam uma percentagem alta quando da venda dos jogadores de base, enquanto o clube que gastou um enxurrada; Ah!…Ah!…Ah!…. Que tal !, Os empresários assumirem os gastos.
    Citadini, também sou favorável que o Corinthians tenha 100% dos direitos do jogador de base, mas se tratando da gestão atual isso se torna uma utopia.
    Como o Corinthians esta sendo surrupiado.Mudanças urgente. Falência a vista, É uma pena.

  • Sr. Citadini, o senhor como principal opositor poderia responder objetivamente quando a oposição tomará providencias a fim de acabar com essas situações?

    RENOVAÇÃO E TRANSPARÊNCIA tem obrigação de nos informar: Qual foi o gasto com essa parceria? Quanto o SCCP ganhou? Qual sera o destino desses jogadores que estão no Bragantino? Quantos jogadores o SCCP tem hoje? Qual o gasto com todos eles? Quantos profissionais o SCCP precisa para disputar o Brasileiro? Qual o risco do Bragantino / empresários entrarem com processos contra o SCCP? Deveriam colocar no estatuto uma PROIBIÇÃO EXPRESSA DESSE TIPO DE NEGOCIATAS! A oposição tem OBRIGAÇÃO de investigar e os FT de exigir explicações, pois perdemos o GUERRERO e o SCCP esta sem grana para trazer qualquer jogador e essa diretoria jogando dinheiro no lixo!

Leave a comment