Sep 1, 2015

Sem pé nem cabeça

A notícia trazida pela Folha de São Paulo, em matéria assinada pela jornalista Camila Matoso, de que um subprocurador do Ministério Público Federal, de nome Sady D’Assumpção Torres Filho, iniciou uma investigação contra a distribuição das cotas de TVs para os clubes, surpreende todo mundo.

Surpreende e assusta. Quem estudou direito, quem não estudou Direito e quem não estudou nada.

O que haveria de tão errado na distribuição do dinheiro que leva o Ministério Público Federal, já tão carregado por problemas da criminalidade, a propor uma tal investigação?

Simplesmente, o procurador não concorda com a forma com que as TVs pagam os clubes pelo direito de transmitir os jogos da primeira divisão do nosso futebol.

Seria injusto, segundo o MPF.  Alguns clubes (no caso, Corinthians e Flamengo) recebem muito mais que outros menores. E o membro do Ministério Público acha isso inaceitável.

É certo que isso não irá dar em nada, pois é só choro de clubes médios e pequenos. O difícil é entender porque um membro do Ministério Público Federal vai se preocupar com este problema.

A TV paga aos clubes pensando em audiência e em seus patrocinadores. Dizer que isso é injusto ou justo é só uma opinião.

Citar que nosso futebol poderá se tornar uma “Espanha” nem é crítica, já que o campeonato de lá é importante.

Querer “socializar” a distribuição das cotas é matar a TV e os jogos.

Cada clube recebe pela força que atrai em audiência. Qualquer outro caminho, aí sim, é estabelecer uma injustiça.

Como dito, é certo que o proposto pelo MPF não vai dar em lugar nenhum. Só serve aos clubes que querem “virar a mesa” ganharem pelo que não trazem de audiência.

O MPF não pode se tornar um lugar de choro dos que não tem público e não ganham grana no futebol. É o que todos esperamos.

3 Comments

  • É completamente compreensível e justificável o digníssimo “dotô” do MPF se envolver nessa questão estritamente particular e comercial. Afinal, com a abundância de recursos públicos que existem por aqui, e não existindo nada de mais importante acontecendo no país nesse momento que mereça a atenção do MPF, o sagaz rábula pode dispôr de recursos e tempo para tratar dessa premente urgência.

  • Primeiro, é bom saber que nossos procuradores estão com tempo de sobra. Tenho inúmeras questões para levar à eles para iniciarem investigações. Então, gostaria de saber qual é conceito que ele têm sobre “injustiça”, porque há diversas por aí que podem ser apontadas e nem de longe são investigadas.

  • Dr. CITADINI: por favor, com a sua lucidez e verve, comente esse tiroteio que essa nossa
    pseuda Midia Esportiva promove contra o nosso TIMÃO! É só o Corinthians
    assumir a Liderança e começam as INSINUAÇÕES sobre a Lisura da nossa
    colocação, sobre a Arbitragem, etc! Como são descarados esses falsos A-
    nalistas, todos reconhecidamente Anti-Corinthianos! Grato desde já! Sau-
    dações AlviNegras! Abraços.

Leave a comment