Jun 8, 2012

A inveja mata !

Quando Iago, na imortal peça Otelo, de Shakespeare,  tão bem transformada em ópera por Verdi,  diz “…odeio Otelo…(ele)…usurpa o meu posto, o posto que em cem bem disputadas batalhas eu mereci…”, retrata um dos piores sentimentos dos homens. O que reuni  a inveja  e o ódio. Está ai, mostrado um dos mais negativos  ponto do ser humano. A inveja cega. Reduz o homem a um ” Iago qualquer”, pronto a vingar-se de um inimigo imaginário. Luta contra fantasmas, espíritos soltos e procura matá-los todos.

Lembrei desta passagem, da obra de Verdi, quando vi o que vem sendo publicado contra o Corinthians nos últimos dias. É manifestação de ódio pura. Irracional, quase racista, onde a inveja é o principal alimento.

Há alguns anos, quando escrevi uma biografia do jogador Neco, fiz larga pesquisa sobre o clube, o jogador e o futebol. Neste trabalho pude ver a vida de um clube sofrido, briguento e discriminado por todo lado. Foi o primeiro clube que nasceu fora do círculo da elite paulistana. Isso já seria motivo para sofrer todo tipo de ataque: “clube dos carroceiros ” foi a primeiro xingo . Não pegou, o clube foi em frente. “Clube de  pretos, de nordestino, de baiano, de favelado… etc ” e um monte de  ofensas foram desfiliando por este século de vida. Nada abalou o Timão. Com sua base social nas classes populares, foi avançando por todo lado e tornando-se o grande clube que merece orgulho.

Mas o desejo de desqualifica-lo sempre permaneceu entre nossos adversários. Recordo-me que encontrei grande dificuldade  em saber os gols que Neco marcou, pois os jornais (mesmo quando o Corinthians vencia ) só destacavam os jogadores adversários. Era uma luta contra o “fantasma” alvinegro.

Nos dias atuais  esta luta ganha novos contornos mas mantém a mesma determinação: “quem são estes caras aí que se acham melhores do que nós? ”

A vida do Corinthians é um belo exemplo de vitória de um projeto que nasceu no povo, lutou com o povo e venceu em todos os campos. Cada vitória conseguida dentro do gramado era logo desqualificada : “o juiz é gatunho” ; ” jogo vendido”; “apito amigo” etc. É o mesmo esquema de sempre, que junta a inveja ao ódio.

Quando o Corinthians ganhou o primeiro tricampeonato  foi…” roubado”..; quando venceu o quarto centenário foi………..”roubado”; quando começou vencer os brasileiros……….foi “roubado”; quando venceu as Copas do Brasil foi…….”roubado”; quando foi o primeiro campeão do mundial de clubes……” foi roubado”… e todos os títulos que vier a ganhar serão sempre……….”roubados”. Nada eliminará o ódio e a inveja dos  menores. E por esta razão procuram fantasmas que expliquem (e destruam) o sucesso do alvinegro.

Não digo com isso que não ocorra erros, de todos os tipos, em arbitragens. Muitas vezes fomos duramente prejudicados e outras  (raras) favorecidos. Sem que, em um caso e outro, isso fosse  “esquema” montado.

O que não significa dizer que não existam casos de “roubos” comprovados no futebol. Quem tiver o trabalho de ler a biografia do jogador Almir (chamado de pernambuquinho) verá um caso deplorável para o futebol. Ele diz, sem muita discrição que no jogo final da Copa Intercontinental contra o Milan, no Maracanã, o juiz estava comprado pelo time brasileiro (o Santos). E isto foi dito pelo diretor santista. E mais, diz que o médico do Santos dopou vários jogadores ( inclusive ele) para a partida contra os italianos. Embora com uma prova deste tipo a mídia continua ignorando o fato. Ah! se fosse outro time!

Devemos entender nossos adversários e suas crises de inveja  e ódio. Nada eliminará este estado mental. Cada vez que jogarmos (vencendo ou perdendo) a dose de revolta aumentará nos corações de nossos irados adversários.

Esta legião de “Iagos” não será vencida nem eliminada. Só terá que conviver com um Corinthians cada vez maior, cada vez mais vencedor, cada vez mais forte no coração de nosso povo.

57 Comments

  • INVEJA: O pior dos sete pecados capitais. Contra tudo e contra todos…Vai Corinthians!!!!!

    • No caso é inveja acumulado. Por muitos anos.

  • Excelente texto Citadini. Devidamente compartilhado!

    • É só um retrato verdadeiro de nosso futebol.

  • Sensacional , essa é grande verdade e que nunca será calada ! Somos e sempre seremos os mais invejados , por que viemos lá de baixo . Vai Corinthians!!!!!!

    • Inveja e ódio junto dá nisso que está por ai.

  • Ganhando ou perdendo sou Corinthians até debaixo d’água.
    A inveja de torcedores rivais é plenamente justificável. O jornalista não pode ser invejoso, pois perde sua credibilidade e se torna irracional. Nós corinthianos conhecemos alguns deles.
    Citadini, tá na hora do MP ficar ligado nesses falsos jornalistas que indiretamente provocam a ira entre as torcidas.

    • Essa gente não tem cura.

  • Belíssimo texto ! Deveria ser editorial da Folha e do Estadão. Nossa história é linda !
    Algum dia terei o prazer de ver contada em livro toda a nossa evolução, a partir dos “ABENÇOADOS” Antonio Pereira, Ancelmo Correia, Carlos da Silva, Joaquim Ambrósio e Rafael Perrone.
    Abraços

    • O clube tem uma história emocionante.

  • O Corinthians é o clube mais diferenciado do nosso país,é líder absoluto em todas as áreas,isso incomoda profundamente os seus adversários locais e também de fora do seu estado,pois ninguém odeia aquele que esta um nível abaixo,por isso,o Timão é odiado disparadamente.Mais isso faz parte,é o preço por ser o MAIOR de todos,e olha que já é tão grande e imponente sem ter estádio(agora tem,e vai abrir a copa do mundo),e sem libertadores(quando conquistar,não vão poder falar mais nada),e ai irão se corroer por dentro,querendo gritar,mais sem poder falar mais nada do TODO PODEROSO TIMÃO,ESSE DIA TA CHEGANDO AI AI AI.

    • O Corinthians irrita por ser grande.

  • Caro Citadini, concordo com o que você escreveu. Porém, eu acredito que a dose de bobagens proferidas por parte dos torcedores dos menores times se deve pelo fato de que rumamos a uma natural hegemonia, algo inexorável aos olhos de todos. Se antes tínhamos improviso na estrutura do clube e já vencíamos, imagine agora com organização e tecnologia? Antes jogávamos no estádio da Vila Sônia e dávamos renda e visibilidade àqueles caras lá, e agora os deixamos à míngua -pode ver que nem publicidade estática nos muros das arquibancadas tem-, jogando com nosso mando sempre no Pacaembu. Isso até nosso estádio próprio não ficar pronto, em setembro do ano que vem, e será o estádio mais moderno do país. É o que digo, o Gigante despertou e, por esta razão, eles estão vendo a “viola em cacos”, como dizia minha saudosa avó. Mas sou mais beligerante que você, querido Citadini. O que nos cabe é zoar, sem piedade, esse pessoalzinho. Ridicularizar mesmo, para que não aguentem e se calem. E jogar terra nestes lagos que você fala, já que nos incomodam. Não há mais espaço para este tipo de coisa em tempos democráticos como os nossos. Quem são eles, afinal. Além de zoá-los de forma impiedosa, e já que somos maiores, mais ricos e a maior parte da audiência qualificada de qualquer meio de comunicação, devemos usar de pressão, boicote e mobilizações via twitter contra quem for, de maneira injusta e cretina, contra nosso Timão e nossos interesses enquanto torcedores.

    • Eu também não sou de perdoar nada.

  • Muito belo texto… como sei que foi direcionado principalmente a um babaca santista, vale lembrar que alem disso tudo temos mais vitorias em confrontos diretos com eles, mais gols marcados, maiores goleadas, inclusive um 11 x 0, maior tabu e por ai vai…

  • Li o livro da biografia do Neco, e o que me impressionou foram os dados históricos da cidade de São Paulo e do Brasil. Foi sem dúvida uma obra de folego. Um livro obrigatório para entender um pouco o nosso Corinthians. Citadini você está devendo um livro sobre o Corinthians X Palmeiras. Outro livro obrigatório é sobre a Invação Corinthiano ao Maracanã em 1976. Citadini está devendo….. VAI CORINTHIANS! VAAAMOOOS!

    • É muita coisa para escrever. Onde estão os jornalista corinthianos para escreverem? Faz falta.

      • Diga o nome de um (1,unzinho ) só jornalista corinthiano Citadini…. Alguém do tipo José Italiano, que mantinha a ética jornalistica com críticas e elogios sem jamais desrespeitar seu time do coração. Não existe Citadini, como você bem disse, eles (os ditos jornalistas corinthianos) são uns medrosos.

        Eu acrescento: eles tem um zelo falso e hipócrita pela “ética” jornalistica: na dúvida, na “bola dividida” não hesitam em denegrir o clube…

        Nunca ouvi Quartarolo esculhambar e fazer chacota do SFC. Já ouvi suas críticas ao SFC, mas esculhambação e chacotas nunca. Pelo contrário, quando pode, Quartarolo sempre defende o SFC.

        Igualzinho ao Fernando Sampaio e outros bambis da Bambi-Pan, relativamente ao SPFC.

        Mas felizmente o Corinthians não precisa de jornalistas. São eles que precisam – e muito – do Corinthians.

        • Desculpe-me, Citadini. Acho que existe um: o Celso Unzete. Que parece ser corinthiano mesmo.

          JK afirma ser corinthiano. Você que o conhece bem, pergunto: ele é de fato corinthiano? Eu sempre sérias dúvidas, mesmo vendo suas declarações nos filmes e alguns artigos.

          Outros que o povo diz serem corinthianos: Quesada (band) e Rizek (sportv)… Eiiittaaaaa

          • O Juca é bom jornalista e corinthiano.

  • O seu texto retrata com perfeição a realidade sentimental que existe em nosso futebol. O maior motivo de tanto ódio e inveja por parte da mídia e dos adversários está no fato do CORINTHIANS possuir uma origem humilde. O Alvinegro de Parque São Jorge é um dos poucos clubes brasileiros fundado pelo povo. Gente da gente, que não tem medo de batalhar para realizar os seus sonhos. A maioria dos clubes paulistanos possuem digamos assim, uma “linhagem nobre”, já que estes foram fundados pela elite bandeirante. Muitos desses times não resistiram ao tempo e foram extintos, como aconteceu com o Paulistano (time dos banqueiros). O Palestra, que devido a segunda guerra mundial mudou seu nome para Palmeiras. Foi fundado por colonos italianos ricos, e não permitia a presença de negros em sua equipe. Esse fato contribuiu diretamente para a popularização do CORINTHIANS, que não só aceitou negros, mas também mulatos, índios, imigrantes pobres, brasileiros brancos pertencentes a baixa camada social e nordestinos. Existe um outro clube, o da Vila Sônia, que abriu e faliu umas trocentas vezes. Eu acredito que nem os dirigentes desse time sabem ao certo a data de fundação do 5ão paul0. Há mais de seis anos os “lordes” diziam que a torcida são paulina ira ultrapassar a FIEL, os anos se passaram e até agora eu não vi nada disso acontecer.

    O CORINTHIANS é um fenômeno social que merece ser estudado nas faculdades, por sociólogos e historiadores…

    Citadini, você não acha que o departamento jurídico do CORINTHIANS deveria processar estes jornalistas/torcedores e sensacionalistas, pelos motivos de calunia e difamação? Talvez fosse uma boa solução para diminuir ou acabar com os ataques.

    • Acho que não devemos perder muito tempo com esta gente.

  • Nós vivemos de nós mesmos. O campeonato mais importante é o que disputamos. O jogo mais importante é o que estamos jogando. Nós jogamos cada jogo como se fosse único. Nós gostamos de ganhar. Ou melhor, nós gostamos de ver o time lutando pela vitória. Quem é nosso maior adversário? Qualquer um deles. Eles se alternam pelos anos. O Palmeiras é nosso adversário histórico. O SPFC foi colocado como nosso maior adversário alguns anos atrás. Hoje o Santos aparece como o maior adversário do Corinthians. Resumindo, mudam-se os adversários e só o Corinthians continua como o clube a ser batido. O que eles não entendem, e nunca vão entencer, é que se tiver um campeonato de “pulo de sapo” e pintarem o distintivo do Timão nas costas de um sapo, vai ter uma grande torcida gritando “Vai Cutintia”. Eles nunca vão entender o que é paixão.

    • Nunca entenderão.

  • Perfeito, sem mais!!!!

  • Parabéns Citadini!!! É muito bom ler os seus textos!!! O Corinthians precisa muito de vc!!!

  • Esse texto esta me cheirando desespero!!!! Mas, que roubaram!!!! roubaram!!! hahahaha

    • Nota que vc está numa enorme tranquilidade.

    • De roubo palmeirense entende bem e fala de cátedra. Basta lembrar dos anos Parmalat e o assunto fica encerrado.

  • Bravo Citadini!!!

  • Só quem é….sabe, e quem não sabe, não interessa!

    Porém, concordo com o José Augusto, tolerância zero.

    Ódio e preconceito apodrecem a alma, como do infeliz que agrediu o Corinthians gratuitamente. Ele achará o que procura.

    Tenho uma cunhada psicológa – e Corinthiana – que definiu bem o Corinthianismo:

    “O Corinthians e a FIEL são o casal totalmente feliz; e os outros times e torcidas não conhecem essa felicidade, querem o que o Corinthians tem, e o ser humano é tão imperfeito que agride quem tem o que ele não tem”.

    • A inveja e o ódio afastam a felicidade.

  • ARCitadini: Parabéns! Excelente matéria! Más é necessário, de vez em sempre, dar nomes aos Adversários Invejosos! A propósito, sei que é sua a AFIRMAÇÃO que os Jornalistas
    Corinthianos, além de serem POUCOS, são todos MEDROSOS! Há uma má língua que a-
    firma que essa SITUAÇÃO comoça com você mesmo! É Verdade? Saudações AlviNegras
    do PSJ

    • Vc deve ler meu blog. Se estiver lendo sabe o que falo e o que não falo.

  • Sr. Citadini, esse cidadão não é jornalista. Jornalistas não divulgam informações infundadas com propósito interesseiro pessoal a fim de denegrir a imagem de terceiros.
    Jornalistas relatam fatos, e redigem crônicas e/ou textos dissertativos expressando sua opinião sobre determinados assuntos, implicando somente seu ponto de vista, o que não lhe dá o direito de levantar falso contra qualquer indivíduo ou instituição.
    O que este sujeito chamado Odir Cunha que se entitula jornalista mais que em seu Blog não exerce essa função fez, foi simples desabafo de um torcedor frustrado que mesmo com as conquistas recentes de seu clube não consegue alcançar a grandeza do Corinthians e nem deixar de ser freugês do mesmo.
    Ignore-o, não associe sua imagem à ele, dessa forma você engrandece um pequenino e insigificante que clama por ser reconhecido como jornalista, algo que não é.

    • Não falei de nenhuma pessoal. Citei os que vivem da inveja e do ódio.

  • Belo texto, Citadini. Muito obrigado, amigo. Fiquei emocioanado.

    Sou corinthiano há 59 anos (desde que nasci). Meu primeiro jogo foi no Pacaembu. Corinthians 1 x 1 Palmeiras, na atual arquibanca amarela, com todos os torcedores misturados. Sou descendentes de italianos e ainda lembro-me até a hoje a reação indignada de um senhor palestrino vendo o gol de empate do Silva, número 9 do Corinthians alto forte que fazia dupla de área com Ney – pai do Dinei. Tal sr. palestrino manteve o controle e o respeito. Não porque as pessoas de antigamente sejam melhores dos que a de hoje. Hoje a impunidade prevalece. O cidadão tem direitos mas parece que não tem deveres.

    A “gozação” a que os jornalistas referem-se hoje e dizem ser “saudável” é diferente da gozação dos outros tempos. Naquele tempo não havia humilhação nem bullying, não havia necessidade alguma da violência psicológica e repetitiva. As pessoas estavam mais tranquilas e melhor resolvidas.

    Isso passou a ser utilizado como estratégia de marketing: MN (recuso-me a escrever o nome completo dessa pessoa) que é um zero à esquerda como jornalista e como radialista, copiou a fórmula de um doente mental chamado Geraldo Bretas e ficou rico às custas de explorar e denegrir nosso clube. Nunca entendi como – apesar de tudo – Dualibi pode contratar MN e sua menininha de estimação para animar um evento dentro do S.C. Corinthians Paulista. MN mesmo disse: “eu meto o pau neles e eles me dão dinheiro”. Dualibi foi um periodo muito ruim na nossa história, meu caro amigo Citadini. Aliás, Wadih Helu + Dualibi foram a nossa tragédia. Pessoas que sempre utilizaram nosso clube para benefícios pessoais.

    Sei que você participou em uma dessas diretorias antigas. Mas confio em você Citadini. E gostaria muito de poder ajudar naquilo que me for possível.

    Um grande abraço e novamente parabéns pelo blog.

    • Vc deve saber da minha relação com este radialista. É zero. Diferente do pessoal da atual e anterior diretoria que vivem bajulando o dito cujo.

  • Resposta dele, Citadini.

    “Roque Citadini é mais um oportunista que se aproximou do Corinthians para tirar proveito. Ele pesquisou e escreveu mesmo o livro do Neco? Há controvérsias. Sim, a origem do time foi popular, assim como a do Palestra Itália, de quem o Corinthians foi freguês logo no início de sua história. Mas hoje o Corinthians é o clube mais elitista do Brasil, que ganha milhões da Globo e cobra entradas mais caras do que espetáculos no Municipal. Cadê o povo? O povo tem de ver pela tevê aberta e por isso a Globo passa. Citadini é mais um demagogo, que nunca admitiu nenhum problema no seu clube, pois jogava sempre a culpa na imprensa. Que inveja um torcedor de um time que foi três vezes campeão da LIbertadores pode ter de um time que nunca foi?”

    • Desculpe-me. Este não é páreo pra disputa. Ele que procure nosso pessoal no Boqueirão, José Menino, Gonzaga e adjacências. Como vc sabe, na última pesquisa, o Corinthians esta em primeiro entre as torcidas da baixada. Ele deve procurar. Achará um ou outro para discutir.

      • em santos 80% é torcedor do santos seu babaca

  • Esse papo de “roubado” é fruto de um pseudo jornalista aí de SP. Ele que tá bem na mídia, né… têm inimigos por todos os cantos…

    • Também acho.

  • Parabéns, Citadini. Vamos ver se alguém da dita “imprensa isenta” pega o seu texto e publica também, assim como fizeram com o texto fascista de um simpatizante do clube do litoral.

  • O gênio Rosenberg disse uma verdade!!!!!! Agora ficam criticando o gênio!!!!! O time é medíocre!!! Nada de forte, bem arrumado e etc… E o texto sobre o empate com o time completo e contra dez????? Nessa chuva nada como um bom texto, mas não mintam seja sincero como o gênio Rosenberg!!!!!hahaahahahaha

    • É verdade Pereira, talvez sejamos mesmo um time sem estrelas em que a maior qualidade é a doação do elenco dentro de campo e a vontade de vencer… por vezes dá certo, outras como no jogo contra o figueira acontecem alguns tropeços… fato é que no final das contas este time esforçado e sem estrelas vem conseguindo coisas que o seu time com as “estrelas” vardivia, barcos e bla,bla,bla… ficarão mais uns 10 anos no mínimo sem conquistar.

      O que acontece é que ao contrario da “lusinha da turiassu”, nem nossa torcida, nem nosso elenco, está acostumado a escutar este tipo de “fogo amigo” partindo de um diretor qualquer.

      Fosse no parmerinha isso não teria a menor importancia, afinal de contas o que não faltam são declarações iguais a esta vindas de lá, atacando o proprio elenco, tanto de dirigentes e conselheiros quanto do felipão, marcos e cia limitada, assumindo a mediocridade e a incapacidade técnica do elenco. E a torcida sabedora da sua mediocridade e conformada com a insignificancia do clube assiste tudo passivamente.

      Normal para quem já perdeu as esperanças no futuro do clube! Há, cuidado hein, esse final de semana tem show do gaúcho…

    • Pereira, torcemos para que você arrume uma mulher, ou qualquer ser da sua preferência, pois um sujeito que vive em função de um time de futebol adversário com certeza é bastante infeliz. Força amigo, boa sorte!

  • Eu não tenho nada a acrescentar ao seu belíssimo texto, aliás não tenho nem o que comentar.. Mas vou falar de dois assuntos: 1. eu também quero a cabeça do Rosemberg! Eu já sabia quem é este sujeito e que nunca foi corinthiano, mas o vice- presidente do meu time falar o que falou… Tem que ir embora já!! 2. Precisamos de você na presidência, Citadini!! Assuma essa responsabilidade!!

  • Concordo com a opinião de um amigo que disse que os jornalistas “Corinthianos” são covardes.
    São mansos. Querem garantir seus empregos dando uma de imparciais e acabam sendo parciais para os outros. Uma lástima. Por isso qque anseio pela viabilzação da TV Corinthians, Rádio Corinthans e assim por diante, pois eu simplesmente esqueceria essa mídia podre do futebol.

  • Realmente, o povo ajudou o Corinthians, mas não o povo honesto e justo e sim os presidiários e maloqueiros, tem duvida? Pesquisa no Google maloqueiros que já mostra “Maloqueiros da Fiel” isso é fato.

    Ah, não digo todos campeonatos, mas a alguns teve uma ajudinha!!!! Mundial, quando e onde, a fala sério..rsrs

    Não conseguem ser julgados! E ainda julgam outros times de roubo, quem é o Corinthians para falar! Aliás já está roubando o povo do Brasil ao construir um Estádio que não tem nem dinheiro e nós Palmeirenses e os São Paulinos, Santistas etc. Estamos pagando!

    Sim Corinthians cada vez maior, pois as estatísticas apontam que em alguns anos existiram mais presidiário e maloqueiros do que gente decente, não avaliando todos os corinthianos, pois existem alguns bons no meios desses, mas é porque estão perdidos ou talvez estão sendo influenciados pela mídia que só mostram porcarias, Bundas (que por sinal adoro, mas onde fica a cultura), injustiça e Corinthians..rsrss

    Se Inveja é odiar o Corinthians, então faço parte deste grupo!
    Agora falar em preconceito e discriminação, isso vocês já estão apelando, como sempre fazem, pois isso não existe meu caro! Tanto que uma parte da minha família é nordestina e a outra que não é alguns são Corinthianos e nem por isso jamais vou deixa-los de ama-los! Pois cada um tem a opção de escolher seu time do coração! Agora deixar faltar comida em casa e comprar ingressos, não trabalhar para ir ao Estádio, fanatismo doentio, aí meu caro é só os corinthianos (obs. Nem todos, mas a maioria)

    Para finalizar
    Libertadores Nunca! E se isso um dia acontecer, será porque o fim do mundo estará próximo…kkk

    • Que choradeira! Toma um calmante.

  • Vocês precisam entender, que no início o Corinthians era do povo, era pobre, desprezado, era discriminado. Mas hoje as coisas são absolutamente diferentes.

    À não ser por torcedores rivais, que debocham dos corinthianos pela grande parcela de pobres e favelados que sua torcida concentra, o clube Corinthians hoje é rico e grande. Faz parte e tem lugar de destaque entre os “poderosos e manipuladores”, que vocês tanto criticavam. E não é de hoje, já fazem pelo menos 2 décadas. E como tem a maior torcida, ou 2ª, é lógico que existe uma cadeia de interesses por tráz da receita que esta população gera.

    Vamos parar de usar o romantismo, para refutar as críticas.
    E são muitas críticas concretas contra vocês. À começar pela arrogância, de quem dizia ser humilde, tem uma história bonita de um começo duro contra os poderosos. Mas aí quando “chegam ao poder”, o que vocês fazem?? Tornam-se mais arrogantes ainda! Além das relações do clube com mafiosos, e dinheiro que na melhor das hipóteses, não se sabe de onde vem!

    É por isso que eu sou Colorado! Um clube do povo, que nunca teve preconceitos, assim como alguns outros do Brasil, mas que é o único grande à preservar sua identidade até os dias atuais!

    O próprio nome Internacional, deve-se ao fato de que os dois clubes que existiam em Porto Alegre na época da fundação, só aceitavam alemães. Um desses clubes, que desde o inicio foi seu maior rival, chamava-se “Grêmio de futebol PORTOALEGRENSE”. Por isso, o novo clube sem preconceitos étnicos e raciais, chamou-se INTERNACIONAL, mostrando que aceitava à todas as etnias do mundo, e que nasceu para ser maior que o Grêmio, afinal, “Internacional”, é maior que “portoalegrense”!!

Leave a comment