Oct 13, 2015

Um Rio-São Paulo seria melhor

A discussão sobre as Ligas de Futebol profissional começa a ganhar corpo depois da Sul-Minas-Rio. Essa estranha reunião de clubes é para fugir dos campeonatos estaduais,tão fracos e sem ânimo.

O bom é que foi criado uma Liga, afastando-se as Federações estaduais e Confederação Brasileira de Futebol. O ruim é que é uma Liga meio “monstro”, quase sem nexo.

É uma atitude de desespero dos clubes para fugirem de Estaduais desgastados e anti-econômicos. Os Estaduais terão apenas equipes B e caminharão para o seu triste final.

O melhor, para o futebol brasileiro, seria que a criação dessas novas competições partisse da Liga Rio-São Paulo. Tem história, agrada o público e dá grana para o futebol.

Os Rios-SPs são inesquecíveis e, antes do campeonato nacional, era o ponto maior de nosso futebol.

Quando em 2002 foi organizado o Torneio, tão vencido pelo Corinthians, o sucesso foi total. Reunir as grandes equipes dos dois principais estados do futebol sempre é sempre sucesso.

Lamentavelmente, a volta das Ligas não se dá pelo Rio-SP. Não por falha dos grandes do Rio, já que Flamengo e Fluminense estão no projeto, mas por timidez dos clubes paulista. Temendo uma Federação Estadual -que nem a Fifa reconhece- e que vive de mordidas nas rendas dos grande clubes, os paulistas são os responsáveis pelo silêncio da Rio-SP.

É claro que o clube que deveria liderar este movimento era o Corinthians. Pelo seu tamanho, pela sua torcida ou por sua história, uma opção por uma Liga Rio-São Paulo mudaria tudo. Um grave erro do nosso clube.

A história de que o Paulista é rentável é uma falácia. Um Rio-SP seria muito mais rentável.

E sem o Corinthians o que esperar dos outros clubes?

O tricolor se vê afundado numa crise que demorará uns 30 anos para ser solucionada (por mais que a mídia alivie); o Palmeiras tem visão menor, de que o presidente da CBF é palmeirense (como se isso trouxesse títulos ou grana) e não podem desagradar ninguém. O Santos. Bem esses é o de sempre. Chorando e sem peso na TV.

A ausência do Corinthians nessa discussão é um erro. Erro grave e que trará consequência nos próximos anos.

Leave a comment