Jan 11, 2016

O problema da saída é a entrada

O presidente Roberto de Andrade foi claro: o clube chinês acerta com o empresário, com o jogador e o Corinthians é avisado meia hora antes que a “multa de rescisão” será paga e o atleta vai embora.

Completa o presidente que não há o que fazer. Paga a multa, o jogador vai pra onde ele quiser.

Nisso está certo.

Só o que falta explicar é como chegamos a este ponto. O problema não está na negociação de saída, mas na negociação de chegada.

Como sabemos, todos os jogadores em saída, são apenas parcialmente do Corinthians. Algumas vezes, a participação do clube é insignificante. A maior parte dos direitos do jogadores está nas mãos de “parceiros”, empresários, agentes e até do próprio jogador.

Essa política de “parceira” adotada pelo Corinthians cobra agora o seu preço. O presidente atual, como os anteriores, foram os implantadores deste mecanismo que leva a esse colapso atual.

O clube e o parceiro têm interesses conflitantes. O clube quer o jogador para jogar, marcar gols, conquistar títulos e títulos. O “parceiro empresário” não quer nada disso. Só quer valorizar seu produto e vendê-lo na primeira oportunidade.

Por esta razão, aos “parceiros” interessa uma multa pequena que não seja obstáculos para negociações futuras. Ao clube interessaria multa alta, pois quer a permanência dos atletas.

Mas isso só é possível quando o clube tem o controle do negócio. Nas “parcerias” o clube não tem.

Em clubes que não adotam essa política -que o presidente Roberto Andrade foi um dos implantadores- o quadro é diferente. Veja-se os clubes europeus principais, onde a multa é definida pelo clube.

O mesmo dinheiro chinês que chega aqui pagando salários astronômicos aos jogadores poderia procurar craque na Itália, Espanha, Inglaterra etc mas não o fazem. E quando atacam os europeus é com jogador com contratos a beira de terminar.

As pesadas multas de rescisão não permitem.

Enquanto o Corinthians não encerrar essa política de parcerias, as saídas de jogadores serão assuntos rotineiros.

Ou rompemos essas “parcerias” onde o clube pouco ganha (ou nada ganha), ou veremos jogadores chegando e saindo a toda hora.

Manter esse fatiamento de jogadores com “empresários” e multas baixas (impostas pelos parceiros) deixa o clube vulnerável.

Esse é o grande problema.

Será que vai ser enfrentado? Tenho dúvidas. Muitas dúvidas.

 

Em tempo

Bastou a Diretoria enfrentar problemas (como este tsunami de saída de jogadores) para alguns “jornalistas” e outros conhecidos na Internet desencadearem cobranças na mídia social. Todas com o objetivo de “aliviar” para a Diretoria. “A oposição tem que barrar isso”; “a oposição não pode permitir isso”; “onde está a oposição que não bloqueia esses negócios?”. O objetivo é claro: transferir para a oposição o problema da debandada de jogadores. Esqueçam essas lorotas. A responsabilidade da saída dos jogadores é da direção. Só dela. A oposição sempre teve posição contraria a essas “parcerias” com empresários, agentes, intermediários  etc que só prejudicam o Corinthians.

Falamos sobre isso em diversos momentos, como nesse vídeo abaixo. 

9 Comments

  • Em verdade, quem tem que sair são aqueles que estão no pode do Corinthians há tempos, e não os jogadores. As vezes dá a impressão que os cartolas dividem comissão com empresários porque é incrível como essa política se repete todo o ano, e nada muda.

  • E outra coisa. Já defendi isso aqui. Esse negócio dos impostos inadimplidos é responsabilidade de quem deveria pagar e não pagou. Logo, legalmente os dirigentes podem responsabilizados sim.

  • O problema não é só a entrada, mas também a saida com a conivência da diretoria, conselheiro que é seu parceiro na oposição, ou ao menos foi, e empresários que pagam comissões para diretores…

    Todos ganham, diretores, conselheiros que tem empresa que empresariam jogadores, empresários parceiros no exterior, e jogador.. o presidente vem com esse papinho furado que o jogador acerta com o clube da china e só depois a multa é paga… balela, o presidente anunciou em dezembro que assinou renovação com o Ralf, volante campeão brasileiro, e peça fundamental no time, e ai na verdade só fez pré contrato com multa RIDÍCULA de 4 milhões…

    …é OBVIO que o presidente, empresario, jogador e conselheiros que tem esquemas com empresários, assim como o Andres, já sabia que o jogador iria para a china e colocaram essa multa patética para lesar o clube e aumentar os lucros da quadrilha que comanda o nosso futebol… Assim acontece com todos os outros atletas que saíram… todos já sabiam das propostas e as negociações certamente já estavam avançadas, só não divulgavam para fazer a média com a imprensa e com a torcida…

  • Oposição de Paulo Garcia briga fala esperneia, mas quem tem os direitos dos maires jogadores é o irmão dele dentro do clube , como acreditar em uma oposição assim amigo Citadini ?

  • Oposição tem o dever de exigir que o estatuto seja cumprido a risca, e conselheiros fiquem impossibilitados de fazer negócios com o clube. Caso contrário vira ditadura, a situação faz o que quer, e o clube paga a conta, assim como nos pagamos a conta da roubalheira do país…

  • Não entendi. Se colocarmos multas rescisórias altas na entrada, que jogador virá ? Imagina um jogador cerceado de ir para Europa ou até mesmo pra Arábia, Rússia ou China para a independência financeira ? Europa multas altas ? Lógico, o dinheiro está lá e é o mercado fim no Mundo (a China está chegando aos poucos). Os europeus, donos do dinheiro, tem como fazer isso e segurar seus atletas. É óbvio. Como fazer isso no terceiro mundo e competir com quem está no primeiro mundo ? Multa rescisória alta é pra mercado rico, afinal jogador vai pra onde ? O obejtivo é tão somente impedir que o adversário o tire do time. Aqui, pelo texto, está se querendo segurar o jogador em competição com mercados ricos. Discrepante. O europeu desiste, o jogador fica aqui no terceiro mundo e perde a oportunidade. A questão toda reside no fato de que somos um país de terceiro mundo há décadas sugados futebolisticamente pelos europeus. Agora, outra incongruência: como empresário não quer títulos ? A valorização de um jogador se dá como? Por derrotas ?

    • Multas rescisórias não necessariamente devem ser altas, mas sim justas, e nunca baixíssimas… principalmente para o exterior… o que não pode é o jogador vir para o clube com 50% dos direitos ou mais, pertencentes aos empresários, o clube bancar altos salários, bichos, e todas as despesas do atleta, e quando ele é valorizado entre outras coisas devido ao trabalho do clube como um todo, ele sair quase de graça, e ainda com o empresário ficando com 50% ou mais do valor da venda.. agora, se o empresário bancar o salário e os custos proporcionalmente ao mesmo percentual que tem de direitos econômicos do atleta, está tudo certo…

      Outra coisa é; pelo estatuto, nenhum conselheiro pode ter negócios com o clube, o que clara e abertamente não é o que ocorre hoje no Corinthians… o fernando garcia, irmão do parceiro, ou ex parceiro de oposição do citadine, tem participação em grande parte do elenco, e conta com o apouo do presidente e toda a diretoria que tb leva a sua graninha por fora em cada negociação…

  • concordo Citadini mais vamos volta a 13 anos atrais mais precisamente nos anos de 2002 2003 quando Corinthians essa época tinha um time tão bom tão competitivo quando esse 2015 na época você era vice de futebol ajudou amontar equipe comandada pelo técnico Carlos Alberto pereira ganhou a copa do Brasil rio são Paulo vice campeão Brasileiro perdendo para santos de Diego Robinho 2003 manteve a base só perdendo o técnico parreira que para seleção até reforçou a base com Liedson meia Jorge Vagner tudo corria bem aquele ano ganhamos paulista em cima do são Paulo mais eliminação da libertadores daquele ano para River peite causou também um verdadeiro desmanche igual esse que estamos vendo 2015 naquela época saiu Fabio Luciano para Turquia Liedson para Portugal Leandro atacante Jorge Vagner para Russia Devid para Cruzeiro todos de graça com a mesma inercia que essa diretoria de hoje esta tendo sem contra Lateral Kleber que foi por empréstimo para Alemanha o Corinthians aquele ano teve subi de maneira precoce garotos da base como marquinhos Fininho jó abuda Wilson só caiu porque somou muitos por no inicio do campeonato Citadini porque você não que disse que faria agora naquela época cometeu ah 13 atrais mesmo erro que diretoria cometeu agora?

  • Citadini, Corinthians é uma marca centenária , o clube não pode ser refém de ninguém, isso tudo é um tapa na cara dos torcedores corinthianos, Vamos por fim a essa bagunça comandada pelas pessoas que estão se enriquecendo com o nosso Corinthians.

Leave a comment