Feb 2, 2016

O NR e a crise econômica

Em quase todas as semanas (algumas vezes todos os dias), a mídia anuncia que o Corinthians está “às portas” para assinar um contrato com alguma companhia para vender o NR (naming rights) da Arena.

Tantas e tantas empresas já foram anunciadas como parceiras do Corinthians neste tormentoso contrato que já perdi a conta do número.

Uma companhia aérea árabe ganhou publicidade grátis com tantas as vezes que foi citada como o possível nome da Arena.

E a mídia gosta deste assunto. Alguns dirigentes também. Diziam: “estamos 99% fechados com uma grande empresa”.

Outro caso foi de uma montadora que ganhou publicidade como a “próxima” parceira do Timão. Recordo que ligou-me um conselheiro dizendo que um primo (vendedor de automóvel numa concessionária) havia garantido que era “para já” a assinatura com o Corinthians.

E sempre que “aparece” o iminente contrato, a mídia -especialmente na Web- gasta todo tempo disponível discutindo o NR da Arena.

No fim do último mês de novembro, me ligou uma jornalista -de razoável prestígio- dizendo que tudo estava “fechado” e que em dezembro (dia 16) o Corinthians faria uma grande festa para anunciar o contrato.

Perguntou-me se eu sabia qual era a empresa. Naturalmente, eu disse que não tinha nenhuma informação sobre a questão. E acrescentei que não havia qualquer contrato “fechado” para ser anunciado naquela oportunidade. Por pura intuição, disse que era impossível no Corinthians uma notícia dessa ficar mais de 20 minutos em segredo.

O tempo passou e a grande notícia ficou por isso mesmo. E nada mais.

Agora aparece uma complicada operação do NR que, nem com auxílio de dois economistas, consegui entender.

Mas por que tanta dificuldade em um contrato como esse?

Simples. O Brasil vive uma brutal crise econômica e as empresas estão -todas- com o breque de mão puxado, cortando toda sorte de investimento.

O melhor período para um contrato de NR foi aquele que antecedeu a Copa do Mundo. A Arena Corinthians seria importante no evento e -principalmente- a crise econômica não tinha aparecido.

Vivemos hoje a mais dura crise no país nos últimos 50 anos. É dura, profunda,violenta e chegou com rapidíssima intensidade. As empresas estão tomando todo cuidado em seus negócios. O contrato de NR é de longo prazo e exige muitas garantias.

É claro que seria melhor se a diretoria tivesse assinado o nome do estádio. Este dinheiro foi previsto para abater a dívida da construção. Sem ele, o estádio precisa de outras fontes de recursos.

Será importante um contrato de NR, mas quem definirá este jogo é o mercado, que agora vive um péssimo momento.

O melhor para todos (torcedores, diretores e mídia) seria não lançar nomes por aí.

Quando chegar a hora, o clube fará o contrato. E esperamos que seja o quanto antes.

 

9 Comments

  • Amigo Citadini cadê nossa oposição que não fiscaliza a atual administração ?A oposição precisa trabalhar em pról do clube também correndo atrás e quem sabe até apresentando os opções para NR do Estádio, outra coisa é a farra dos empresários com relação aos jogadores da base do clube, passa ano e entra ano e a farra continua a mesma, quando que isso vai acabar ?

    A torcida acompanha de longe essas coisas e não pode fazer nada , agora os conselheiros sim podem fazer , fiscalizar e cobrar, nós como torcida estamos esperando mais empenho da oposição.

    Abraços meu amigo

    Camilo Aparecido de Almeida – Registro-SP

  • Não é só a crise econômica o motivo de ter saído (os NR) ainda. Penso que existe uma quantidade enormes de interesses de diversos envolvidos, jurídicos, econômicos, e inclusive, com pagamento de comissões para possíveis intermediários ou atravessadores.

    • Desde 2007 o único dono do Corinthians chama-se andres. Aliado a empresarios & laranjas na diretoria. E não há ninguém que consiga tirá-lo de lá. Fato.

      Uma vergonha para o Corinthians.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk matéria do UOL… “Corinthians vacila em prazo e corre risco de perder joia para o Man City” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vacila sim… “esqueceram” assim como esqueceram do lateral dodo que saiu de graça do clube…

    Cade a oposição para cobrar os prejuízos causados pelos administradores do clube??????

    Quanto será que membros da diretoria e quem sabe até da oposição ganham com casos de “esquecimento” como este????

  • Muita gente querendo ganhar comissão.
    Oposição fraca essa do Corinthians, fala o que né, já que o conselheiro de oposição é dono de metade do time.
    Mafia maldita que esta acabando com a paixão do Brasileiro.

  • Tem coisa errada aí porque o garoto da base foi levado por um funcionário do clube? que no caso é o diretor da base.Porque o garoto jogo pelo City sele tendo contrato ainda com o Corinthians? fez até um gol.Para ele jogar já que ele ainda tem contrato com o clube necessita da assinatura do clube certo? Quem libero ele? Quem assino para deixar ele joga lá? O corinthians virou barriga de aluguel? Ou alguém quer gamha por fora não estão pessamdo no clube já não basta o Malco sair a preço de banana

  • Citadini, a oposição vai continuar não vai se manifestar sobre o Edu e o Edu Gaguinho, que estão arrebentando com o depto, de futebol do Corinthians.
    Por favor se manifeste, é um absurdo o Gaguinho na diretoria de futebol.
    Abs

    • Acho que merece post, neste momento, o caso do senhor Fernando Garcia, ex-conselheiro do corinthians, que antes de renunciar, já possuía direitos sobre jogadores, o que, até onde sei, é vedado pelo estatuto do clube.

  • Bom Sr Citadini, espero que vocês da oposição tenha uma posicionamento perante essa Administração pífia dessa chapa Renovação & Transparência, a tempos vem lesando o clube com contratos duvidosos e lesivos ao Corinthians. Porque o Sr Andres Sanchez manda e desmanda dentro clube.

    Já passou da hora de vocês conselheiros fiscalizar o clube e exigir explicações desses contratos duvidosos, vamos passar o clube a limpo chega de bandidos dentro do clube

Leave a comment