Feb 9, 2016

Base: 100% ou caos

Nas últimas semanas, com a saída dos jogadores da Base do Corinthians, ganhou intensidade as críticas sobre o modelo de gestão adotado pelo clube.

Como sabemos, nos últimos anos, os jogadores da Base do Corinthians tiveram seu contratos transferidos a “empresários”, “agentes” etc, numa política denominada como “parcerias”.

No início o clube alegava que precisava de dinheiro e que os “empresários” adiantavam em troca de receberem jogadores da base. Embora esses negócios de “parcerias” tenha pontos obscuros, a verdade (clara como o dia) é que o clube foi perdendo mais e mais jogadores.

A Base, que tinha por objetivo relevar jogadores para o clube passou a ser um celeiro dos empresários. Quase todos os jogadores que vinham das categorias menores eram de empresários. Nos negócios o clube quase nada recebia.

Nos últimos dias foram intensas as críticas, especialmente pela Internet. Torcedores revoltados com esta política do Timão clamam por mudanças de gestão.

Aí é que reside o problema. A diretoria defende essas parcerias e, vez por outra, procura justificar a saída de um ou outro jogador. Protegidos pelo silêncio da mídia, esta área do clube só aparece quando o caso é mais escandaloso.

A Diretoria defende este tipo de parceria. Foi o atual grupo gestor que a implantou -em longa escala no futebol principal- e esparramou o método nas categorias de Base.

Por maior que seja a revolta dos torcedores não organizados (as torcidas organizadas, como vemos, ficam em silêncio total), será difícil uma mudança radical nesta área.

E é um grande erro. Como reiteradamente dissemos esta política deveria mudar e o clube deveria ter 100% dos direitos sobre os jogadores da Base. Ou então continuar a revelar para os “empresários”.

Na “revolta” dos últimos dias, tivemos manifestações de torcedores que pensam seriamente no Corinthians e desejam a mudança deste quadro. Alguns defendem mudanças há anos.

Mas tivemos, também, torcedores sócios que apoiaram a diretoria nos últimos pleitos. Foram, talvez, os mais duros nas cobranças.  Alguns não tiveram tempo de apagar seu suas postagens com aplausos frenéticos a atual gestão. Muitos desses, inclusive, passaram a acusar a oposição de não fazer “nada” para barrar isso.

Deixemos claro. A oposição apresentou, nas últimas eleições, posição clara sobre o assunto: 100% da Base deve ser do Corinthians. Sem medo ou omissão, a oposição continuará a dizer o que pensa.

E não entrará no papo desses de revoltas episódicas.

Veja aqui um dos vídeos que gravamos para tratar desse assunto durante as eleições. Há também diversas entrevistas à emissoras de rádio e TV sobre o assunto.

6 Comments

  • Citadini, mesmo não estando presente no dia a dia, percebo que três ou quatro elementos se apossaram do comando do Corinthians e, estão deitando e rolando , pois estão sugando o clube de uma forma muito cruel. A oposição precisa encontrar uma maneira de excluir esses falsos corinthianos, O time que foi do povo, não é mais, precisa voltar ao passado.
    Essa justificativa em relação aos empresários é uma piada, pensam que nos torcedores somos todos idiotas.

    • Quem será capaz de “encontrar uma maneira de excluir esses falsos corinthianos” (sic) ?

      Não existe oposição no Corinthians.

      Desde 2007 o Corinthians é uma autocracia. E o único dono todos sabemos quem é.

  • Parabéns citadini. Mas infelizmente não creio que seu texto e a cobrança da oposição irá mudar a postura de nossa diretoria (essa sim tem que sair, e será a única forma de recuperarmos a base das mãos dos empresários). O santos está questionando os contratos dos “parceiros” na justiça. O Corinthians poderia fazer o mesmo, mas com essa diretoria, não fará.

  • Sejamos claros: para pegar pequenas fatias de jogadores medianos, a base do Corinthians provavelmente é deficitária. Ganhamos algumas Copas São Paulo. E daí? Os poucos que subiram para o time principal são fatias e não nos trarão grandes lucros no futuro. A exceção é o tal do Marciel, que estranhamente foi envolvido numa negociação macabra.
    Alguém aqui se arriscaria a dizer que não seríamos campeões brasileiros sem o Malcom? Claro que não. Ele era o mais fraco do time.
    A verdade é que quando o jogador é muito bom mesmo, seus empresários nem deixam que eles sejam incubados aqui no Brasil. Quando são incubados aqui é porque são medianos. O fato do Neymar ter sido revelado pelo Santos é um grande milagre. O fato de ele ser muito acima da média talvez tenha feito com que o segurassem, pois ficaria muito estranho se o perdessem com 17 anos. No entanto, mesmo assim, ele também foi fatiado.
    Concordo plenamente em só deixar jogadores 100%. Mesmo que para tal, tenhamos que ser rebaixados nas competições amadoras. Pelo menos não daremos corpo a ladrões safados.

  • Amigo Citadini, porque a oposição e o conselho do Corinthians não cobra isso e não exige isso ? ou então que se mude as leis do Corinthians .

  • A categoria de base, e a base para negocios para terceiros, continua uma vergonha. Seria melhor acabar essa base, pois somente deveria interessar para os verdadeiros CORINTHIANOS se a base for 100% do TIMAO.

Leave a comment