Jun 10, 2012

Viva o rádio!

Nunca escondi que gosto de ouvir rádio. Músicas, noticias e esportes ficam melhor no rádio. Nos “anos 50 e 60”  o Rádio vivia um momento mágico. Era a presença obrigatória em todas as casas. Ainda hoje não abandonei este veículo que traz tantas emoções.

Para o futebol o rádio é um instrumento essencial. Ágil e direto faz a cabeça do torcedor.  E ajuda a criar lendas e mitos. Ainda hoje, quando estou no campo, escuto as transmissões do espetáculo que estou vendo. Acho que nunca vou ficar livre do meu rádio.

Gosto da TV no futebol. Ou melhor, aceito a TV, mas não tenho a mesma emoção que só o rádio traz.

Ontem, quando assistia a parte final do jogo do Brasil com a Argentina, vi o lado ruim da TV.

Quando o jogador Marcelo foi expulso, em lance confuso, os narradores e comentarista começaram a baixar o porrete no argentino. Um lembrou que ele jogava no Nápolis (terra de gente ruim, pensei) e todos esculhambaram o jogador platense. Alguns minutos após , o jornalista de campo, entrevista o brasileiro (também expulso na confusão) e ele….supreendentemente diz: “o juiz esta certo eu perdi a cabeça e dei um soco nele.”

Pronto. Todo o esforço dos narradores e comentarista da TV (que xingavam por todo lado o argentino) foi para o brejo. E neste momento, a TV (arrrrrrrr) mostra o taipe e aparece o brasileiro dando um soco no argentino  e começando a confusão.

Culpa da TV. Se fôsse só rádio, estaríamos repetindo por décadas e décadas, aquela jogada que , em 2012, em jogo nos USA,  um argentino covarde agrediu um pobre e pacato jogador brasileiro. A TV conspira contra o futebol. Como fica agora a imagem que, por décadas e décadas, tivemos de que os jogadores da Argentina são catimbeiros, desleais, covardes, brutos, grosseiros e jogavam dopados. O que devemos fazer com as milhares estórias de agressões e atos baixos deste adversários  se agora, na TV, a imagem é outro.

Acho que só o Rádio pode manter a hostilidade de Brasil X Argentina. Com a TV não dá.

9 Comments

  • Belo texto, gostoso de ler, mas Citadini, tal qual Chico Lang, com seu volta Tevez, lanço aqui o VOLTA CITADINI.
    V O L T A C I T A D I N I

    Abraços

  • Sárcasmo cruel, Citadini ! Quem conspira contra o futebol é a mídia tapuia !!! ( rsrsr)

    Um abraço

  • O duro é ver o Galvao gritando gol do Brasil igual uma franga desafinada.

  • Foi patetico.
    Primeiro o Galvao falou que o coitadinho do Marcelo tinha sido covardemente agredido. Depois da confissao, falou que o Marcelo tinha tentado acertar um soco mas nao tinha pego.
    Com a imagem mostrando o oposto disso, falou o obvio.
    So faltou dizer que pegou mas nao doeu.
    Eu e a minha esposa rolamos de rir.
    Ha tempos assisto jogos do Timao ouvindo radio (o jogo contra o Figuierense com comentarios do Miller nem se eu fosse pago pra ver).
    Nos jogos do Brasil, vou fazer o mesmo.
    Abs

  • Às vezes eu ligo o rádio e tiro o som da televisão durante a transmissão do jogo. Muito legal, mas o problema disso, é que a transmissão do rádio está uns 3 a 5 segundos à frente em relação à TV. Dá uma sensação estranha…

  • Ah, pior que isso. O sinal da TV digital é mais demorado uns 3 a 5 segundos em relação à TV convencional (analógica). Eu moro em prédio, e minha TV é digital. Quando sai gol, fico sabendo primeiro pelos gritos dos vizinhos, do que pela TV. Imagina o sofrimento…

  • Perfeita sua analise do Galvao desdenhando que o jogador joga no Napoli, eu tambem entendi a mesma coisa…alias o complexo de vira_latas do Galvao é uma enormidade.

  • Citadini,
    o rádio era bom quando tínhamos narradores que empolgavam, como o Fiori Giglioti, por exemplo.
    Os narradores de hoje são horrorosos. Ficam o tempo todo falando dos e-mails e fazendo propaganda. São péssimos.
    Quanto ao jogo de hoje, o imbecil do TITE mostrou de novo sua incompetência e falta de respeito com o Corinthians. Como pode barrar o Liedson pra colocar esse Elton ? E o goleiro, pra que poupar o goleiro ? Aliás, esse negócio de “poupar” é pura frescura. Outra coisa: Não entendo porque ele escala o Willian – que é destro – pra jogar na esquerda. Não sei porque essa mania…
    Como a diretoria permite encarar o campeonato brasileiro como sendo jogos amistosos? Se cairmos na Libertadores, vamos ficar até dezembro fazendo figuração? Já estamos 11 pontos atrás do lider. E depois o culpado é o Liédson…
    FORA TITE , BUUUURRRRRROOO !

  • Nesse show do messi… Quer dizer, jogo, eu tive que tirar da globo pq eu não estava aguentando as desculpas para perder que o galvão ficava arrumando.. Agora mudando de assunto: temos quatro jogos para salvar o ano. Brasileirão já era!

Leave a comment