Jun 11, 2012

A falta que a Base faz

(Leonardo Da Vinci, “O Homem Vitruviano”)

Por disputar duas competições importantes, o Corinthians, vem utilizando um time misto em boa parte dos jogos.
Foi o que ocorreu, ontem, 10/6, no jogo de Porto Alegre contra o Grêmio. E os resultados deste time misto não estão sendo nada positivos.

Além de perder vários pontos no Campeonato Brasileiro, o Time B mostra que o técnico deve ter  pouca esperança  em buscar, nesta formação, algum craque que possa melhorar o Time A.  Ao contrário, o que vemos, na maioria dos casos, são jogadores de pouca qualidade e que não terão sucesso no time principal.

Vários dos atletas do time misto são jogadores contratados, com o critério de “compor o elenco”. Quer dizer, não se trata de craques (ou “ainda”, não o são), mas poderão substituir bem os titulares. Especialmente  os contratados “para compor” pouco ou quase nada estão rendendo.

Neste momento é que vemos o quanto faz falta uma boa categoria de base que revele jogadores.
Nem sempre os que vem da Base são craques (alguns poucos, sim), mas, convenhamos, para jogar o que estão jogando, alguns destes contratados, os atletas de Base fariam papel igual ou melhor. E sempre trariam a possibilidade de aparecer um ou outro atleta diferencidado.

O mais grave é que as revelações da Base não são para curto prazo.
Hoje, estamos pagando pelos últimos anos de abandono da categoria. O que for feito agora dará frutos daqui 2, 3, 4 ou 5 anos. É preciso começar pensar nisso o quanto antes

Desqualificação

É lógico que é imprudente para um Diretor de Clube declarar que seu time é “medíocre”.
Independentemente de significar mediano (mas também significa “pequeno”), uma declaração destas tem fator explosivo, como todos estamos vendo. Mas mesmo que esta questão “medíocre” seja problema, não acho que este seja o maior dos problemas de nosso marketing.

Primeiro é preciso dizer que a mídia vem, quase com unanimidade,  aplaudindo (diria melhor, louvando) o trabalho do marketing do Corinthians nos últimos anos.
Não passa dia em que não encontremos elogios para tudo. De coisas boas ou ruins, o quadro é sempre de aplauso.

Recordo que, nos últimos meses, tivemos um sem número de estudos, análises, relatórios etc todos altamente elogiativos ao trabalho do marketing corinthiano.
O principal destaque é sempre o aumento das receitas do Clube que, segundo a propaganda oficial, assumida pela mídia, seria fruto do brilhante trabalho do marketing alvinegro.  Os mesmos relatórios – que são a base dos elogios – mostram, de forma incontestável, que todos (sim, todos) os Clubes tiveram grande aumento de suas receitas nos últimos anos. Destaque-se que  entre os que  elevaram suas receitas, estão  alguns Clubes sem  departamento de marketing. E se todos aumentaram este índice, não terá sido obra de um ou outro Clube. Embora isto seja claro nos “estudos”, a mídia insiste em dizer que foi “tacada” do marketing alvinegro  que promoveu esta revolução.

Acrescente-se que o maior aumento de receitas vêm da TV onde, como sabemos, o marketing tem pouco ou quase nenhuma intervenção.

O que não quer dizer que não tenhamos boas (diria ótimas) ações do marketing corinthiano.
A venda de ingressos pela internet é um notável avanço e merece todo aplauso. Embora  não  concorde com o sistema de preços das entradas, esta forma de compra, pelo sistema “Fiel Torcedor” e pela Internet, merece todo aplauso.

Mas, como afirmei acima,  a declaração imprudente do vice do Clube, numa palestra de marketing, não está na palavra medíocre (que em si, está errada), mas no que vem falando o marketing, nos últimos anos, para endeusar suas obras.
É comum venderem a ideia (isto aparece na palestra  indigitada) que o Clube surgiu, quando eles começaram o marketing. Por esta razão chegaram a falar em “reconstrução do Corinthians” como se os 100 anos anteriores devessem ser esquecidos. É esta proposta de desqualificação o ponto mais negativo  na atuação do nosso marketing. Quem viu a palestra, onde aparece a palavra “medíocre” , notou  o esforço que o marketing faz para dizer que trabalha num ambiente de dificuldades. Enquanto em outros times a situação é fácil (pois teriam títulos internacionais, que nós não teríamos) no Timão eles precisam ser “gênios” para superar a diferença com Santos e São Paulo.

Isso é uma solene ignorância, além de ser uma manipulação da verdade. O maior patrimônio do Clube é a grande torcida que ele conseguiu amealhar nos últimos cem anos e isso veio pelas suas inúmeras lutas e conquistas.

Uma palavra colocada de forma imperfeita aqui ou acolá  é um fato perfeitamente corrigível. Agora, uma ideia permanente de que o Clube começou quando um punhado de gênios chegou, é um problema muito mais grave.

Talvez o fato de que o mais importante contrato do marketing do Clube – o acordo com a Nike – não tenha sido feitos pelos gênios “reconstrutores”  incomode-os um pouco. A bem da verdade, assim como o contrato com a TV, o de material esportivo quase nenhuma influência deve ao setor de marketing.

Enquanto aguardamos o contrato de publicidade na camisa – este sim – onde o marketing mostrará sua competência, precisamos manter um ambiete calmo, sem qualquer conflito, que  venha prejudicar o time neste momento tão importante.
Neste quadro o silêncio do pessoal do marketing ajudaria muito.

 

14 Comments

  • Não vamos tapar o sol com a peneira ! Depois dessa o Rosemberg deveria pedir demissão, não esqueço do GAP ( Grupo de Apoio a Presidência) na gestão Dualibi, do qual o Rosemberg fez parte, não fizeram nada de efetivo para o clube… muito blá, blá, blá e nada. Ações concretas para o clube foi a patrocínio com a Nike, para desespero de muitos, além da parceria com a HICKS, no mais…

    • Esta politica de “refundação ” do clube é um equívoco.

  • Infelizmente ao deixarmos nas mãos de diretores bandidos um dos nossos maiores motivos de orgulho, a nossa categoria de base, foi fatiada, e os melhores atletas são passados de “graça” em negociatas para empresários, que tratam de tiralos de nós e negociar a preço de banana com outros clubes, antes de virarem profissionais. Ganham empresários, jogadores e diretores (ou melhor, bandidos), mas o clube que deveria lucrar, só perde. Lámentavel!

    Sobre o Mkt, acho que algumas ações são interessantes tb, mesmo não trazendo grande lucro, é inegavel que ganhamos mais visibilidade em algumas campanhas pontuais, porem não necessárioamente isso significa maior faturamento a curto prazo, mas tudo agrega valor a marca e consequentemente ajuda na negociação de contratos maiores de publicidade.

    Não podemos negar tambem que nosso dep de mkt era inexistente nos tempos de dualib. Tinhamos um potencial enorme que não era explorado. Agora exploramos, mas talvez ainda de forma incorreta. Já caminhamos um pouco, mas ainda existe muito a fazer.

    Já sobre o nosso mediocre vice, o roxemberg, esse sujeito, assim como muitos dos nossos diretores, precisariam ter aulas de hitória do Timão para poderem dar declarações em público. Não pe a primeira vez que ele faz o clube passar vergonha, como quando afirmou que um possivel duelo amistoso com o Barcelona (ou o Real Madrid) seria a primeira vez que o clube iria atuar fora do continente. Uma vergonha!!!!

    Outra coisa, por falar em venda de ingressos, é uma VERGONHA, conselheiros e diretores não pagarem ingressos e ainda por cima comercializar por fora os ingressos que ganham. Presidente, Diretores e Conselheiros deveriam ser OBRIGADOS, por estatuto, a pagarem ingressos e darem exemplos para os demais membros do clube.

    • Também acho que todos devem pagar.

  • Todos os clubes se reforçando, menos o corinthians. Olha, se o clube está arrecadando tanto (290 milhões), como é que não consegue montar uma equipe forte? Peraí, tá na hora de começar prestar contas dessa grana. Onde está indo parar esse dinheiro todo?

    • E nós precisamos de reforços.

  • Outra coisa. Senhor Tite. Ontem estava claro que a equipe precisava de alterações. Porque manter em campo uma equipe que está perdendo e não tem nenhuma iniciativa?

  • Coitado do “gênio” Rosenberg!!! foi só ele falar uma única verdade!!! E dá-lhe cacete nele!!!!
    Esqueceram que foi ele que introduziu o “timão” na China!!!!! Trazendo um chinesinho???? hahahahahahaha

    • Vc não acha que seu time já está com problema por todo lado?

  • sera que um dia teremos um time como o Barcelona, que quase todo ano é certeza de vitoria, Citadini?

    Acho que esse deveria ser nosso objetivo, mas vejo nossa diretoria MUITO longe dessa mentalidade.

    abs

  • Nas ultimas 6 (seis) partidas disputadas o Corinthians anotou 2 (dois) gols. Ambos de bola aérea. Temos muitos problemas, não apenas a falta de atacantes.

  • Citadini,

    Haja visto que o Corinthians é o maior campeão da Copa São Paulo e ganha títulos em todas as categorias inferiores com bastante frequência, vc não acha que o maior problema da base seja o fato dos garotos não serem aproveitados no time de cima, e não a falta de qualidade da mesma?

  • Citadini, é inconteste que a visibilidade do time (clube por consequencia) aumentou demais, ainda que as ações de mkt não sejam profundas, mas há que e dizer, desde sua saída o Timão não tinha um dirigente tão articulado quanto o Rosemberg, a contratação do Ronaldo foi outra tacada de mestre. Mas, como já havia pedido tempos atrás, acredito que se faz necessário que voce faça uma análise detalhada de todo o Depto de Futebol, profissional e de base, e essa análise passa pelo mkt, financeiro ou qualquer outro depto que tenha proximidade com o futebol, veja a repercussão que seus post trazem, e uma discução mais ampla, não apenas pontual como agora, seria bom para todos.

    V O L T A C I T A D I N I !!!!!

  • Citadini, sinceramente: Esse Rosemberg tem que sair sim!! Ele é bambi, só pode ser! Desdenhando assim do Corinthians!!! Quando na vida que eu ia pensar que iria escutar o vice-presidente do meu time do coração exaltando outros clubes em detrimento do Timão? Quem ele pensa que é?? Ele que vá para os bambis de braços abertos e coloquemos um corinthiano no lugar dele!!!

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