Aug 5, 2016

Proporcional ou majoritária

Neste mês de agosto o Corinthians escolherá a fórmula (a nova ou a velha) de eleição para seu Conselho Deliberativo.

O modelo atual recebe crítica por todo lado, embora ainda receba apoio de muitos defensores silenciosos. Atualmente, adota-se o sistema majoritário quando um grupo obtém a maioria dos votos, ficando assim com todas as vagas do Conselho.

Na última eleição, o resultado de 57 contra 43% dos votos garantiu todas as vagas para chapa da situação. Dessa forma, o órgão funciona com uma oposição reduzida, que conta apenas com alguns conselheiros vitalícios.

Sempre defendi -e defendo agora- que se adote o sistema proporcional. Quem alcança 60% dos votos, fica com 60% do Conselho. Quem chega aos 40%, fica com 40% do Conselho.

Com isso, garantiremos -sempre e em qualquer eleição- um órgão colegiado que represente os votos dos associados.

Além de mais justo, esse seria um avanço na democratização do clube (que começou com o novo estatuto, em vários pontos).

Porém, além do sistema proporcional, há outras fórmulas em debate, que vêm sendo defendidas no clube.

Uma aponta para o voto individual. Cada sócio votaria em um nome (ou em cinco) conforme as propostas de cada candidato ao conselho e, então, os duzentos mais votados seriam eleitos. Alguns clubes adotam esse sistema, embora no Corinthians este modelo nunca tenha sido usado.

Também existe as proposta de chapas menores, com 25 ou 50 nomes.

Neste modelo manter-se-ia o sistema majoritário. As oito (ou quatro) chapas mais votadas formariam o Conselho. As minoritárias ficariam fora.

Aparentemente, esses dois sistemas -de voto individual e de chapas reduzidas- teriam a preferência dos Departamentos Sociais do clube, que poderiam com grande facilidade organizar grupos locais e obter uma boa votação. O futebol -alma e centro do Timão -com seus torcedores espalhados pelo país e poucos sócios frequentadores do Parque São Jorge- teria pouca capacidade para mobilização.

Como já afirmei, creio que a melhor opção é chapa de duzentos nomes com o resultado proporcional. Reconheço como positiva a discussão e esperemos que o novo sistema seja mais democrático e moderno para o clube.

3 Comments

  • A democratização é importante para manter a grandeza do clube.

  • Eu concordo com a tese deste post. Mas creio que o melhor para o Corinthians seria buscar na Justiça meios de tirar o pessoal por má gestão, ou gestão temerária. Temos algumas pedaladas por aí justificando uma alternativa dessa…

  • DEVEM ACABAR COM AS CHAPAS FECHADAS ! ! !

Leave a comment