Jul 20, 2017
admin

Líder invicto

Por Vinícius Souza – Meu Timão

Paciência. Entre outros atributos, o líder Corinthians precisou de equilíbrio diante do Avaí na noite desta quarta-feira. Ainda assim, não foi suficiente para conquistar a 12ª vitória no Brasileirão. Mesmo superior do início ao fim, o Timão parou na retranca adversária e empatou sem gols na Ressacada, em Florianópolis.

O próximo compromisso do Corinthians, que agora soma dois empates consecutivos, está marcado para domingo. A equipe paulista mede forças com o Fluminense no estádio do Maracanã, às 16h (de Brasília), pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em seguida, o Timão recebe o Flamengo, quarta que vem, na Arena Corinthians.

SAI PRA LÁ, ZICA!

Antes mesmo de o Avaí oferecer perigo, o Corinthians precisou lidar com outro incômodo adversário na fria noite de Florianópolis: lesões. A equipe de Fábio Carille sofreu duas baixas (Pablo, com novo problema muscular na coxa direita, e Jadson, com dores na costela) com menos de 15 minutos de partida, o que forçou o treinador alvinegro a promover mudanças. O zagueiro Pedro Henrique e o meia Marquinhos Gabriel, que eram opções no banco de reservas, foram a campo.

Após choque com Betão, Jadson deixou gramado com dores na região da costela
Reprodução/Premiere

As alterações, por outro lado, não obrigaram o líder Corinthians a se desfazer da estratégia inicial. Com a posse da bola, buscava triangulações e infiltrações sem pressa, a fim de encontrar espaços na defesa do Avaí; sem ela, era compacto defensivamente e levava perigo nos contra-ataques.

Embora organizado, o Timão pouco exigiu do goleiro Douglas Friedrich – que só viu Rodriguinho, de fora da área, finalizar com perigo, à esquerda da meta do time catarinense. Até por isso, como era quem tomava a iniciativa do jogo, o Corinthians viu o Avaí arriscar alguns contra-ataques pelo lado esquerdo, mas Cássio sequer esquentou as luvas na primeira etapa.

“Tem de ter paciência até fazer o gol. Sabemos que é difícil, eles estão bem atrás, mas estamos acostumados a adversários assim. Tem de tentar, martelar, construir, uma hora a bola vai entrar”, analisou o centroavante Jô, referência ofensiva corinthiana.

PQP, TIMÃO!

Na luta contra o rebaixamento, o Avaí de Claudinei Oliveira adotou outra postura nos minutos iniciais do segundo tempo. Aos nove, Leandro Silva avançou pela direita, chutou cruzado e encontrou Simião livre na área, mas o volante, a poucos metros do gol corinthiano, mandou por cima.

A resposta do Timão foi imediata. Marquinhos Gabriel, discreto a essa altura, recebeu na área e arrematou na saída de Douglas. O zagueiro Betão afastou de qualquer maneira e pôs fim à investida dos visitantes.

Sem Jadson, Rodriguinho tinha a missão de criar jogadas pelo meio, mas parecia sobrecarregado. O jeito, então, era usufruir das laterais – aos 28 minutos, Fagner subiu ao ataque e cruzou na medida para o camisa 26, que, sem espaço, improvisou um voleio e viu o goleiro Douglas brilhar: o arqueiro espalmou para o lado direito e salvou o Avaí de levar o primeiro gol.

Se no primeiro tempo faltou emoção, quem foi à Ressacada assistiu a um período complementar repleto de chances para os dois lados. Pouco depois de Rodriguinho quase abrir o placar, Joel dominou sem marcação e finalizou na trave de Cássio, para alívio da Fiel.

A última cartada de Carille foi apostar em Kazim, que deixou o banco de suplentes no lugar do volante Gabriel. Mas a noite era de Douglas. O goleiro pertencente ao Timão – ele defende o Avaí por empréstimo – parecia destinado a se destacar diante do ex-clube. Aos 46, por exemplo, Arana cobrou escanteio na cabeça de Pedro Henrique, que testou firme e viu o arqueiro evitar a vitória alvinegra longe de casa.

Sem tempo para mais nada, Avaí e Corinthians empataram por 0 a 0 em Florianópolis. Nada que preocupe a equipe líder da Série A, agora com 37 pontos, a seis do vice Grêmio.

ESCALAÇÕES

Corinthians: Cássio; Fagner, Balbuena, Pablo e Guilherme Arana; Gabriel e Maycon; Jadson, Rodriguinho (capitão) e Romero; Jô

Avaí: Douglas; Leandro Silva, Fagner Alemão, Betão (capitão) e Capa; Judson, Wellington Simião, Pedro Castro e Juan; Júnior Dutra e Joel

Leave a comment