Jun 16, 2012

Tempo de decisões

O mundo do futebol produz alguns fenômenos, típicos de época em que ocorrem as decisões de Campeonatos e Copas. É, quase sempre, acontecimento corriqueiro  em todos os clubes.

O primeiro dos “fatos” é declaração desastrada de dirigente de futebol. Todos falam tudo, por todo lado e sobre qualquer assunto. Fica nítido que os dirigentes querem entrar na disputa. Não podem entrar em campo mas ficam falando tudo que faça nascer uma polêmica. É uma situação para lá de difícil segurar “declarações” de cartolas. E sempre acham que o falarão será determinante na disputa final. Puro engano. Dirigente deve falar mas, em comum acordo com técnico e jogadores . Fora disso, só complica o quadro da competição. A bem da verdade, dirigente de futebol-nestes momentos – serve para “apagar incêndios” e apenas para mais uma coisa: justificar a derrota. Se o time vencer será mérito do técnico( que deu um nó tático), do goleiro(que defendeu tudo), do atacante ( que marcou o gol decisivo), da torcida ( que gritou o tempo todo). Agora, se perde a culpa (e a palavra) estará com o dirigente. Não vejo qualquer problema nisso e acho que todo cartola deve estar preparado para isso. E não para ficar brigando, criando polêmicas que tumultuam e afetam o  técnico e os jogadores.

Mas existem outros acontecimentos próprios dos períodos de decisão. Jornalistas que anunciam uma “bomba” que, quase sempre é a venda de um jogador. Isso é uma praga sem cura. Por todo lado aparecem proposta milagrosas, valores impossíveis de não ser aceito, “interesses” indesmentíveis etc. Tudo termina sem qualquer compra ou venda. Nenhum time é louco de negociar jogador na hora de decisão. Só em caso de loucura extrema.

Outro acontecimento típico de períodos de decisão é torcedor que “está preocupado” com este ou aquele jogador. Avisam que o tal “craque” mora num prédio em que ele é amigo do porteiro” e que “ontem saiu de casa e não voltou até meia -noite”. Isso- e muito mais – é sempre narrado com a emoção de que se não resolver a dita história o time perderá a decisão. Há um universo( e um inferno cheio) com estas “informações” decisivas e sigilosas. Bobagem, sòmente um número ínfimo de jogadores entrariam nessas loucuras relatadas.

Mas existe também, o torcedor que tem uma informação precisa sobre como vai atuar o adversário. E ele precisa passar para o técnico porque este fato decidirá o jogo. No caso do Corinthians isso é comum e agravado pelo fato de o pessoal do Departamento médico viverem querendo dar palpite em escalações do time, motivados por informações que receberam do outro lado.

Existem muitos outros fatos típicos de períodos de decisão. Dirigentes, técnicos, jogadores, torcedores e jornalista organizam um mundo novelesco, neste período.

O trabalho do dirigente e do técnico é trazer o narrado a realidade e superar todas as “crises” diárias que aparecem.

9 Comments

  • Aconteceu isso com o “nosso” departamento médico ? Ou melhor, com a “coordenação” do tal departamento que já trabalhou no Santos ?

  • Acontece que “o silêncio é a maior das ameaças”. Acho que deveriam usar mais isso no mundo do futebol.

  • No jogo do Pacaembu o presidente LAOR deveria ganhar dos dirigentes corintianos lenços e uma chupeta, para parar de chorar… Esse sujeito já está justificando a futura eliminação do s4n7os para o CORINTHIANS… Se tem uma coisa que me incomoda como torcedor são essas “notícias” que geralmente surgem em vésperas de decisões, as quais dão como certo a negociação de algum jogador do nosso time. Esses “jornalistas” adoram inventar e vender polêmicas, e quando o clube em questão é o CORINTHIANS, a impressão que fica é a de que os midiáticos lançam estes boatos com o objetivo de tumultuar o ambiente corintiano.

  • Se bem que certas declarações desastradas ocorrem principalmente com dirigentes ‘inexperientes’. Principiantes… 🙂

  • Saiba você que há jornalistas que recebem para falar mal ou bem de determinados jogadores…

    • Caro João Ricardo, com certeza o Citadini sabe muito bem disso.

      E há ainda alguns que funcionam assim: se o jogador for na Mesa Redonda deles é bem visto; em caso contrario é implacavelmente perseguido.

      Se eu fosse o presidente do Corinthians, exigiria que a presença de qualquer jogador do Corinthians em qualquer Mesa Redonda, tivesse a contrapartida financeira tanto para o jogador quanto para o clube.

      O Corinthians não precisa da mídia. A mídia é que precisa do Corinthians.

  • Tem dirigente falando a verdade!!!!hahahahaha Como posso vender um produto lá fora sem que ninguem tenha visto ou falado dele???? hahahahaha Fala Rosenberg!!!!!! Meu “gênio” preferido!!!!!rsrsrsrsrs

  • Nosso segundo estádio ser o mais importante do Brasil – junto com o Maraca – e nossa evolução na taceta cucaracha foram ferimentos mortais nos mini-antis e na lixoMídia.

    O que me deixa muito feliz é ver a evolução e a maturidade da Toda Poderosa Fiel.

    Me lembro até hoje, cristalinamente, ao sair da Variant do meu pai – que é saopaulino – eu tinha uns 7 anos, de um estacionamento / terreno baldio ao lado do palácio do governo, e me deparei com uma multidão emocionada, gritando, com bandeiras, se abraçando, beijando o escudo…e ao entrar no estádio….um choque! Fiquei de frente para a Fiel, e antes de começar o jogo, falei pro velho: “Sou Corinthiano, pra sempre!”….e o véio me deu a primeira camiseta do Corinthians na saída deste mesmo jogo.

    O Timão ganhou de 2 x 0 dos bambis, com um gol do Rivelino, que acabou com o jogo, e que também foi mais uma pá de cal para a minha opção religosa.

    Abraxes.

    • na verdade será nosso terceiro estádio.

Leave a comment