Jun 17, 2012

Troca de passes

No artigo de hoje na Folha, o craque Tostão (cada dia mais craque com a pena), analisa nosso futebol e faz algumas ponderações interessante.

Algumas das afirmações que faz, concordo. Outras, não.

Diz que o Timão “por causa da disciplina tática e do futebol coletivo e compacto…é o mais europeus dos times brasileiros”.  Não agrada-me a comparação. O Corinthians é disciplinado, compacto e atua com bom conjunto mais isso é característica do bom futebol,  daqui, e de qualquer parte do mundo. Diz que falta ao Corinthians “mais troca de passes”. É verdade. Isso falta ao futebol brasileiro atual. Mas a principal falta é de jogadores acima da média. Trocar passe ( embora não pareça é jogo complicado) e o mais cômodo é dar um chutão ou um passe para o além.

Tostão acrescenta:” No Brasil  impressiona-me a pouca troca de passes e como se dá tanto a bola para o adversário, por meio de chutões e passes para jogador marcado”. Está certo. Mas faltou completar os equívocos de nossas equipes, nos dias de hoje.

Além desses chutões para todo lado, os chuveirinhos são outra praga para o futebol. E esta ligação direta, que zagueiros fazem lançando atacantes, é uma das piores coisas de nosso futebol.

Está certo Tostão. Mais troca de passe, menos chutões e passes errados e menos chuveirinho. Isto melhoraria ( e muito ) nosso futebol.

 Viva a seleção 

No dia 17 de Junho (há 50 anos) a seleção brasileira conquistava o Bi campeonato Mundial no Chile. Conquista inesquecível onde Garrincha foi a figura maior. Mas devemos lembrar todos aqueles heróis. De Gilmar a Zagalo, de Didi a Vavá e Amarildo. Viva  a seleção brasileira campeã em 1962 no Chile !

11 Comments

  • O Chicao tinha essa caracteristica (defeito) de dar chutoes e lançamentos, sempre armando contra_ataques para o adversario, mas ultimamente tenho visto uma melhora bem acentuada na saida de bola do Corinthians.

    • Mauro, sobre o chicão, acho que é mais falta de opção do que característica dele. Vamos nos lembrar do 1 semestre de 2009 no memoravel time de ronaldo e cia ltda, o chicão punha a bola no chão, e saia trocando passes com um dos laterais, volantes e assim ia de setor a setor até o gol adversário. Nossa saida de bola e contra ataques eram quase perfeitos. Hj com uma equipe aguerrida, determinada, mas sem aquela qualidade toda, sobra os chutões mesmo. Lembrando que a qualidade de ramom é quase nula, ralf é um excelente desarmador, mas sem qualidade com a bola no pé, alessandro, tb pela idade já esta cansado e por ai vai.

      Realmente uma pena nosso atual presidente e o anterior desmontarem uma equipe com tanta qualidade como aquela em nome das taxas e comissões de empresários e dirigentes!

      • E deveria haver uma campanha para não desmontar a equipe titular após a Libertadores, independente do resultado. A atual administração gosta de montar/desmontar equipes. Afinal, na opinião de MG, “futebol é business”. E para o ex-presidente, em 2009 “o ano acabou-se (para o Corinthians) em julho”.

        LAOR provou – com bem menos recursos – que dá para manter na equipe quem você quiser.

  • Roque,

    A boa troca de passes exige habilidade dos jogadores e comprometimento com a equipe. Esses dois predicados são raros nos tempos atuais. Nossos ‘craques’ estão mais interessados em destacar-se individualmente para serem negociados e garantirem ‘futuro da família’; e de seus empresários, ávidos pelo lucro do ‘investimento’.

    Até os procuradores do nosso ‘Frankenstein’, já estão plantando ‘notícias’ na mídia, sobre propostas de compra, depois de meia-duzia de boas atuações… Pode ???

    • Ainda existem diversos jogadores com habilididade, mas atualmente pouquíssimos possuem técnica. Técnica é fruto da repetição. Habilidade é (dom) natural.

      O gol de Emerson no último jogo contra o SFC é um ótimo exemplo “técnica apurada + habilidade”.

      Acontece que os técnicos das divisões de base precisam ganhar campeonatos para manter o emprego. Assim, sobra pouco tempo para ensinar os fundamentos do futebol.

      Outra coisa: todos os jogadores das divisões de base (desde o sub-11 até o sub-17) tem empresários. Varios desses jogadores – os melhores – ganham com o futebol bem mais do que os seus técnicos (“professores”). Será que eles são bem orientados pelos empresários? Duvido.

  • É verdade!!!!! O “timão” tem um bom toque de bola, não alça bola na área e nem da chutão para frente!!!!! A Ponte Preta joga feio!!!!! rsrsrsrssr A lanterna é fruto desse futebol compacto!!!!! hehehehe

  • Citadini, por que o elenco do Corinthians é tão ruim?? Deus do céu, será que é só dinheiro que a diretoria quer? E o preparador físico do time, tá de brincadeira? Por que o Emerson não jogou contra a ponte? É muito estrelinha pra jogar? Tá no contrato que só joga libertadores? Eu tenho falado aos quatro ventos: O Corinthians tem 3 jogos pra salvar o ano, porque o brasileirão já era, e vamos lutar contra o rebaixamento.. Esse caminhão de dinheiro que o Corinthians gasta pra trazer este monte de amebas.. sem categorias de base..

  • Ascenda a luz amarela (quase vermelha no corinthians neste brasileirão). 1 gol em 5 jogos. Nenhuma jogada clara de gol contra a ponte. Citadini, é preciso cobrar essa diretoria, precisamos compor esse elenco, pois saírem jogadores após a libertadores, estaremos com sérios problemas.

  • Citadini; Também poderia ser o mais argentino dos times, pela disciplina tática, pelo toque de bola (toco e me voy), sem esquecer a torcida que impinge ao time sua alma.

    VOLTA CITADINI !!!!!!!!

  • Amigos do blog, caso não concordem por favor, manifestem, mas percebem que a partir do momento que os empresários entraram em cena no futebol, há um monte de jogadores pra lá de perna de pau em clubes grandes. Pensem na época em que eramos adolescentes e jogávamos boa no colégio, na rua ou no bairro. Todos aqui que faziam isso, viam em algum moleque um cara que se destacava. Aquele que se enfrentasse uma peneira, entraria fácil. E a maioria deles joga muito, mas muito mais bola do que alguns que estão em clubes grandes. Clube de futebol brasileiro só contrata jogadores com bons empresários. A técnica fica pra segundo plano. Tem jogador profissional do Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos que não conseguem fazer uma passe de 3 metros. Não conseguem cruzar uma bola.

  • Concordo. Tostão é o único colunista que consigo ler com prazer.
    Agora… e o TITE, hein ???
    Essa frescura de poupar jogador ! Não me conformo deixar Liedson no banco pra jogar esse Elton. E o Walace ? Pagaram um dinheirão pra trazer esse lixo do Vitória; e pior que o TITE, mesmo vendo o time perdendo e sem chutar no gol permanece com 8 beques (tudo ruim) e só troca 6 por meia-duzia no ataque. Não podia colocar 3 atacantes e tirar um beque ? Ou ele estava achando bom perder só de 1 a zero? É de doer.
    Abraços

Leave a comment