Jun 19, 2012

O jogo já vai começar

(Botticelli) (Reprodução)

O período mais angustiante de uma grande partida de futebol é a véspera do embate.
Essas 24 horas que faltam para a bola rolar faz em todas as torcidas sofrerem.

O futebol é mágico, porque uma partida nunca está “praticamente definida”.
No basquete, quase sempre, isso não acontece. Também no vôlei, no tênis, na natação. São todos esportes onde o risco de surpresa “é sempre muito baixo”.

No futebol, esta variável está sempre presente.
Como esporte coletivo, necessita de muitas cabeças frias e concentradas para uma partida dar certo. Além de boa preparação, muito treino, esforço, raça e tudo mais, há um enorme espaço para todo tipo de desdobramento e resultados.

Sempre que o Corinthians chega a 24 horas de um jogaço, fico agitado.
A cabela gira à mil e começo pensando em tudo. Jogadores, jogadas, juízes, torcidas e até  se vai chover ou fará frio .

Quando o juiz apita o início do jogo, tudo isso acaba e começa a batalha.
O futebol sempre traz, para o torcedor, a esperança de vitória de seu time. No nosso caso temos uma dose elevada de esperança. Jogamos com vantagens claras de resultado e nosso time vive um bom momento na competição. Vamos esquecer nossas falhas e tocar o barco cheios de motivação e de esperança.
E rumo a uma grande vitória.

Calma, professor!

Não preciso repetir aqui os elogios que tenho feito ao técnico Tite.
Já disse, muitas vezes, que ele é nosso principal craque nestes dois últimos anos. Com um elenco modesto, sem grandes estrelas, vem fazendo o que muitos duvidavam e vencendo compeonatos importantes (como o Brasileiro do ano passado).

Acho que nosso técnico exagerou ao dizer que “é o jogo mais importante da história do Corinthians”, se é que disse realmente isso.

É jogo importante, como tantos outros que tivemos em nossos 100 anos de vida. Isso não diminui em nada a importância do trabalho que vem realizando em nosso clube.

“In Bocca al Lupo!” , nosso querido treinador, Tite.

11 Comments

  • É a famosa adrenalina Citadini.

  • Sobre a declaração do nosso técnico;

    O Timão é realmente diferente de todos os outros pseudo grandes clubes do país. Seria injusto citar um ou outro jogo como o mais importante da história do clube. Quem sabe se o mais importante foi aquele jogo ainda amador contra o M.G. que nos levou a disputar o nosso primeiro campeonato paulista no início do século passado. Ou o jogo final do IV centenário, ou ainda a final de 77 ou a final do primeiro Brasileiro. Certamente ainda faltaram muitos jogos nesta lista que poderiam ser classificados como o mais importante da história do clube. Para mim, particularmente, o mais importante foi a final do Primeiro Mundial de Clubes da FIFA. O jogo da proxima quarta certamente é muito importante, porem não o suficiente para achar que a história do Coringão ficará maior ou menor dependendo do resultado.

    De concreto desta falácia toda que tomou conta do nosso clube nos ultimos anos, e mais específicamente do Titi, podemos ter certeza de 2 coisas;

    – O clube Corinthians, é a casa da mãe joana mesmo, não há como negar, qualquer mané entra, faz e fala o que quer e sai na moral, de cabeça erguida e com alguns milhões de reais na carteira.

    – A diretoria não se pronunciou a respeito para não desmotivar e nem desestabilizar o elenco, e tambem porque nem ela mesmo (leia, presidente, roxemberg e cia ltda) conhece e entende a história e o verdadeiro significado da nação que dirige.

  • hahaha “In Bocca al Lupo!” !!!!! Seria “calma Tite pense no
    Boca”!!!! Ou seria “Cale a boca Tite que a Lupo vai nos patrocinar”!!!!! hehehehe Ou, ainda, “Não abra a boca Tite , estamos de Luto”!!!!!srsrsrs Eu se tivesse que apostar, apostaria na terceira “estamos de luto”!!!!! A quinta feira será terrível!!!!! Só melhorará a noite, para alguns!!!! rsrsrsrsrs Vai Palestra!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Vaii Corinthians !!

  • Acho que o Tite tem lá seu modo de pensar e o direito de expressá-lo. Também acho que de repente o jogo mais importante de nossa história foi, como lembrou o Luis Fontes, a partida que nos colocou pela primeira vez numa disputa de um campeonato paulista. Tanto mais acredito nisso depois de dar uma folheada num livro que saiu comemorativo dos centenário desse nosso atual adversário. Não sei o nome do livro mas, lá pelas tantas, num box ao lado em uma das páginas, a informação de que eles teriam sido “convidados” a disputar o campeonato paulista, ao contrário do Corinthians, que teve que disputar uma vaga! (?) Será isso alguma “vantagem” deles? Noutro box, um conhecido jornalista que escreve umas crônicas engraçadinhas no UOL (acho que não escreve mais), também torcedor deles, diz que a torcida deles é tão importante que só deveria ir ao estádio de fraque ou algo parecido. Só faltou dizer se antes ou depois de atirar capacete da PM no goleiro adversário!!!

  • Concordo que a declaração do Tite foi errada. Pode ser o jogo mais importante da carreira dele (e isso ele que tem que saber) mas não é definitivamente o jogo mais importante da história do Corinthians. O jogo mais importante da história do Corinthians até agora foi a final do mundial. Teremos em janeiro/2013 um jogo tão importante quanto aquele Corinthians x Vasco, contra o Chelsea, se Deus quiser. E vamos ganhar.
    Vamos parar de dar importância ao Santos, vamos colocar as sardinhas no seu lugar.

  • Citadini, eu concordo que com um elenco modesto o Tite está fazendo milagres. Mas eu pondero uma coisa: o campeonato brasileiro. Se após a libertadores jogadores titulares forem vendidos, prepare-se: o abacaxi vai ser muito grande.

  • Também compartilho de ansiedade semelhante a sua. Estou confiante na classificação do nosso CORINTHIANS, e até arisco um placar de 2×0 a favor do TIMÃO, e acho que o William, que entrará no lugar de Emerson sheik fará um dos gols… A expectativa é enorme para esse jogo, e DEUS permita que eu consiga dormir hoje ao em vez de passar a noite em claro pensando na partida.

  • Corinthians vai com o Manto de jogo parecendo um Abadazão , triste !!
    Marabraz vai poluir nosso manto de jogo por migalhas , Fisk em vermelho na barra da camisa.
    É triste ver uniforme de 3-mundo , não conseguem valorizar sua própria imagem.
    Resgate a Camisa de jogo do Timão , pelo amor de Deus !

    Patrocínio só o do peito da Camisa !!

  • Acredito haver duas maneiras de se medir a importância de um jogo ou de um campeonato.
    Uma delas é pela repercussão pela mídia, nacional e internacional, sob este prisma o Campeonato Mundial, é de longe o mais importante. Mas, a segunda forma, que é o sentimento que o resultado traz, seja vitória ou derrota, reflete fidedignamente o que a torcida, que é a razão de ser do time, quer ou espera. Assim classifico a final de 77 como a maior da rica história do Timão, parar a cidade como paramos, foi absolutamente inesquecível, naquela noite a aura de felicidade Corinthiana era quase tangível, viver aquela noite, estar no Morumbi ver aquele jogo e a torcida, ao menos pessoalmente penso assim, torna menor todos os outros. Mesmo que externamente, para mídia e adversários, tenha sido só um paulistinha, mas para nós que vivíamos aqueles 23 anos, era nossa vida, nossos sonhos, nossas frustrações, tudo vindo à tona de uma vez.

  • Estava mais otimista com o primeiro jogo do com esse… Mas ainda estou otimista…

Leave a comment