Jun 22, 2012

O mundo vai parar!

 

(Winge, “Thor e os gigantes”) (Reprodução)

O destino decidiu: a final da Libertadores de 2012 reune o Corinthians  contra o Boca.
Será o clássico da década (ou talvez do século), confrontando as duas maiores equipes do futebol das Américas. Como diz nossa mídia tupinambá: “pela primeira vez, em 100 anos, uma final de Libertadores coloca  em campo Corinthians e Boca”.
Ah! Ah! Que sofrimento!

Foi melhor assim.
Poderia ser uma final contra um time paraguaio, colombiano, equatoriano, peruano ou chileno mas, o melhor é disputar com um argentino. Melhor ainda que seja contra o Boca. Aquela balela que iriam inventar – “ganhou de um time paraguaio, colombiano etc”  – foi enterrada.

Este século promete muito para futebol sulamericano.
Começou com o Corinthians ganhando o mais cobiçado campeonato do mundo: foi o primeiro campeão mundial de clubes. Agora, ainda quase  na primeira década do século, participa de uma final entre os dois maiores clubes da América.

Mesmo os torcedores de equipes adversárias devem ficar felizes. Imagino o orgulho do River Plate (que está lutando na segunda divisão da Argentina) e do Independiente (que ganhou o maior número de vezes a Libertadores – não sei se joga na primeira ou segunda divisão Argentina), devam estar sentindo.
Uma final entre Corinthians e Boca valoriza o passado e lança a taça num novo patamar para o futuro.

O jogo está em aberto, como diz o jornalista pensativo.
Ninguém ganhou nada, e ninguém perdeu nada. Mas os dois já deram uma caminhada grande e vitoriosa. O Corinthians, por exemplo, pode ser campeão, invicto, contra o Boca.
Ah! estou certo: o mundo vai parar.

Passou

Desculpem-me por ser direto: o jogo contra o Santos passou.
Ficar postando  textos e mais textos “tirando uma” dos santistas é uma perda de tempo. A diferença conosco é muito grande. Alguns minutos após o apito final, nem nos lembrávamos mais quem era o adversário que havíamos vencido.
Qualquer polêmica com os alvinegros praianos deve ficar restrita aos torcedores do Jabuca ou da Briosa.

“Co-irmãos”

Não preciso dizer, aqui, que não gosto dessa lorota de somos todos “irmãos” no mundo do futebol.
Acho que devemos deixar bem claro: temos adversários. Nada de violência, nada de agressão, mas cada um no seu lado. Acho um atraso só, esta tese de que temos “interesses comuns”  no mundo do futebol. Temos nada. Eles sempre quiseram ver o Corinthians em ruínas.  Deplorável, também, é esta politica de duas caras: em público, fazendo uma provocação, ou outra, “no privado”, rasgando elogios ao adversário e dizendo que “falou isso ou aquilo” porque a torcida exigia. O discurso deve ser  único. Respeito e distância.
Muita distância.

13 Comments

  • isso ai Cita….

    nem lembro quem foi que a gnete eliminou outro dia… lembro que era um time menor.. mas ja esqueci.

    e olha… se contra esse time as tvs deram 50% de audiencia… imagina contra o boca… o ibope vai bater aonde?

  • Eu preferia La U, mas nada é fácil para o Timão. Vai, Corinthians!

  • Citadini, tenho a mesma opinião, essa de irmãos é conversa fiada, o que eles querem mesmo é um Corinthians fraco. Na crônica esportiva Paulista conhecemos todos os jornalistas que torcem ou se simpatizam c/ o Corinthians, ao contrário acontece c/ os outros, alguns até são engraçados, dizem que torcem p/ times de menor expressão. A diretoria corinthiana deve ficar bem atenta até o jogo contra o Boca, pois esses dissimulados da imprensa vão elogiar o Corinthians, apontando-o como favorito.
    Esta aumentando o nº da politica de duas caras. Futebol atualmente envolve muito $$$$$.

  • hahahaha !!!! Sabe qual é o cumulo do otimismo?????? Ganhar uma lata de “esterco” e sair procurando o Cavalo!!!! Menos, menos, !!! Estão chegando, já saíram nas quartas, na semi e agora na final!!! Logo, logo, ganham!!! O Boca não é mais aquele, o mestre Riquelme hoje já é um Senhor, de lá para cá, já se passaram 12 anos!!! Sabe o que é isso para um jogador de futebol! Os dois melhores times da America!!!! hahahahaha O “timão” é o lanterna do Brasileiro e o Boca é o terceiro no argentino!!! O primeiro é o Sarandi!!!! e o Segundo é o Tigre!!!! Conhecem esses times???? Será essa a grande final da Libertadores???? Nunca na historia, dois times tão fracos como esses!!! Vai Bocaaaaa!!!!!

    • O senhor usou tantas !!!!!! e tantas ???????, e alguns ahahahahah, que revelam comportamento de pessoa em estado de pré-depressão.(se já não estiver nela)

      Cuide-se hein amigo!!!!!?????

  • Finalmente um clássico nesta Libertadores. Um confronto histórico, que o mundo inteiro vai assistir e que vai ser lembrado enquanto existir o futebol daqui pra frente. É mais que uma final de copa do mundo Brasil e Argentina, é o TIMÃO contra o BOCA. Realmente ISTO eu esperei a vida toda, e não ganhar campeonatinho em cima de colombiano. Tinha que ser o Boca, e vai ser!!! Tô emocionado de saber que a final vai ser esta..

  • Heheh, perfeito muita distancia… esse papinho dos derrotados da baixada de que irão torcer pelo Coringão é pura demagogia. Aliás nem queremos que torçam contra nós, queremos que torçam contra, pois uruca é bom que fique bem distante do Coringão!!!

  • Citadini, sempre foi todos contra o Corinthians, porisso mesmo que eu digo, agora o Corinthians é “o Corinthians na libertadores” Aquele papo furado de que o time agora é o Brasil na Libertadores, com a gente nao cola.

  • Citadini e amigos,

    Hoje pela manhã ao assistir o Bom Dia “Brazil”, o comentário de um “expert” da mídia nativa foi: “O Boca poderá igualar o feito do Independiente e chegar ao sétimo titulo da Libertadores”…

    Escancarado, na lata… Quem não é Corinthians torcerá avidamante contra, inclui-se aí boa parte de nossa “mídia”.

  • Citadini eu colei o primeiro paragrafo e o passou no meu face, acredito que não tenha problema, mas se tiver é só avisar que eu retiro.

  • Citadini,

    Já somos os campeões meu amigo!!

    Esse título ninguém tira do Coringão.

    Sabe por quê eu sei disso? Simples, olha só quanta coincidência:

    http://futebolterrasbrasilis.blogspot.com.br/2012/06/coincidencia-continua-comecando-com-c.html

    Abraços.

  • Estou tenso com esse campeonato brasileiro. As coisas não estão caminhando nada bem.

  • Ao que tudo indica, e a despeito da histórica rivalidade Brasil/Argentina (exacerbada, é fato, recente e estranhamente, pelo meio publicitário), o Corinthians será o Corinthians na final da Libertadores, contrariando a máxima consagrada, por Galvão Bueno, de união nacionalista.

    Essa anomalia só poderia se efetivar plenamente em função desse clube: o Sport Club Corinthians Paulista. Pois o Corinthians é o mais importante clube do futebol brasileiro – logo, o mais invejado.

    A inveja se manifesta no desejo pelo fracasso ou destruição do invejado; no caso específico, na perda na disputa pelo título da Libertadores-2012.

    O que faz do Corinthians o clube mais invejado do Brasil não é a sua condição de “marca” mais valiosa do futebol brasileiro, alicerçada no maior poder de consumo, disparado, de sua torcida (segundo quantificação apontada em recente estudo, consideradas a quantidade de torcedores de cada grande clube do Brasil e respectivas rendas médias).

    A principal razão da inveja anticorinthiana também não é o fato do Timão ser o Campeão dos Campeões do Brasil, com as conquistas de 26 títulos de campeão paulista (maior vencedor), de 5 títulos do Torneio Rio-São Paulo (maior vencedor), de 8 títulos nacionais (maior vencedor sem “canetadas”, com 5 Brasileirões e 3 Copas do Brasil) e do 1° Mundial de Clubes.

    O Corinthians é invejado, sobretudo, por ter a torcida que tem. Pelo fato de ser, autenticamente, o Time do Povo. A Fiel é a razão primeira da grandeza, e também da admiração e da inveja suscitadas, do Corinthians.

    Nada é mais bonito no futebol do que o Corinthians da Fiel.

Leave a comment