Jul 10, 2012

Agora, o Brasileirão

Paul Gauguin (1848-1903)  (“Me. Loulou”, óleo sobre tela, 1890) (Reprodução)

Concordo com o técnico Tite, ao dizer que o Timão deve se lançar com tudo no Campeonato Brasileiro.
Até esta fase – por razões mais do que óbvias – as partidas do campeonato nacional foram relegadas a um segundo plano. Encerrada a Libertadores, com a histórica vitória do Corinthians, devemos nos voltar com toda força para o Brasileiro.

O campeonato nacional é das melhores competições de todo o mundo.
Reúne um grande número de equipes expressivas, além de contar com bons jogadores por todos os lados. Fica ainda a esperança de que algum craque “fora-de-série” apareça por aí.
É pelo que torcemos e é o que o futebol brasileiro precisa muito.

Vencer o Brasileirão é da maior importância e o Corinthians deve fazer todo o esforço para conquistá-lo.

O mundo da bola

As “mesas-recondas” das TVs de países europeus estão de fazer rir.
Quase todos os Clubes, sem grana pela brutal crise econômica que atinge  o Velho Continente, observam os “grandes negócios” reduzidos a meras trocas aqui e ali.  E uma  porção de equipes que quer, porque quer, ficar livre do ônus dos grandes salários, contratados em período de “vacas gordas”.

É a crise que está permtindo a um número expressivo de jogadores brasileiros se declararem dispostos a voltar para o Brasil.
Quase todos em momento ruim da carreira, consideram que o jeito é procurar algum Clube brasileiro que queira entrar numa aventura.

As chegadas de Seedorf e de Forlan – que a mídia tenta dar um ar de uma “volta de Ronaldo fenômeno” –  são só jogadas de marketing.
Pouco será acrescentado ao Campeonato Brasileiro. Como barulho é válido, mas, para o futebol, nem tanto.

É melhor que as equipes brasileiras procurem promover atletas jovens de suas categorias de base.
Pode ocorrer de assistirmos ao surgimento de um grande craque.

17 Comments

  • Campeonato brasileiro é muito legal, pena que estamos praticamente fora da disputa este ano.

  • Pesquisa interessante feita por uma empresa (Stochos) sobre os grandes rivais do futebol brasileiro. Sem nenhuma surpresa, o maior de todos é o Timão. Entre os torcedores cariocas, também aparece o Timão à frente até do Botafogo entre os demais rivais de Flamengo, Vasco e Fluminense. O que também não é surpresa é o índice de são-paulinos que nos tem como principal rival: 73%! Em contrapartida o São Paulo é apontado por apenas 23,8% de corintianos ocupando esse papel!
    http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/07/corinthians-e-visto-como-o-maior-rival-no-futebol-nacional-diz-pesquisa.html

  • Chelsea foi campeão da Champions e contratou Maycon (lateral da Inter de Milão) e Hulk (Porto).

    Corinthians foi campeão invicto da Libertadores na 4a. e na sexta-feira anuncia venda de L.Castan (melhor zagueiro brasileiro da atualidade) e William. Também acena ao mercado que a proposta por Alex foi baixa. E que também existe proposta milionária para o Sheik.

    Que beleza… Que diferença entre um e outro. E tem gente que acha que isto é muito bom.

    Com certeza, se as propostas financeiras dos clubes do exteriore forem cobertas, ninguém sai. Ponto final.

    Repete-se julho de 2009 após a vitória na Copa do Brasil. “Futebol é business” (Mario Gobbi), “Futebol é cícilico” (Mario Gobbi), “o ano para o Corinthians acabou” (Andrès Sanchez).

    Precisam explicar algumas coisas.

    1) O Corinthians é Banco (instituição financeira) ou é Time de Futebol? Quem é que de fato lucra nessas transações?

    2) Um gigante como o Corinthians não consegue manter seus jogadores? Porque os dirigentes corinthianos insistem em tentar fazer do Corinthians um clube medíocre?

    3) O “cíclico” do futebol é sempre para baixo? Consiste em destruir parte do trabalho feito e obrigar a comissão técnica a remontar novamente o time?

    Esses fulanos estão de brincadeira…

    Parece-me que existe muito dirigente não-remunerado ganhando muuuuiiitttooo dinheiro em cima do Corinthians.

  • Eu gosto mais do campeonato brasileiro, do que da tal Libertadores. Mas acho que o corinthians precisa contratar jogadores para repor os atletas que saíram.

  • Importante é o campeonato que disputamos. A presença do Corinthians valoriza qualquer campeonato.
    Precisamos de reforços… O tal do ” Pato” estava no Pacaembu na final, será ?

  • Peço desculpas ao Tite…

    Sempre o critiquei por não montar um esquema de jogo para jogadores mais ‘clássicos’, mas ele mostrou-me que estava com a razão.

    É melhor trabalhar com bons ‘operários’, que com figurões de ego inflado e pernas pesadas…

    E parece que ele vai assim para o Mundial.

    É só fazer umas contratações pontuais, criteriosas, e vamos nós !

    Ronaldo foi um meteoro, e meteoros são raros…

  • O Corinthians pode dar uma arrancada no Brasileiro, apesar de ser difícil conseguir o título, mas para isso deve manter os jogadores. Já perdeu o Castán, um ótimo zagueiro, e o Willian (apesar de reserva). Perder o Paulinho será uma tremenda burrice.

  • Caro Citadini, durante a ressaca depois da conquista histórica, li por aí que o clube da vila Sonia parece ter conseguido o alvará para a obra de cobertura de seu estádio. Outra notícia que li, foi a de que o clube praiano (que sempre bateu no peito afirmando que tinha estádio) irá arrendar o Pacaembu por 30 anos.
    Será que entendi direito? Isso irá acontecer mesmo ou foi apenas um balãozinho de ensaio? Você não acha estranho esse tipo de notícia aparecer bem na semana que estamos de ressaca?

    Um forte abraço

  • A melhor forma de se preparar para o VERDADEIRO CAMPEONATO MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA será disputando a sério o brasileirão, pois dessa maneira o TIMÃO entrará na disputa pelo BI-MUNDIAL embalado. Se o CORINTHIANS vencer o nacional, ótimo, do contrario bola pra frente, pois o mundo está a espera de ser conquistado pelo alvinegro de Parque São Jorge.

    Neste momento só três coisas me preocupam: 1- sair o mais rápido possível da zona do rebaixamento;
    2- que a diretoria corintiana consiga manter os seus principais atletas no elenco; e
    3- que bons jogadores sejam contratados para repor os que já foram negociados.

    Também acho esse momento propicio para que o técnico Tite possa testar alguns atletas oriundos das categorias de base. Como o CORINTHIANS conquistou a Libertadores e já está automaticamente classificado para o torneio continental do ano que vem, não existe aquela pressão para que o time consiga a vaga da próxima temporada. A hora de apostar na base é agora! As pessoas que estão no comando do futebol devem acreditar nos jovens da base. Dessa forma, quem sabe possa vir a surgir um craque!?

    • Renato, precisamos de um lateral direito urgente. Admiro muito o Alessandro, mas isto é obvio. Ele já não tem mais idade para uma maratona de jogos.

      Precisamos de um centro-avante (ou alguém com qualidade e rapidez) para jogar na frente no lugar do Liedson.

      Os dirigentes deveriam fechar com TODOS os jogadores e cobrir as propostas que vem do exterior. Tenho certeza que ninguém sairia. Afinal, a Europa está em crise ou não? O Corinthians é um gigante ou não?

      Com esses dois reforços e a manutenção da equipe estaríamos prontos para o Brasileirão. O Mundial, todos sabem que será uma consequencia do desempenho no Brasileirão.

      Mais, com esses dois reforços e a manutenção da equipe, jovens valores como Romarinho, Denner, Marquinhos poderiam tornar-se craques rapidamente.

      É simples. Dinheiro o Corinthians tem. Terá mais ainda com o titulo INVICTO da Libertadores.

      Só que a vontade de neg-ociar dos dirigentes atuais supera em muito o desejo (ia escrever “amor pelo time”… que ingenuidade a minha…) de que o time tenha sucesso nas duas competições que vem pela frente.

      Provavelmente, eles – dirigentes atuais – devem pensar assim. Vamos para o Brasileiro e ficamos no meio da tabela. Tá bão. Fazemos o possível no Mundial. Só devemos evitar algum vexame. Tá bão. Afinal, já ganhamos a Libertadores. Tá bão demais.

      Afinal “futebol é cíclico”, “futebol é business”, e “o ano para o Corinthians já acabou”.

      • Leandro Castan já foi. Alex está esperando proposta melhor. Paulinho está balançando. Chicão idem.

        O Corinthians é grande demais, para ter “jogador fatiado” (ex. Paulinho: 40% Audax, 40% BMG, 20% Corinthians).

        Isso só facilita a vida de dirigentes corruptos. É a grande oportunidade para locupletarem-se.

        Um clube do tamanho do Corinthians, com certeza deveria possuir os direitos federativos e ECONÔMICOS de todos os seus jogadores. Ponto final.

        • Concordo com você. As coisas estão ‘mal paradas’ no Timão…

          Se abusar, nem o Tite fica lá…

          Já me dou por satisfeito em sair do rebaixamento.

          Não me conformo em ver o Corinthians sendo mera vitrine para ‘corretar’ jogadores…

  • Já foi o Castan… Paulinho e Ralf também podem sair. Aí, complica !

  • Citadini, todas essas propostas que apareceram derrepente para todo o time, quanto disso é real??? Quanto disso é plantado por procuradores e que tais???
    Claro, sempre que um time se destaca, principalmente sendo campeão, elas aparecem, mas dessa forma??? Tem boatos sobre todo o time, desde o goleiro ao ponta esquerda!!!!

    VOLTA CITADINI!!!!!!!!

  • O problema, meu povo, é quando o jogador quer ir…aí não tem jeito!

    Acho que a diretoria está fazendo o que pode.

    O Guerrero que está chegando é bão…bem bão. Se vier o cara do Vélez fica melhor.

    Zagueiro temos tempo pra contratar com mais calma.

    p.s.: O “Estadão” surtou de vez! Simplesmente ignorou as notícias – importantes – do Timão entre os 25 do mundo e entre os top 10 da Conmebol…

    a lixoMídia NUNCA se RECUPERARÁ…JAMAIS SE RECUPERARÁ !!!

  • O problema é que o Corinthians não tem categorias de base e os jogadores q estão no elenco (inclusive o romarinho) não são do Corinthians. E como os sanguessugas não querem saber do time – só querem dinheiro – resta à diretoria (que também só se importa com o próprio umbigo) tentar convencer esses “investidores” que os jogadores vão valorizar mais e render mais dinheiro.

    • Fernando, acho que você está meio desatualizado! O Corinthians é Campeão da Copinha e 3o. colocado na Libertadores sub-20…

Leave a comment