Preparem a Maracugina…
Com a vitória do Corinthians, ontem à noite, 18/7, no Engenhão, contra o Flamengo por 3×0, o Campeonato Brasileiro dá sinais que vai mudar.
Uma sequência (de 3, 4 ou 5) vitórias do Timão mudará a cara do campeonato.
Esta diferença de 14 pontos vai encurtando e o Corinthians pode crescer no torneio em função da regularidade com que atua.
Sei que muitos acham loucura. Mas, não é não.
Ontem, à noite, além de belos gols, tivemos outras notícias agradáveis.
O bom futebol de Douglas e Danilo e, principalmente, o desempenho de Romarinho, mostrando que pode se tornar um jogador importante na competição.
O Campeonato está mudando, após engatarmos uma boa sequência, preparem a Maracugina!
Ela está na segunda gaveta, do lado esquerdo.
Os “sem-propaganda”
Lamentável na partida, foi o fato de os dois mais importantes Clubes brasileiros atuarem sem publicidade nas camisas.
Como já estamos no meio do ano, é bem possível que este quadro continue, para tristeza dos Departamentos de Futebol.
Isto tudo ocorre no período em que a mídia cobre de elogios os Departamentos de Marketing dos Clubes.
No Corinthians ele é o mais perfeito exemplo de publicidade sem resultados.
Embora “auto-definido-se” como gênios, pouco agregam ao Clube e falham no mais importante dos contratos que é o de publicidade na camisa.
O outro negócio importante para o Clube é o contrato com a Nike, mas este não foi obra da tão exaltada genialidade marketeira.
No final do ano passado, o Clube inundou a mídia com notícias de que faria contrato com uma grande montadora coreana.
Valores foram citados, cláusulas divulgadas etc. Apareceu até um coreano (ou japonês) num jogo no estádio do Pacaembu, com uma camisa que seria a de publicidade da montadora. Fotos foram feitas e divulgadas a torto e a direito em blogs, sites, twitter, facebook etc. Tudo para dar um ar de que a tacada seria genial. Passada as eleições, viu-se que era tudo fogo de palha.
A “República” (rede construída para “propagandear” a propaganda) sumiu com a foto do coreano e tudo ficou por isso mesmo.
Ainda agora, no final da Libertadores, para justificar uma publicidade pontual, contratada com uma empresa para aquele período, o nosso “genial” marketing encarregou-se de informar por todo lado que, se o Timão vencesse, estaria (99%) garantido um novo e importante contrato com o anunciante. Mais uma vez valores foram divulgados e os leitores do Radar, da Veja; de Sonia Racy, do Estadão; e de Monica Bergamo, da Folha; ficaram todos aliviados com a boa notícia.
A decisão terminou, o Timão ganhou a Taça, mas a tal publicidade não veio.
Não tem problema!
Nosso Departamento de Marketing continuará a fazer o que faz bem: propaganda dele mesmo.
E a mídia continuará elogiando-o, como sempre faz.
Que falta fazem o Ronaldo e o Presidente Lula!
25 Comments
Leave a comment
Postagens Recentes
Arquivo
- September 2023
- January 2023
- September 2022
- August 2022
- January 2022
- November 2021
- April 2020
- December 2019
- November 2019
- January 2019
- February 2018
- January 2018
- December 2017
- November 2017
- October 2017
- September 2017
- August 2017
- July 2017
- June 2017
- May 2017
- April 2017
- March 2017
- February 2017
- January 2017
- December 2016
- November 2016
- October 2016
- September 2016
- August 2016
- July 2016
- June 2016
- May 2016
- April 2016
- March 2016
- February 2016
- January 2016
- December 2015
- November 2015
- October 2015
- September 2015
- August 2015
- July 2015
- June 2015
- May 2015
- April 2015
- March 2015
- February 2015
- January 2015
- December 2014
- November 2014
- October 2014
- September 2014
- August 2014
- July 2014
- June 2014
- May 2014
- April 2014
- March 2014
- February 2014
- January 2014
- December 2013
- November 2013
- October 2013
- September 2013
- August 2013
- July 2013
- June 2013
- May 2013
- April 2013
- March 2013
- February 2013
- January 2013
- December 2012
- November 2012
- October 2012
- September 2012
- August 2012
- July 2012
- June 2012
- May 2012
- April 2012
- March 2012
- 0
Categorias
- 2000
- 2012
- 2013
- 2014
- 2016
- Audiência
- Campeonato Brasileiro
- Campeonato Paulista
- CBF
- COB
- Confrontos Históricos
- Copa
- Copa do Brasil
- Copinha
- Corinthians
- Cultura
- Discursos na história
- Educação
- Esportes Olímpicos
- FIFA
- Futebol
- Gestão pública
- Legislação do Esporte
- Libertadores
- Marketing
- Mercado da Bola
- Mídia
- Música
- Opera
- Pesquisas
- Seleção Brasileira
- Torcidas Organizadas
- TV
- Uncategorized
- Violência
Se o Timão seguir neste ritmo pode sim dar uma nova cara no brasileirão. Romarinho tambem esta se demonstrando uma grata surpresa.
Ja o mkt e os patrocinios, nestes patamares, não são faceis de conseguir, para qualquer clube do mundo a dificuldade neste nível é a mesma, independente dos picaretas mkt…
Sr. Citadini,
O que o Sr. quer dizer quando pede para que preparemos a Maracujina?
Estaria o Sr. insinuando que o time do Corinthians fará uma arrancada heróica para ganhar o Brasileiro? Espero que não. Sabemos que arrancadas assim são feitas poucas vezes e por times mais capazes, assim como aquele Palmeiras de 1942, que acabou ganhando o Paulista e dando nome a uma passarela no bairro da Barra Funda.
O que quero dizer é o seguinte: o time verde do Canteiro de Obras do Palestra está mais vivo do que nunca. É um time capaz, decente e que tem força. Ganhamos o título mais importante do ano, e agora com a chegada de Obina, que é melhor que o Eto, é uma certeza que vamos dar nome a outra passarela. Será a Arrancada de 2012, 70 anos após a primeira.
Espero que o Sr. prepare o Tylenol, pois a dor de cabeça será grande.
Caro Ronald R,
Não vou comentar tudo o que escreveu, mas somente essa frase: “Ganhamos o título mais importante do ano” (sic).
Penso eu como um Título da Copa do Brasil que é importante sim, afinal o Corinthians é TRI-CAMPEÃO e em 1995 foi o 1º clube paulista a ganhar essa Copa e Invicto, com Palmeiras, São Paulo, Santos entre outros grandes nesta disputa pode ser mais importante do que a Taça Libertadores da América Invicto ganho sobre o temido(por vcs) Boca Juniors.
Afinal a Libertadores para os demais clubes inclusive o seu por ter ganho antes sempre foi o maior-melhor-super-hiper-mega tra lá lá e piri piri das Taças do Mundo ou talvez do Universo.
Neto diria: Você está de brincadeira! Para vai.
Você considera mesmo importante essa ‘repescagem’ que acabaram de ganhar ?
O Corinthians tem TRÊS PORCARIAS dessas, das quais nunca me orgulhei !
Pois significam TRÊS fracassos no Campeonato Brasileiro…
Possibilita também, entrar na Libertadores ‘pela janela’…
Como já o fizeram em 1998, quando roubaram o Timão na semifinal…
Honore,
Sou Corinthiano e acho importante sim a Copa do Brasil, afinal é um título de nível nacional e leva até a Libertadores e não vejo nenhum problema nisso, mas respeito sua opinião.
Agora só não concordo com o palmeirense Ronald R qdo ele disse que é o título mais importante, isso não é mesmo, antes da Copa do Brasil tem o Brasileiro a Copa Sulamericana e Recopa Sulamericana.
Vai Corinthians!
Glauber,
De uma olhada nos ‘coitados’ que participam dessa competição…
São times das mais remotas regiões do Brasil;
Estados pobres e alguns com orçamentos miseráveis, até com dificuldades para comprar material esportivo…
É como bater em criança…
E os ‘grandes’ que participam, não tiveram competência para ficar nem em 4º no Campeonato Brasileiro…
Tanto é verdade o que estou falando, é que o SPFC, o maior vencedor das principais competições, NUNCA ganhou uma porcaria dessa !
E ainda por cima, entra na Libertadores em igualdade de condições com os melhores das Américas ?
Que isso !?
Desculpe minha indignação, mas é a minha opinião.
Tanto é verdade o que estou falando, é que a partir do ano que vem, acabou a moleza. Todos os grandes vão participar.
Desculpe, Glauber
Minha resposta era para o Ronaldo R
Se continuarmos com essa pegada levamos mais esse campeonato. Poucas vezes vi um time tão maduro..
E para ajudar, Citadini, tem a quesão do “naming rights”, onde “grandes??” corinthianos, como Juca Kfouri, hoje em seu blog, coloca o singelo nome de “Mensalão” em nosso estádio.
Acho que todos os corinthianos, hoje deveriam agradecer Juca, tudo de “bom” que ele está fazendo pelo Corinthians.
Ele merece uma homenagem, pois nem os nossos maiores rivais, sao Paulinos, conseguem nos prejudicar financeiramente (ou tentar), como ele está trabalhando nesse sentido.
Juvenal Juvêncio, deveria erguer um busto do Juca, no Morumbi, por ter conseguido um aliado tão desinteressado e isento, em seu trabalho de destruir o Corinthians economicamente, e demolir o sonho de nosso estádio, e o pesadelo deles.
É triste, mas é verdade. O Juca “bambiou”, como diria o Rogerio Ceni.
Pior que os antis, são os que se passam por Corinthianos, como é o caso do juca, mas no fundo são sãopaulinos enrustidos… lobo em pele de cordeiro… uma medida para os outros clubes e outra totalmente diferente para falar sobre o timão… lamentável, exemplo de péssimo carater…
será que vão fazer um filme sobre a construção e convidar o sr. kifuro para prestar um daqueles seus depoimentos gaguejantes? como se diz na bahia: deus é mais!
Conhecendo Juca, que aponta o dedo, esperava que, como ético que se diz, e se realmente pensa que o Corinthians é clube de “mensalão”, a primeira coisa que deveria fazer seria pedir a demissão do quadro associativo.
Da mesma forma como pede a saida de Ronaldo do Comite da Copa.
Qual a diferença?
Tai!!! Outra piada pronta de corintiano!!!!! O marqueteiro faz marketing dele mesmo!!! hahahahaha Só no corinthians!!! rsrsrsrssr Logo, logo o gênio (Rosenberg) dara nome para alguma área do clube, imortalizando-o !!!rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs!!!! hahahahahahaha!!!!!!! E o Chinesinho?????
No Palestra não é diferente. Só não há repercussão pela diferença de tamanho dos clubes.
Romarinho pode ser uma grata surpresa mesmo, Talento tem de sobra. Me preocupava disciplina tática, mas ontem arrebentou nesse quesito.
Sei que você tem as suas diferenças com o Rosenberg e respeito, cada qual tem seus motivos, mas não podemos analisar a situação de patrocínio sem relativizar: o PIB brasileiro deve crescer – se crescer – perto de 2% nesse ano, e olhe lá, o cenário é outro, empresas segurando, e não dá pra aceitar um patrocínio menor que o último, não somos futuros – médios como nosso co-irmãos (sic). Tenho confiança que já já isso se resolve!
Que bom que vc aceita que os problemas de patrocínios estão mais ligados a crise econôminca do que a uma “genialidade” do marketing. Eu também acho isso. Só falta o Departamento deixar de acreditar que faz chover a hora que quer, que, as coisas ficarão melhores.
Fato !
Calma Citadini. Apesar de que é fato que o time não consegue emplacar patrocinador, muitos clubes estão com essa dificuldade. O Flamengo, por exemplo, não consegue patrocinador faz tempo…
Quanto ao Romarinho, foi muito bem, me impressiona a calma que demonstra com a bola, característica de quem sabe jogar, perdeu alguns gols ontem, creio que por falta de pernas ainda.
Já o mkt, lembre-se que a tal montadora teve uma mudança no Brasil decidida exatamente na ocasião dos contatos, que se davam em duas frentes, o clube diretamente com a montadora,e o Ronaldo com os representantes da marca no Brasil. Ja a marca de caminhões, vi no programa do Mauro Beting, o presidente da empresa dizendo que foi espetacular o retorno, e que deveria continuar. Creio que o problema não seja o mkt em sí, mas a comissão a ser distribuida. concorda??/
Sr. Antônio , esse mkt do nosso Timão é uma piada. Sempre foi e sempre será. Os caras estão se achando, estão querendo tirar proveito das gloriosas conquistas do time de futebol. Mas o pior é que essa piada sem graça que se autodenomina MKT está passando uma imagem muito Bambi de nosso time, uma imagem que nunca tivemos e sempre nos policiamos a respeito. A imagem arrogante, prepotente que sempre foi dos bambis da vila sônia. Espero sinceramente que o Sr. faça alguma coisa contra isso.
Quanto ao sponsor principal, faz falta sim. É pura demonstração de incompetência do MKT.
Quanto as demais arrogâncias sobre principalidade e porcarialidade, só tenho a dizer o seguinte: 1-O mais importante para a SEP foi a Copa do Brasil pq a SEP sabe que não tem chance alguma no Brasileirão.
2-Brasileirão é o principal título para os clubes brasileiros. A Libertadores deveria ser o Trófeu Sulamericano dos Campeões Nacionais, porém como é disputado por um monte de clube que não sabemos nem de onde vem e nem porque vem, passou a ser um torneio sulamericano classificatório de MUNDIAL FIFA.
O CORINTHIANS ontem foi incrível, sensacional e fantástico!!! Nossa que orgulho eu tenho de ser corintiano, da prazer de ver o TIMÃO jogar!!! O CORINTHIANS humilhou a mulambada em pleno território carioca, mostrando como é que se joga futebol e com direto a troca de passes envolventes, belos gols e olé!!! Em determinados momentos não se ouvia os gritos dos torcedores rubro-negros, o que mais ouvi foi a FIEL, em menor número, cantado e gritando. Que maravilha, viva!!! Queridinhos da Globo 0 x 3 VERDADEIRO TIME DO POVO… Fora o baile e o chocolate! hahahahahahaha
Fora isso, dois fatos negativos chamaram a minha atenção:
1° O bairrismo da mídia. Acompanhei a partida pelo canal fachado Premiere F. C. O comentarista, o qual não me recordo o nome (e nem faço questão de lembrar), a todo momento tentava em vão desmerecer a vitória do TIMÃO. Ele repetiu por varias vezes ao longo da transmissão, que o CORINTHIANS não é um time brilhante e blá, blá, blá… Além de enaltecer mais os erros do flam3ngo do que as virtudes do ALVINEGRO.
2° O outro fato negativo, foi o “protesto” dos flamenguistas nas arquibancadas do Encheinhão, que viraram de costas para o gramado… Ora! Esse tipo de atitude não condis com uma torcida que, segundo o “Data Mídia Anti – Corintiana”, diz possuir a “maior torcida do Brasil” ( pura balela )… Ué!?!?!? Cadê o amor desses torcedores pelo clube que diz ser o “mais querido do Brasil”??????… A verdade é que em matéria de torcida, a FIEL da aula em qualquer outra nesse país!!! A urubuzada poderia aprender a torcer de verdade com nós corintianos.
Até o mercado pulou fora dessa cilada , eles estavão sendo roubados .
Os caras pagam uma nota , mais ai tem que dividir espaço na camisa , é no suvaco , mombros , barra da camisa …. e o Gobbi ainda se gaba de ter um macacão de formula 1 , lamentável !!
Esse ABADAZÃO DO Luis Paulo Rosenberg acaba desvalorizando o patrocinador master(no peito da camisa) , que é o que mais paga.
Os d+ patrocínios na camisa , só sujam nossa camisa , quem ganha com isso deve ser o intermediário dessas cotas de patrocínio no ombro , suvaco , barra da camisa.
VAMOS RESGATAR NOSSO MANTO , É NOSSA IMAGEM GERADA PELO MUNDO QUE ESTA EM JOGO.
Li agora no UOL-Esporte que o Riquelme não quer jogar mais no Flamengo em função da derrota de ontem contra o Timão!!!… Puxa vida; quantos efeitos produz uma vitória do Timão!
Mas cá entre nós… Por que tanta babação de ovo com o Riquelme? Foi um baita jogador mas quando ele próprio diz que não pode jogar pela metade pelo Boca parece que já está dizendo que não é o mesmo! Pagar 500 mil por mês por ele? Só o Flamengo mesmo! E ainda dá o vexame de ter que pedir garantias bancária de que vai pagar mesmo os salários… Humilhante!