Aug 7, 2012

Olimpíadas e futebol

Thomas Eakins, “The Biglen Brothers Racing”, 1873  (reprodução)

Estas Olimpíadas não são a maravilha toda de que falavam por aí.
Primeiro, aquela abertura que mais parecia com Jogos Colegiais de Xiririca. Monótona, arrastada, sem criatividade, dando ao Rio a possibilidade de, mesmo sem grandes esforços, fazer um papel bem melhor.

Agora, nesta edição londrina dos jogos, aparecem confusões por todo o lado. Entrega de resultados em modalidades como o badmiton (sinceramente, nem sabia que isso existia), envolvendo 4 países numa trama ao estilo da máfia. Depois, o  “corpo mole” de algumas equipes para fugirem de confrontos na fase seguinte.
Por último, os casos de doping, já comprovados, que mancham qualquer disputa.

E sempre com um tratamento leve da mídia.
Hoje pela manhã, um brasileiro que não conseguiu classificação, foi direto ao falar com a TV: “não dormi bem”. Pronto, está dada a explicação! Simples, sem qualquer fuga. E a mídia nada diz. Poderia ter perguntado se foi o travesseiro, o aparecimento de uma pulga, ou até mesmo uma goteira no quarto…
Nada, nenhum questionamento.

Imagino se no futebol algum atleta aparecer com esse tipo de justificativa o que ocorreria. Cairia o mundo.  E nem se diga que os olímpicos são atletas “amadores”. Muitas das confederações gastam rios de dinheiro (público) e não são objeto de qualquer cobrança ou indagação.

O COB, bem, o COB  é aquilo que já conhecemos.
Dinheiro sobrando, distribuído para os chapas das confederações.
E grande parte dos recursos é consumida com a própria burocracia olímpica.

É, acho que é melhor acompanhar apenas o futebol.

4 Comments

  • Minha opinião sobre isto é a seguinte:

    Tirando o futebol, o volei e até o basquete, onde atletas são bem pagos, o resto não temos direito de cobrar ABSOLUTAMENTE NADA deles…

    Qualquer coisa que eles fizerem já é MUITA COISA, até mesmo não dormir direito, por sabe-se lá qual o motivo….

    O simples fato de estarem lá já é um FAVOR que fazem ao Brasil, pelo nada que recebem de apoio e por todas as adversidades que superam por um sonho de disputar os jogos…

  • Tá um tal de entrega e entrega essas Olimpíadas…

  • Acredito que as Olimpíadas estão “inchadas”… são muitos “esportes” que não fazem o menor sentido. Alguem já assistiu vôlei de praia ? Eu nunca ! Alguém já viu tiro ao alvo ? Futebol feminino ? Tudo isso é uma enganação. Agora uma coisa que da prazer assistir é hoquei sobre a grama feminino, ah, esse sim !!! Não tanto pelo esporte, evidente. 🙂

  • Pena que a Globo não transmitiu os jogos. O Record, como sempre, quer atormentar a concorrência, como sempre querendo tirar as transmissões da globo com propostas altas. Mas acho transmissão pela Record muito ruim…

Leave a comment