Oct 13, 2012

A mídia esqueceu a biografia do Bispo Edir Macedo


(Reprodução)

por Marcos Malaquias, professor, jornalista e escritor

A imprensa brasileira praticamente ignorou a biografia do Bispo Edir Macedo (Nada a perder, volume I) publicada pela Editora Planeta.

Um erro. Grave. O Bispo é fundador e principal dirigente da Igreja Universal do Reino de Deus. Sua Igreja, com menos de 40 anos, é um grande sucesso com templos em todo o Brasil, na América Latina, nos Estados Unidos e na África.  Quem vai a Buenos Aires, Montevidéu, Santiago e outros capitais de países vizinho encontrará sempre um grande templo da IURD.

Não li uma resenha ( pelo menos uma) sobre o livro nos nossos principais órgãos de imprensa.

Perde a mídia e perde o público que ficam sem conhecer muito da história do nascimento da Universal.

Não é um livro de confronto religioso. As divergências doutrinárias entre a Igreja de Macedo e as demais organizações do cristianismo praticamente não aparecem no livro. Mesmo a Igreja Católica, sempre vista como inimiga dos evangélicos ( especialmente os de ramos pentecostal) , recebe apenas algumas linhas de críticas. A revolta contra os santinhos e uma citação sobre pedofilia são quase nada considerando o porte da dissidência que tiveram Lutero, Calvino, Erasmo e outros no século renascentista.

A rigor, o livro pouco traz dessa confrontação doutrinária. Uma série de citações da Bíblia numa análise pouco profunda de temas dos mais variados.

Provavelmente esta ausência de discussão doutrinária deva-se ao fato de que a Igreja Universal ter pouco a ver com os reformadores originários (como Calvino e Lutero). Basta lembrar a dura crítica que os dissidentes tiveram aos “cultos com superstição” que ,segundos eles, a Igreja Católica fazia. Velas, rezas, terços, água benta, etc, tudo era criticado pelos reformadores. Especialmente a coleta de dinheiro ( em troca de perdão) que tanto ajudaram a construção do Vaticano.

Nos dias atuais a IURD ( e outras denominações pentecostais) realizam atos que escandalizariam qualquer protestante dos anos 1.500: óleo da terra santa, porteira que tira os pecados, meias abençoadas, entre outros, muito próximos das superstições denunciadas quando do rompimento com a Igreja Católica.

Mesmo as citações bíblicas feitas na biografia do Bispo Macedo pouco contribui para um debate doutrinário. A fé firme na “Palavra de Deus”  substitui  qualquer discussão sobre a Bíblia .Para estas correntes do novo protestantismo, o livro sagrado veio do nada e num ato sem explicação. Nenhum crédito é dado a São Jerônimo que tanto trabalhou para traduzir e organizar os livros bíblicos nos anos 400 dc.

Caso a biografia do Bispo Macedo  tivesse resumido a doutrina de sua Igreja  ele poderia responder as questões duras que, nos tempos atuais, atinge as igrejas cristãs (especialmente a católica). Muitos dos livros bíblicos da “Vulgata”, dos anos 400, sofrem hoje grande contestação. Vários, para não dizer a maioria deles, tem sua autoria contestada e outros tantos fatos e citações tem hoje comprovação contrária aos ditames da “Palavra de Deus”. Lembre-se ainda das contradições entre os próprios livros bíblicos uma falando uma coisa e outro afirmando outra. O próprio São Jerônimo lutou com esses problemas ao organizar os livros “sagrados”. E teve dúvidas. O livro do Apocalipse, por exemplo,  entrou e saiu várias vezes do “canone”.

A Igreja Católica vai enfrentando, como pode, as descobertas do século passado que tanto atingiram a história do cristianismo. Como sempre apoiaram na “tradição” do povo cristão, quando colocada diante de um fato incontroverso – e contrário a Bíblia- sai pela porta de que a Igreja recolhe a “tradição ” da versão católica.

E as novas Igrejas Evangélicas, como a IURD, como ficam? Preferem dizer que a Bíblia é uma obra do Espírito Santo que caiu por ai em um tempo incerto e num lugar indeterminado?

O livro do Bispo Edir Macedo pouco – ou nada- ajuda para conhecermos estas questões de doutrina.

A história que conta é de uma Igreja que nasce de brigas e brigas entre pastores e que o maior objetivo é enfrentar o sofrimento seja ele qual for o físico ( defeitos e doença), mental (por trabalho do diabo) ou financeiro.

A Igreja não nasce por uma divergência bem definida com outras correntes do cristianismo. Busca uma nova prática e sua origem é um sofrimento familiar ( sua filha nasce com um defeito físico). O caminho é a fé na superação dos problemas e a dedicação a causa. Seu comovente relato sobre o nascimento da filha mostra todo empenho em encontrar forças para vencer os obstáculos.

O livro, embora não doutrinário, é um roteiro interessante e sincero da história da Igreja. Mostra todo tipo de briga entre os “irmãos” inclusive com seu cunhado o missionário R. R. Soares para quem sobra as maiores farpas. Mas há outros adversários como  o pastor Samuel Coutinho que acusa o Bispo Macedo de ter “tomado” sua primeira igreja.

Claramente a biografia é um ato de defesa. O Bispo Macedo sabe que seus inimigos estão por ai ( ele não esconde e ataca os que romperam com a Universal)  e sabe que eles divulgam versões oposta a sua. Ele faz sua parte trazendo sua versão sobre os fatos.

Lamentável que a grande mídia  tenha praticamente ignorado o primeiro volume da Biografia. Mesmo aqueles que são contra ( por opinião religiosa ou interesses comerciais) teriam bons motivos para ler o livro. Muitos fatos e pessoas citadas são inimigos do Bispo Macedo e poderiam dar suas versões em contrário.

Ao propor o silêncio sobre o livro a grande mídia comete um grande erro.

14 Comments

  • O papel da imprensa é reportar e criticar com idoneidade. Isso, apenas na teoria. Na prática, la reporta e distorce de acordo com seus interesses. Embora eu não goste de sua figura, acredito que o Bispo Edir Macedo merece ter sua Biografia melhor divulgada. Isso não quer dizer que a sua Biografia seja de agradável leitura. Dia desses me propus a ler a Biografia do Eike Batista e não consegui passar da metade. Fiquei com nojo do Eike e do próprio jornalista — que mal sabe escrever.

  • Eu não li, e nem vou ler o livro desse cara, que ataca a Igreja Católica sem piedade, como se ele estivesse acima do bem e do mal. Mas eu gostaria de saber uma coisa desse livro.
    Gostaria de saber o que ele fala sobre o vídeo abaixo que corre no youtube (matéria do jornal nacional) acerca daquele episódio em que ele instiga pastores a pedir dinheiro aos fiéis. Se alguém souber, me avise.

    http://www.youtube.com/watch?v=o0iQji3nhqk

    • Pelo que sei não fala nada.

  • amanha será o jogo de n 500 do idolo internacional ROGERIO M1T00 CENI no morumbi, o sacrossanto estadio brasileiro..é um feito irreparavel conquistado por uma figura humana exemplar e jogador acima da média..acho q ele merece reverencias vindas de todas as torcidas, inclusivie a do Corinthians

    • Nós já o homenageamos com o gol 1000! Esqueceu?

  • Esse tal de Alan não se emenda mesmo!!! kkkk Vá você babar por seu ídolo e pronto, meu filho! Corintianos preferem o Basílio, o Tupãzinho, o Sócrates, o Rivellino, o Émerson… E a lista é longa!

  • hahaha gol mil?!! onde??!! dessa eu nao sabia

    • É típico de quem só vê a metade das coisas que lhe interessa! Procure se informar qual adversário marcou o milésimo e o milésimo primeiro gol nesse sweu ídolo aí. Uma dica: é também o time de que ele mais sofreu gols!

      • E quantos gols o Corinthians marcou ? 97, 94 ou 100

    • A data? 12/04/2009! O artilheiro? Elias!… O que mais você quer saber?

      • Hummm acho que o alan foi embora. Não resistiu a realidade.

  • […] A mídia esqueceu a biografia do Bispo Edir Macedo […]

  • Se levarmos em consideracao, que o evangelho tem o objetivo maior de salvar almas;acho que o Edir macedo deveria abencoar aqueles que ele considera seus inimigos,e nao amaldicoar.Se ele quer realmente herdar o reino dos céus,precisa pelo menos tentar buscar essa comunhao.PAZ

    • E ele abençoa. Esses “crentes” da católica não entendem. Deus fala que adotar ídolos e pecado e vocês adoram a Maria, não a Jesus. Sebfalar que eu n sei de nada: já participei da católica e me arrependi. Desde os tempos antigos, nossa fé era em um Deus invisível nos Ensinamentos de Jesus e vocês deesconcideram isso totalmente! Devemos RESPEITO sim a Maria pois ela foi a mãe TERRENA de Jesus. Sem ela Jesus não teria nascido? Meu caro, uma hora ou outra ele iria nascer sim. Foi profetizado seu nascimento. Ele morreu por nossos pecados e sem ele não estaríamos em lugar algum. Ficar adorando um “Deus morto” pregado em uma cruz. Isso e RIDÍCULO !, Fica colocando imagens no bolso aonde quer que vah. N aceito isso porque acho uma incredulidade . mesmo que cada um tenha sua religião vocês deveriam pensar antes de acusar o bispo de ser ladrão. Porque cá entre nois: um Ladrão que abençoa tem Apenas 38 ANOS de igreja, nem 40 tem e já está em mais de 200 países. Agora a católica nasceu a décadas e ainda matava em nome do Deus morto( e falso) e hoje Estrupa criancinhas que não podem se defender. Só estou falando os fatos e minha opinião de que vocês tem que abrir seus Olhos. Jesus está as portas!

Leave a comment